Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO - COMENTE E COMPARTILHE NOTÍCIAS E COLUNAS DO CRUZEIRO.ORG
De Jure - Coworking



Papo com Sérgio Bolinha
Escreve esporadicamente.

08/08/2005 | Sérgio Bolinha
O Cruzeiro que eu vi no Superjogo na Arena.

O Cruzeiro que eu vi no Superjogo na Arena.

Depois que me mudei para Curitiba no início do ano, foi a primeira vez que fui ao estádio ver o Cruzeiro jogar. Gostei do time!



O meio de campo e o ataque são os pontos fortes da equipe de PC Gusmão. Mesmo sem o matador Fred, esses setores do time produziram bem. O Cruzeiro tem jogadores clássicos no meio de campo: Fábio Santos, Wágner, Kelly e Adriano tocam muito bem a bola. No sábado, na Arena, fizeram algumas grandes jogadas penetrando pelo meio. Louzada, mais adiantado, também foi muito bem: tem boa presença na área, acreditou na jogada que originou o primeiro gol do Cruzeiro quando correu pela esquerda, evitou a saída da bola pela linha de fundo e fez belo cruzamento para a cabeçada de Adriano.



Ao lado de Kelly, Fábio Santos foi dos melhores em campo. Faz bem a transição da defesa para o ataque, carrega bem a bola e passa bem. Algumas vezes prende demais.



Da atuação desses cinco jogadores, Fábio Santos saindo da cabeça de área, Wágner no meio de campo pela esquerda, Kelly e Adriano Gabiru como meias ofensivos e Adriano Louzada na frente, o que pode melhorar quando o time está no ataque é a velocidade. Às vezes, esse jogadores prendem demais a bola quando poderiam fazer o passe com maior rapidez. Exceção feita a Kelly, que encantou os torcedores e a imprensa, jogou com inteligência, como um camisa 10 clássico: talvez tenhamos encontrado o sucessor de Alex na regência da orquestra celeste!



Entretanto, os jogadores de meio e frente – os mesmos Wágner, Kelly, Adriano e Adriano Louzada – não têm vocação para marcar: quando o time perde a bola ou mesmo numa rebatida da defesa, são lentos, demoram a voltar.



Falei dos cinco jogadores que mais me agradaram. Vamos aos outros.
Maurinho e Patrick, tiveram atuação mediana. Maurinho está marcando mal e não teve grande atuação no ataque. É provável que Antônio Lopes (técnico do Atlético-PR) tenha armado a defesa para conter o avanço dos nossos laterais e, talvez por isso e pela qualidade dos jogadores de meio, o Cruzeiro tenha concentrado suas boas jogadas em entradas pelo centro. Patrick marcou melhor do que Maurinho mas andou escorregando em campo e propiciando momentos de perigo para o time do Atlético. Aliás, foram muitas as escorregadas, a última delas de Moisés, que acabou cedendo o escanteio do qual resultou o quinto gol dos paranaenses.
Vamos ao Maldonado. Fez uma partida média também. Os principal defeito: lentidão, tanto nos passes quanto na cobertura. Roubou algumas bolas e é um dos melhores marcadores do Cruzeiro.



A zaga. Esse é o maior problema do Cruzeiro. Moisés e Marcelo Batatais pelo alto deram muitas oportunidades ao adversário. Aliás, três dos cinco gols do Atlético nasceram de bolas cruzadas pelo alto. O Cruzeiro tomou dois gols de escanteio. No segundo gol do Atlético, ainda no primeiro tempo, quando o goleiro Fábio ficou preso na rede quando o time paranaense quase fez um gol olímpico, o grandalhão Finazzi, literalmente, não teve concorrente à atura.



Finalmente, vamos ao goleiro Fábio. Na minha avaliação, Fábio é um bom goleiro. Mas não é um excelente goleiro. Se Dida é nota 10 e Gomes, nota 9,5, Fábio é nota 7,5 ou 8,0. No jogo da Arena não foi mal não. Foi bem. Mas não teve uma atuação excelente. Quase pegou o pênalti cobrado por Alan Bahia. Mas soltou uma bola no meio da área num chute forte que deu a Finazzi o rebote para marcar o quarto gol rubro-negro. O chute foi forte. A zaga também dormiu no ponto porque não correu para pegar o rebote.



Em resumo: o Cruzeiro tem um grande ataque, um meio de campo bom na armação e falho na hora de marcar, uma defesa muito fraca pelo alto e um goleiro bom, mas não excelente. Se melhoramos a marcação no meio e acertarmos a zaga, vamos brigar pelo título neste campeonato que não tem uma equipe de grande destaque.



****



Todo mundo ficou maravilhado com o jogo na Arena. A imprensa paranaense foi só elogios.

Antes da partida, os analistas da CBN de Curitiba já previam um grande jogo, destacando que o Cruzeiro é um time técnico que joga e deixa jogar (precisamos melhorar nossa marcação).



****



As principais manchetes e comentários dos jornais paranaenses no domingo:



****



Diário Popular: “Alucinante! Foi o melhor jogo do Brasileirão”. “Numa partida simplesmente espetacular, o Furacão venceu o Cruzeiro por 5 x 4.”



****



Gazeta do Povo: “Furacão de gols e emoções. Atlético vence o Cruzeiro por 5 a 4, em jogo eletrizante, e sobe para 14º lugar. O jogo foi emocionante do primeiro ao último minuto”.



****



O Estado do Paraná: “Show de gols na Baixada. Em jogo emocionante, Atlético vence Cruzeiro por 5 x 4. Atlético sem Lima. Cruzeiro sem Fred. Quem esperava um jogo monótono diante das ausências dos artilheiros se enganou. E muito.



****



É isso.

Espero ver duas vitórias do Cruzeiro nos nossos próximos jogos no Paraná.
Direto de Curitiba, com um grande abraço para a Nação Azul,



Sérgio Bolinha.

Sérgio Bolinha é Cruzeirense e mesmo fora de BH acompanha o maior do Brasil.
bolinha@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Papo com Sérgio Bolinha

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
25/06 - 21h17 [4 coment.]
Cruzeiro vence Coxa por 2 a 0, com gols de Thiago Neves e Rafael Sóbi 

25/06 - 08h08 [1 coment.]
Sada Cruzeiro Futebol Americano é campeão invicto na Copa Minas 

25/06 - 07h07 [3 coment.]
Cruzeiro enfrenta o Coxa precisando vencer para recuperar estabilidade 

24/06 - 16h58 [1 coment.]
Cruzeiro realiza edição do Mídia Day com torcedores na Toca 2 

24/06 - 16h43 [1 coment.]
Quarteto ofensivo é esperança na retomada das vitórias no Br´17 

24/06 - 16h26 [1 coment.]
Sub15: Lucas Batista parabeniza seus atletas por goleada sobre Villa 

24/06 - 14h27 [1 coment.]
Cruzeiro enfrentará sequência difícil com mata-mata e clássico 

23/06 - 18h16 [1 coment.]
Mano usa Copa do Brasil e clássico para justificar time de Campinas 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster