Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

26/06/2017 | Joao Duarte
A Bipolaridade incomoda

O Cruzeiro ainda não fez uma sequência que empolgue o torcedor, mas, com os titulares tem chance de chegar lá.

Mundo Azul,


As reminiscências de Cruzeiro 2 x 0 Coritiba - Analisando os últimos jogos do Cruzeiro a gente sente que o time após conseguir escalar juntos Robinho, Thiago Neves, Álisson e Sóbis, tendo por trás deles Ariel Cabral, jogando muito bem e Lucas Romero (encanta pela raça e por sua alegria em campo) ou Hudson, começa a ter rendimento e a fazer bons jogos.
Mas se tem algo que anda incomodando demais o torcedor cruzeirense é a bipolaridade. O time faz um grande jogo no 2º tempo contra o Corinthians, mesmo tendo perdido. Depois, engata uma boa apresentação diante do Grêmio.
Aí, baseado em uma decisão conjunta da fisiologia, preparação física, diretoria e comissão técnica, tomam a decisão de poupar o time inteiro contra a Ponte Preta, um jogo que só perdemos porque o Lennon fez uma trapalhada, que o juiz quis dar e deu o pênalti.
Não houve predomínio da Ponte Preta, mesmo sobre os nossos reservas, o que se questiona é porque não manter o time titular que tinha jogado bem contra o Grêmio, para dar ainda mais liga ?
Bem, perdemos 3 pontos que espero não nos façam falta mais à frente, mas, que hoje poderiam estar nos colocando no 3º lugar do campeonato.

O time cruzeirense veio para o jogo armado no 4-2-3-1 habitual com Fábio, Ezequiel, Caicedo, Léo e Diogo Barbosa; Lucas Romero e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Álisson; Sóbis.
Este sistema mudava para 4-3-1-2, com Robinho fazendo o 3º homem de meio e Thiago Neves virando o autêntico nº 1, com Álisson e Sóbis fazendo o facão das pontas para o centro.
Diogo Barbosa passava o tempo inteiro, com opção de jogada pelo lado esquerdo. Mas, na etapa inicial, começou o jogo nervoso, errando na frente e com Rildo levando muito perigo em suas costas.
Passado este tempo em que o Coritiba mandou 2 bolas nas traves do Cruzeiro e ainda obrigou Fábio a fazer pelo menos 3 defesas difíceis, o Cruzeiro achou o gol numa boa jogada de Álisson e Diogo Barbosa pela esquerda, que resultou no gol de Thiago Neves após passe do lateral e corta-luz de Álisson e Sóbis para o chute cruzado de canhota do Thiago Neves.
Felizmente, o treinador do Coritiba inverteu o lado do atacante e aí Diogo Barbosa pode se soltar mais e se transformou num dos melhores do Cruzeiro especialmente na etapa final.
O time todo passou a jogar bem. E foi criando chances uma atrás da outra que paravam em Wilson (goleiro do Coritiba) ou senão eram desperdiçadas em chutes para fora.
O lance do 2º gol veio de um chutão de Léo que pegou a defesa do Coxa distraída, Sóbis entrou em velocidade pelo lado direito, driblou a Wilson, depois deu um come no Werlei (não sei porque me veio na hora a lembrança da finta do Ronaldo Fenômeno no Kanapkis, porque ele também ficou de joelhos) e antes da chegada de Márcio chutou de canhota para a rede, fazendo o gol do alívio, porque o Cruzeiro jogava bem e manteve o ritmo, sem ficar naquela de recuar para garantir o resultado.
Felizmente, a falha pessoal de Caicedo num recuo de bola a Fábio não resultou em gol do Coritiba, porque isto poderia abalar a confiança do time e a partida terminou com o Cruzeiro saindo de campo sem levar gols, coisa muito importante especialmente para Fábio, que foi um dos destaques do time na tarde de hoje, com defesas importantes e na hora própria.

☻ Vamos agora destacar os lances mais relevantes da partida :
♠ 2 = Ariel Cabral recupera a bola na intermediária e resolve chutar a gol, a bola passa a 1m da baliza esquerda de Wilson
♠ 4 = Falta a favor do Cruzeiro. Robinho lança a bola perfeita para Léo que cabeceia mal e a bola vai para fora
♠ 8 = Thiago Neves sofre falta de Tiago Real. A barreira fica em cima da linha da grande área. Robinho cobra e a bola tira tinta do ângulo direito.
♠ 11 = Escanteio para o Cruzeiro. Robinho bate e a bola se oferece para Thiago Neves que chuta para boa defesa de Wilson (sem muito perigo)
♠ 19 = Diogo Barbosa recebe de Álisson e da intermediária manda um balaço que bate na trave direita de Wilson e vai para fora.
♣ 23 = Tiago Real bate escanteio e Werley ganha no alto da defesa do Cruzeiro e cabeceia para fora.
♣ 27 = Tiago Real bate novo escanteio e novamente Werley ganha da defesa no alto. A bola tinha endereço certo, mas, Fábio faz a defesa, a bola toca no travessão e no rebote Ariel Cabral alivia com uma puxeta. DEFEZAÇA.
♣ 31 = Rildo faz grande jogada nas costas de Diogo Barbosa e cruza para trás para Tiago Real que emenda de prima, a bola bate no travessão e vai fora.
♣ 32 = Alecsandro faz bem o pivô e serve a Rildo já dentro da grande área. Fábio sai de forma perfeita na in-fight e Rildo corta para a linha de fundo e cruza. Caicedo tira milagrosamente e recebe a carga faltosa de Alecsandro. O Coxa perdeu uma chance incrível.
♣ 35 = Henrique Almeida ganha a jogada, e Tiago Real chuta. A bola desvia na zaga do Cruzeiro. Escanteio para o Coxa.
A torcida do Cruzeiro começa a vaiar o Léo todas as vezes que ele toca na bola, numa atitude pouco inteligente. Não seria melhor gritar por Murilo ?
♠ 37 = GOL DO CRUZEIRO = Cruzeiro 1 x 0 Coritiba: Na defesa, Diogo Barbosa rouba a bola de Rildo e toca para Álisson. O atacante segura a bola até a passagem de Diogo, que correu demais, numa aceleração digna do Papa Léguas. Ele chega à linha de fundo e cruza. Álisson e Sóbis deixam a bola para a conclusão de Thiago Neves, da entrada da grande área. TN30 chega chutando de canhota, vence Wilson e abre o placar. Alegria geral no Mineirão, tirando o time do sufoco, pois, naquele momento o Coritiba era bem melhor na partida.
♣ 42 = Diogo Barbosa sofre falta de Rildo que o juiz não marca, se desequilibra e cai, tocando a mão na bola para que o jogador do Coxa tivesse vantagem. O juiz dá a falta. Tiago Real rola, em jogada ensaiada, para Mateus Galdezani que chuta no canto esquerdo de Fábio que faz grande defesa colocando a córner. DEFEZAÇA.
♠ 43 = Agora é lá e cá. Sóbis arranca do meio-campo, consegue levar vantagem e entra na área pela esquerda e chuta cruzado. A bola ia na direção do gol, mas, Wilson faz linda defesa. DEFEZAÇA também.
------------------------------------------------------------------------
♠ 1 = Thiago Neves toca para Rafael Sóbis na intermediária. Em ótimas condições, Sóbis chuta e Wilson faz bela defesa. No rebote, Robinho chuta, mas, manda para fora.
♣ 2 = Tiago Real cobra escanteio, Rildo se antecipa ao Fábio, e cabeceia. No entanto, manda para fora.
♠ 3 = Pela esquerda, Thiago Neves avança, dribla o marcador e deixa de calcanhar para Sóbis. Ele cruza para Robinho, que tenta fazer o gol de calcanhar. Wilson faz ótima defesa. DEFEZAÇA.
♠ 7 = Álisson recebe de Thiago Neves, e tenta o cruzamento. A bola passa por toda a área e sobra para Sóbis. Ele toca para Robinho, que passa a Ezequiel que chuta e Wilson opera um verdadeiro milagre. DEFEZAÇA.
♠ 7 = Logo após o lance de Ezequiel, a bola sobra para Diogo Barbosa, que solta um canudo, cruzado, da entrada da grande área. Wilson faz outra defesa e mais uma vez salva o Coxa. DEFEZAÇA.
A torcida agora já não vaia jogador nenhum e faz festa no Mineirão
♠ 15 = Na esquerda, Álisson dá belo passe para Robinho, dentro da área. O meia ajeita de calcanhar para o atacante, que chega batendo de direita, mas, pega mal na bola que sai à direita do gol de Wilson.
♠ 19 = GOL DO CRUZEIRO = Cruzeiro 2 x 0 Coritiba : Chutão de Léo que pegou a defesa do Coxa distraída, Sóbis entrou em velocidade pelo lado direito, driblou a Wilson, depois deu um come no Werlei (não sei porque me veio na hora a lembrança da finta do Ronaldo Fenômeno no Kanapkis, porque ele também ficou de joelhos) e antes da chegada de Márcio chutou de canhota para a rede, fazendo o gol do alívio, porque o Cruzeiro jogava bem e manteve o ritmo.
♣ 22 = Na esquerda, Tiago Real faz o cruzamento, defesa do Cruzeiro afasta. Jonas pega a sobra e chuta. Passou perto, à esquerda do gol de Fábio.
♣ 35 = Caicedo recua para Fábio, mas totalmente errado. Fábio sai bem do gol e obriga o jogador do Coritiba a tentar sair por outro lado, a defesa chega e Getterson desperdiça a jogada.
O último quarto da partida foi mais arrastado sem grandes chances de gol. O Cruzeiro procurou administrar o jogo e conseguiu sair de campo sem sofrer gols nos minutos finais.

A bem da verdade o Cruzeiro ainda não fez uma sequência que empolgue o torcedor, mas, com os titulares, com esta pegada de hoje, mantendo este espírito competitivo e solidário, com o apoio do nosso sempre desconfiado torcedor, continuo acreditando que tem chance de chegar às posições de honra deste campeonato. Um passo de cada vez.
Que venha o clássico e que a gente possa voltar a jogar bem.
FORÇA CRUZEIRO !!!

☻ SÚMULA DA PARTIDA : Cruzeiro 2 x 0 Coritiba
☻ Motivo: 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
☻ Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
☻ Data e horário: 25 de junho de 2017 (domingo), às 16h

♦ Cruzeiro : Fábio; Ezequiel, Léo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Lucas Romero (Hudson) e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Álisson (Rafael Marques); Rafael Sóbis (Sassá). DT: Mano Menezes.

♦ Coritiba : Wilson; Léo, Werley, Márcio e William Matheus; Jonas, Matheus Galdezani (Tomas Bastos) e Tiago Real; Rildo (Iago), Henrique Almeida (Getterson) e Alecsandro. DT: Pachequinho.

♦ Gols: Thiago Neves (37) e Rafael Sóbis (64)
♦ Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP/CBF)
♦ Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP/CBF) e Bruno Salgado Rizo (SP/CBF).
♦ Cartões amarelos: Alecsandro e Léo (Coritiba)
♦ Público presente: 14.190 e Público pagante: 11.770
♦ Renda: R$213.928,00 (ticket médio = R$ 18.18)

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : Tate ou Elias Guimarães, o grande artista Camaleão, Jorgito Schulmann, Carlos H. C. Campos, Gil Campos, Cláudio C. Coelho, Mauro França, Jorge Santana, Fernandão, Estrelado Campeão, Drª Maria Celeste Gonçalves, PHMG, MRR e Evandro Oliveira.
☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG e Vitória-ES : Evandro Vidigal, Orlando Augusto Guerra, Luiz Otávio Camargo, Geraldo Thadeu Barbosa, João de Castro Coura, Mário Ferreira Valentim, Vinícius Andrade e em especial para o grande Baleia (Sebastião Aluízio Ferreira dos Santos). Além dos aniversariantes do mês de junho : Raquel Pires, José Antônio Carvalho Souza, Abílio de Tássis Filho, Luis Antônio Soares e Ana Paula Figueiroa Duarte.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido







Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 25-06-17 23h07min
Ainda bem que EU, não queria que o Mano viesse, e agora estou contra aqueles que querem que o Mano se vá...
Aliás, com este gol do Sóbis, teremos que aguentá-lo mais 5 anos no Cruzeiro. mesmo que ele tenha perdido 90% dos lances de ataque em que a bola chega nele (isto NINGUÉM VÊ).
Outra coisa que ninguém vê (e vou perguntar ao Mano na 1a oportunidade) é que lateral a nosso favor virou perda da posse de bola.
E, por último, as viúvas e cornos do Dedé estão IMPOSSÍVEIS !!!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 26-06-17 09h17min
João Duarte, essa bipolaridade que tanto incomoda vem da proposta de jogo definida pelo treinador. MM abre mão de jogar ofensivamente para fazer um jogo defensivo e as vezes *****. Espero que eu queime minha língua, mas nesta quarta feira, teremos um time defensivo contra o Palmeiras. Será um time jogando por uma bola de contra ataque. Será jogo parecido com os jogos contra o Santos e o primeiro tempo contra o Corintians. Vamos sofrer.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 26-06-17 09h25min
Se jogar o que jogou contra o Coríntians no segundo tempo, será surpresa e sairá de São Paulo com gols e uma grande vantagem para a segunda partida do mata-mata. No jogo de ontem, gostei muito do Ariel Cabral. Sabe jogar e cadenciar o jogo. Diogo Barbosa também foi muito bem. Serviu para calar muitos que o criticavam. Vinha de uma sequência desgastante. Pena a diretoria não investir em outro zagueiro. Vamos precisar de mais opções para o restante do campeonato.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 26-06-17 12h42min
Essa bipolaridade já se transformou em doença crônica. Não tem conserto.O time falha em coisas básicas como as cobranças de laterais e escanteios.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 26-06-17 17h19min
Uma parte da torcida também está com o comportamento bipolar, o time não inspira total confiança, acho que será assim até o final do campeonato, ano passado já foi assim.
 PHMG | Brasília - BH | 26-06-17 21h27min
- P/ jogar neste esquema de 3 meias, zagueiros precisam ser muito bons na marcação, assim como os laterais e volantes, o que não é o caso do time atual. Como há esta deficiência, os meias que jogam pelas laterais, são obrigados a marcar e acabam prejudicando o ataque, quando não estão com preparo físico para isto.
- Considerando o elenco, entendo que o time está indo dentro do previsível. Só com muita entrega e um pouco de sorte p/ vencer um bom adversário.
- Valeu pela lembrança, João!
 carlos campos | Resende | 28-06-17 09h31min
Mestre ! Sempre bom ler a sua análise! Muito obrigado pela homenagem!
 mrr | Natal | 28-06-17 23h47min
Quem muito namora a zona um dia acaba caindo... Esse time aí com este treinador é para ficar no máximo no meio da tabeyem 2017. Sairemos no próximo mês da Copa do Brasil.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster