Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO - Solicitamos que todos os usuários alterem suas senhas - Cliquem em ESQUECI minha senha e aguardem o recebimento de uma nova senha - #ForçaCHAPE
Blog Páginas Heróicas Digitais



Bafo da Raposa
É repaginação da coluna para o Século XXI

23/06/2010 | JA Ferrari
Academia - A Revista

Crônica recuperada da edição n. 1 da Revista Academia, lançada na segunda metade da década de 60

ACADEMIA. Procuro, em vão, achar melhor nome para essa revista que o jovem e idealista Jacques Galinkin escolheu para ser a do Cruzeiro, que hoje, você, torcida que mais cresce no Brasil, tem em mãos para sua alegria e deleite. Uma revista somente sobre as coisas do nosso grande CAMPEÃO, ao mesmo tempo bem feita e informativa, era algo que estava faltando e toda família acadêmica reclamava. E que melhor nome para identificá-la para a grande massa estrelada?

ESTE cronista, que nos últimos três anos vem tendo a honra de enfrentar, praticamente sozinho, os até então todo-poderosos do futebol mineiro, não poderia faltar à solicitação que lhe foi feita, de também dizer algumas palavras acerca de tão expressivo acontecimento.

ACADEMIA, hoje, em todo o país, é a maneira mais fácil de identificar o CAMPEÃO Brasileiro. A equipe que fêz retornar, em todos nós, o entusiasmo perdido com a última Copa do Mundo. Aquele conjunto homogêneo e harmonioso de jovens supercraques que levaram o nome da Minas Gerais esportiva às mais longínquas fronteiras do mundo.

QUEM SE DER ao luxo de uma visita à Secretaria do Cruzeiro verá, certamente espantado, o volume impressionante de cartas que chegam ao Barro Preto, procedentes dos mais diferentes países. A Tchecoslosváquia, por exemplo, elegeu o Cruzeiro, segundo centenas de depoimentos contidos nestas cartas, o clube brasileiro mais popular entre sua torcida.

NO BRASIL, também não se discute o prestígio, e a popularidade da Academia. Vou citar apenas um episódio, para que vocês tenham uma idéia da verdadeira revolução que o nosso clube promoveu no país. Sessenta alunos deum colégio da cidade de Americana, em São Paulo, programaram uma excursão a Minas Gerais.

DO ROTEIRO oficial constam visitas às cidades históricase aos nossos principais pontos turísticos. Mas lá também está uma visita à Universidade Federal do Barro Preto onde, certamente, serão recebidos com carinho e estima. Agora, pergunto: Quando, em que época, por mais remota que seja, ocorreu fato semelhante em todo o Brasil? Creio que nunca!

POR ISSO, não haverá de ser meia dúzia de "urubus" mal alimentados que irão transformar essa imagem altamente positiva conquistada a golpes de audácia, mas também com o coração e uma vontade enorme de dar tudo pelo Cruzeiro, que caracterizam dirigentes e jogadores do Bi-Campeão das Minas Gerais.

O CRUZEIRO, queiram ou não esta meia dúzia de "urubus", levantou o futebol mineiro a alturas jamais por nós sonhadas. E a paga que vem recebendo por parte justamente dos que mais se beneficiaram com nosso esforço e sacrifício, é algo criminoso e sórdido, que passar à história do desporto mineiro como uma de suas mais sujas e negras páginas.

MAS ISSO são outros quinhentos. O que interessa, mesmo, agora, é o advento de um novo órgão para exaltar os feitos e as tradições da gente cruzeirense. Que todos prestigiem a "ACADEMIA", são os votos que faço.

JA Ferrari é dos mais tradicionais jornalistas cruzeirenses, defendendo as o Cruzeiro com garra e determinação.
bafodaraposa@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Bafo da Raposa

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 23-06-10 14h41min
Mais uma pérola do JA Ferrari. O Imprensa doméstica continua a mesma. O Marketing parece que piorou. A Sra Ignez Helena era melhor que todos que vieram depois.
 simone castro | belo horizonte | 24-06-10 18h40min
À medida que lia o texto, um sorriso se abria em meu rosto. Sabem por que? Porque o texto é atualíssimo! A sensação é que algum torcedor escreveu isso agora mesmo, em 2010! Os "poderosos" do futebol, leia-se galináceos "urubus", sempre tentando diminuir e prejudicar nosso clube! A luta que JA Ferrari travava nessa época, ainda é lutada por muitos que amam o Cruzeiro de verdade, sem jamais esmorecer!
 jadson | Contagem | 24-06-10 23h35min
MEUS TIOS SEMPRE FALAVAM DA LUTA DO FERRARI CONTRA ESTES CACAREJANTES DE UMA FIGA. AGORA POSSO VER QUE A COISA ERA SÉRIA E JÁ EXISTIA HÁ MUITO TEMPO. AINDA BEM QUE CRUZEIRENSES COMO O FERRARI SÃO ETERNOS. VAMOS ESPERAR O FERRARI CONTINUAR NA SUA LUTA POIS OS CHAMADOS CRUZEIRENSES DA MIDIA DE HOJE COMO FLAVIO CARVALHO E OUTROS NÃO PASSAM DE UNS BANANAS.
 Seu Madruga | Divinópolis | 26-06-10 14h38min
Excelente!
 JA FERRARI | Belo Horizonte | 19-07-10 17h46min
Lendo, emocionado, a crônica que escrevi, por solicitação dos responsáveis pela edição da revista Academia vejo, com tristeza, que algumas diretorias cruzeirenses permitiram que o Palmeiras abiscoitasse o título ACADEMIA, que foi lançado, caracterizando o CRUZEIRO e seus meninos infernais, muitos anos antes, ainda na década de 60. Fazer o que? Vamos tentar criar outro , talvez não tão sugestivo, mas que seja melhor aproveitado. Quero aproveitar e agradecer pelos comentários generosos. ja ferrari
 XANDAO CAPINEIRO |  CAMPINAS-PELOTAS | 15-10-13 19h33min
Se tem acesso a alguém da Diretoria diga-lhe que se não houver uma intervenção forte, mostrando o outro lado aos jogadores e comissão técnica nós vamos perder de forma vergonhosa este título. Reforço, não temos um líder de fato.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
27/04 - 21h26 [0 coment.]
Diretoria procura MP/MG e estuda medidas judiciais pela torcida 

27/04 - 20h18 [0 coment.]
Vicintin sobre Castellar: ´Só falo com o chefe dele, o prefeito` 

27/04 - 19h08 [0 coment.]
Marcos Valadares deixa comando técnico da equipe sub-20 

27/04 - 17h57 [0 coment.]
Primeira partida da decisão mineira terá árbitro ´FIFA` paraense 

26/04 - 13h28 [5 coment.]
Cruzeiro repudia, oficialmente, declarações de presidente da FMF 

26/04 - 13h23 [3 coment.]
Zezé Perrella aproveita oportunidade e critica atual diretoria 

26/04 - 12h13 [1 coment.]
Cruzeiro fará apelo à PM e dispara contra parcialidade da FMF 

26/04 - 11h03 [1 coment.]
Diretoria garante que defenderá os direitos do torcedor na final 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster