Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



A Bela e a Bola
Clítia Milagres escreve às quintas-feiras

04/02/2010 | Clítia Milagres
O Poder de uma torcida

Como já disse todo time grande tem uma grande torcida...por isso Salve o Cruzeiro e Salve a Torcida Celeste

Desde que me entendo por gente, sou apaixonada por futebol e por todo o universo que envolve essa paixão. Antes de ter um entendimento um pouco maior sobre o futebol jogado dentro das quatro linhas, o meu fascínio era (e continua sendo) o espetáculo que ser forma antes da partida.

Todo jogo envolve uma série de rituais...tem que deixar a camisa no jeito, a bandeira, os instrumentos musicais, acessórios nos cabelos, na pele e o coração batendo a mil na expectativa de um grande jogo e de uma vitória.
O maior patrimônio de um clube é a torcida, ela é o 12º jogador; é ela que exige uma boa equipe, grita por amor ao clube e também por reivindicações e contratações, é aquela que dá a cara pra bater, faz apostas ridículas e muitas vezes humilhantes, é a responsável pelo espetáculo antes, durante (principalmente) e depois do jogo...tudo isso por conta de uma paixão que não tem limites.

Não vou entrar no mérito de torcidas organizadas e de pessoas que fazem parte da mesma, apenas pra tirar algum tipo de vantagem e proveito em favor de pouca coisa e ainda criar confusão. Quero deixar bem claro e dizer que também faço parte de uma torcida apaixonada, que tem como desejo principal (e único... será????) ver e sentir a emoção de um time vencedor, que jogue não apenas por dinheiro e com as pernas, mas com o coração.

Vários fatores fazem parte e contribuem para a formação de um grande clube de futebol; estrutura física, bons profissionais na área, um bom dirigente, influência no meio e na mídia... mas se não tiver uma torcida apaixonada, nada disso tem real importância.

Dizer que um time grande não cai é besteira, conhecemos muitos que tiveram essa má sorte por uma série de razões que não vem ao caso agora, ou pelo menos nesse momento; mas que conseguiram se reerguer e não sumir da mídia, graças a sua torcida que não se deixou abalar e fez com que esse amor passasse por essa prova, reafirmando uma paixão que não tem tempo ruim. Reivindicou jogadores, uma diretoria mais honesta e comprometida e o mais importante: não abandonou o time enchendo os estádios a cada jogo, dando apoio e fazendo aquela festa.

No nosso caso, a Torcida celeste, não fica atrás... torce, faz a festa, apóia, reivindica e exige quando necessário, e acredito ser essa a principal característica da torcida cruzeirense; por isso quando escuto de um técnico que em vez de vaiar e exigir é preferível ficar em casa do que ir ao estádio, fico de boca aberta e com a certeza de essa pessoa (Adílson) não tem real noção da importância e do poder de um torcida, da torcida celeste.

O amor exige cobrança, e no caso do futebol não pode ser diferente, temos que exigir sim e fazer a festa quando necessário e ontem a china azul foi só alegria, ficou em estado de êxtase, também pudera né, sete gols em um jogo de Libertadores onde o placar costuma ser magrinho, magrinho, tudo bem que o adversário não era lá essas coisas, mas o que importa é o resultado positivo e a festa.

Como já disse todo time grande tem uma grande torcida...por isso Salve o Cruzeiro e Salve a Torcida Celeste.

Inté!



Apaixonada pelo Cruzeiro, mãe de dois lindos filhos, formada em Letras e Pedagogia e trabalha com Cerimonial e Eventos.
abelaeabola@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores A Bela e a Bola

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 tapeca03 | Não definido | 04-02-10 15h31min
Como sempre as suas materias são excelentes.Sua leitura dos fatos são precisas e inteligentes.
 azul celeste bh | Não definido | 04-02-10 20h50min
Parabéns Clítia,sua sensibilidade em lidar com certos temas e entender melhor a alma do torcedor.Parabéns.VIVA O CRUZEIRO E A TORCIDA DO CRUZEIRO.Saudações celestes.
 azul celeste bh | Não definido | 04-02-10 20h54min
Clítia vou apimentar sua coluna no bom sentido.Dizem que as grandes torcidas torcem e são exemlos de amor incondicional.Dizem que alguns dos exemplos de como torcer são as torcidas do Corintians,Grêmio,etc. Clubes já rebaixados com grandes torcidas: Corintians rebaixado. Grêmio rebaixado. Palmeiras rebaixado. Botafogo rebaixado. Fluminense rebaixado. Vasco rebaixado. Gaylos que enxem prá dizer que o torcerdo é isto e aquilo REBAIXADO. O no CRUZEIRÃO NUNCA FOI REBAIXADO E A TORCIDA COBRA
 azul celeste bh | Não definido | 04-02-10 20h56min
Digo, encher.Saudações celestes
 azul celeste bh | Não definido | 04-02-10 21h10min
Clítia de cara vale a pena conferir a matéria no Blog PHD:"Argentinos e escandinavos Por Jorge Santana | Em 31 de janeiro de 2010." Depois consulte sem pressa e com muita calma o site da "Transparência Brasil".VIVA O CRUZEIRO E A TORCIDA DO CRUZEIRO.Saudações celestes.
 Ramon Nevense | Ribeirão das Neves | 05-02-10 08h20min
Grande coluna colega,a torcida do Cruzeiro não é movida por fase do time e ingresso barato. Somos movidos por amor ao time,claro que ha sempre cobranças,mas o Cruzeiro não é patético e sim um bi campeão da Libertadores. Zêêêêro.
 JOAO COSTA | BRASILIA | 05-02-10 14h34min
Clitia, parabéns pela coluna. O arrazoado é simples, como todo bom texto, porém preciso. Vc até me fez desistir de uma coluna que estava em gestação, falando extamente do torcedor e, por conseguinte, da torcida. Ultimamente, tenho lido muita bobagem, aqui neste espaço, inclusive, de pseudo-entendidos descendo a lenha na torcida do Cruzeiro, como se ela fosse diferente de qualquer outra torcida, culpando-a até por eventuais fracassos do time. Sua coluna presta uma justa e bela homenagem a ela.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 06-02-10 21h43min
Clítia, muito boa coluna, parabéns. O Adilson disse isso mesmo? Que é melhor a torcida que vaia, ficar em casa? Ora bolas quando vamos ao estádio é sempre na espectativa de vibrar e aplaudir, e a torcida simplismente reage de acordo com o rendimento do time, e isso acontece em qualquer lugar, principalmente no Brasil, ninguém é louco de ver o time jogando mal e perdendo e ainda assim aplaudir o tempo todo.
 simone castro | belo horizonte | 07-02-10 17h23min
Bom, eu não ouvi o Adilson falar que é melhor ficar em casa. Ouvi que a torcida tem que vaiar depois do jogo, porque DURANTE a partida, pode atrapalhar os jogadores. E é verdade, principalmente num jogo com o time mais que misto, desentrosado. Foi na partida contra o Ipatinga. Se vc se refere ao fato dele ter criticado aqueles que vaiaram o ZZP, acho que ele só colocou uma opinião, e foi corajoso ao defender seu presidente. Ele não disse que a torcida não pode cobrar. Simples.
 Cruzeiro grande | Não definido | 09-02-10 12h44min
Sinceramente, acho que time grande de verdade não cai. "Dizer que um time grande não cai é besteira, conhecemos muitos que tiveram essa má sorte por uma série de razões que não vem ao caso agora, ou pelo menos nesse momento; mas que conseguiram se reerguer e não sumir da mídia, graças a sua torcida que não se deixou abalar e fez com que esse amor passasse por essa prova, ..." Se isso não for uma exaltação à torcida alvinegra, o que será então?
 Cruzeiro grande | Não definido | 09-02-10 12h50min
Ora, aqui o Atlético não sumiu da mídia por razões óbvias, é que, como sabido, o controle da mídia mineira está nas mãos de atleticanos. Todos sabem que a imprensa mineira exalta a torcida do Atlético e tenta apagar a do Cruzeiro. E quem vai ao Mineirão sabe da mentira que a imprensa empurra goela abaixo dos leitores, telespectadores, ouvintes, etc. Com todo respeito, acho que o texto, nada obstante ser bem escrito, está contaminado com essa ideologia transmitida pela imprensa.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [2 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [1 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster