Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO - COMENTE E COMPARTILHE NOTÍCIAS E COLUNAS DO CRUZEIRO.ORG
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

26/06/2017 | Joao Duarte
A Bipolaridade incomoda

O Cruzeiro ainda não fez uma sequência que empolgue o torcedor, mas, com os titulares tem chance de chegar lá.

Mundo Azul,


As reminiscências de Cruzeiro 2 x 0 Coritiba - Analisando os últimos jogos do Cruzeiro a gente sente que o time após conseguir escalar juntos Robinho, Thiago Neves, Álisson e Sóbis, tendo por trás deles Ariel Cabral, jogando muito bem e Lucas Romero (encanta pela raça e por sua alegria em campo) ou Hudson, começa a ter rendimento e a fazer bons jogos.
Mas se tem algo que anda incomodando demais o torcedor cruzeirense é a bipolaridade. O time faz um grande jogo no 2º tempo contra o Corinthians, mesmo tendo perdido. Depois, engata uma boa apresentação diante do Grêmio.
Aí, baseado em uma decisão conjunta da fisiologia, preparação física, diretoria e comissão técnica, tomam a decisão de poupar o time inteiro contra a Ponte Preta, um jogo que só perdemos porque o Lennon fez uma trapalhada, que o juiz quis dar e deu o pênalti.
Não houve predomínio da Ponte Preta, mesmo sobre os nossos reservas, o que se questiona é porque não manter o time titular que tinha jogado bem contra o Grêmio, para dar ainda mais liga ?
Bem, perdemos 3 pontos que espero não nos façam falta mais à frente, mas, que hoje poderiam estar nos colocando no 3º lugar do campeonato.

O time cruzeirense veio para o jogo armado no 4-2-3-1 habitual com Fábio, Ezequiel, Caicedo, Léo e Diogo Barbosa; Lucas Romero e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Álisson; Sóbis.
Este sistema mudava para 4-3-1-2, com Robinho fazendo o 3º homem de meio e Thiago Neves virando o autêntico nº 1, com Álisson e Sóbis fazendo o facão das pontas para o centro.
Diogo Barbosa passava o tempo inteiro, com opção de jogada pelo lado esquerdo. Mas, na etapa inicial, começou o jogo nervoso, errando na frente e com Rildo levando muito perigo em suas costas.
Passado este tempo em que o Coritiba mandou 2 bolas nas traves do Cruzeiro e ainda obrigou Fábio a fazer pelo menos 3 defesas difíceis, o Cruzeiro achou o gol numa boa jogada de Álisson e Diogo Barbosa pela esquerda, que resultou no gol de Thiago Neves após passe do lateral e corta-luz de Álisson e Sóbis para o chute cruzado de canhota do Thiago Neves.
Felizmente, o treinador do Coritiba inverteu o lado do atacante e aí Diogo Barbosa pode se soltar mais e se transformou num dos melhores do Cruzeiro especialmente na etapa final.
O time todo passou a jogar bem. E foi criando chances uma atrás da outra que paravam em Wilson (goleiro do Coritiba) ou senão eram desperdiçadas em chutes para fora.
O lance do 2º gol veio de um chutão de Léo que pegou a defesa do Coxa distraída, Sóbis entrou em velocidade pelo lado direito, driblou a Wilson, depois deu um come no Werlei (não sei porque me veio na hora a lembrança da finta do Ronaldo Fenômeno no Kanapkis, porque ele também ficou de joelhos) e antes da chegada de Márcio chutou de canhota para a rede, fazendo o gol do alívio, porque o Cruzeiro jogava bem e manteve o ritmo, sem ficar naquela de recuar para garantir o resultado.
Felizmente, a falha pessoal de Caicedo num recuo de bola a Fábio não resultou em gol do Coritiba, porque isto poderia abalar a confiança do time e a partida terminou com o Cruzeiro saindo de campo sem levar gols, coisa muito importante especialmente para Fábio, que foi um dos destaques do time na tarde de hoje, com defesas importantes e na hora própria.

☻ Vamos agora destacar os lances mais relevantes da partida :
♠ 2 = Ariel Cabral recupera a bola na intermediária e resolve chutar a gol, a bola passa a 1m da baliza esquerda de Wilson
♠ 4 = Falta a favor do Cruzeiro. Robinho lança a bola perfeita para Léo que cabeceia mal e a bola vai para fora
♠ 8 = Thiago Neves sofre falta de Tiago Real. A barreira fica em cima da linha da grande área. Robinho cobra e a bola tira tinta do ângulo direito.
♠ 11 = Escanteio para o Cruzeiro. Robinho bate e a bola se oferece para Thiago Neves que chuta para boa defesa de Wilson (sem muito perigo)
♠ 19 = Diogo Barbosa recebe de Álisson e da intermediária manda um balaço que bate na trave direita de Wilson e vai para fora.
♣ 23 = Tiago Real bate escanteio e Werley ganha no alto da defesa do Cruzeiro e cabeceia para fora.
♣ 27 = Tiago Real bate novo escanteio e novamente Werley ganha da defesa no alto. A bola tinha endereço certo, mas, Fábio faz a defesa, a bola toca no travessão e no rebote Ariel Cabral alivia com uma puxeta. DEFEZAÇA.
♣ 31 = Rildo faz grande jogada nas costas de Diogo Barbosa e cruza para trás para Tiago Real que emenda de prima, a bola bate no travessão e vai fora.
♣ 32 = Alecsandro faz bem o pivô e serve a Rildo já dentro da grande área. Fábio sai de forma perfeita na in-fight e Rildo corta para a linha de fundo e cruza. Caicedo tira milagrosamente e recebe a carga faltosa de Alecsandro. O Coxa perdeu uma chance incrível.
♣ 35 = Henrique Almeida ganha a jogada, e Tiago Real chuta. A bola desvia na zaga do Cruzeiro. Escanteio para o Coxa.
A torcida do Cruzeiro começa a vaiar o Léo todas as vezes que ele toca na bola, numa atitude pouco inteligente. Não seria melhor gritar por Murilo ?
♠ 37 = GOL DO CRUZEIRO = Cruzeiro 1 x 0 Coritiba: Na defesa, Diogo Barbosa rouba a bola de Rildo e toca para Álisson. O atacante segura a bola até a passagem de Diogo, que correu demais, numa aceleração digna do Papa Léguas. Ele chega à linha de fundo e cruza. Álisson e Sóbis deixam a bola para a conclusão de Thiago Neves, da entrada da grande área. TN30 chega chutando de canhota, vence Wilson e abre o placar. Alegria geral no Mineirão, tirando o time do sufoco, pois, naquele momento o Coritiba era bem melhor na partida.
♣ 42 = Diogo Barbosa sofre falta de Rildo que o juiz não marca, se desequilibra e cai, tocando a mão na bola para que o jogador do Coxa tivesse vantagem. O juiz dá a falta. Tiago Real rola, em jogada ensaiada, para Mateus Galdezani que chuta no canto esquerdo de Fábio que faz grande defesa colocando a córner. DEFEZAÇA.
♠ 43 = Agora é lá e cá. Sóbis arranca do meio-campo, consegue levar vantagem e entra na área pela esquerda e chuta cruzado. A bola ia na direção do gol, mas, Wilson faz linda defesa. DEFEZAÇA também.
------------------------------------------------------------------------
♠ 1 = Thiago Neves toca para Rafael Sóbis na intermediária. Em ótimas condições, Sóbis chuta e Wilson faz bela defesa. No rebote, Robinho chuta, mas, manda para fora.
♣ 2 = Tiago Real cobra escanteio, Rildo se antecipa ao Fábio, e cabeceia. No entanto, manda para fora.
♠ 3 = Pela esquerda, Thiago Neves avança, dribla o marcador e deixa de calcanhar para Sóbis. Ele cruza para Robinho, que tenta fazer o gol de calcanhar. Wilson faz ótima defesa. DEFEZAÇA.
♠ 7 = Álisson recebe de Thiago Neves, e tenta o cruzamento. A bola passa por toda a área e sobra para Sóbis. Ele toca para Robinho, que passa a Ezequiel que chuta e Wilson opera um verdadeiro milagre. DEFEZAÇA.
♠ 7 = Logo após o lance de Ezequiel, a bola sobra para Diogo Barbosa, que solta um canudo, cruzado, da entrada da grande área. Wilson faz outra defesa e mais uma vez salva o Coxa. DEFEZAÇA.
A torcida agora já não vaia jogador nenhum e faz festa no Mineirão
♠ 15 = Na esquerda, Álisson dá belo passe para Robinho, dentro da área. O meia ajeita de calcanhar para o atacante, que chega batendo de direita, mas, pega mal na bola que sai à direita do gol de Wilson.
♠ 19 = GOL DO CRUZEIRO = Cruzeiro 2 x 0 Coritiba : Chutão de Léo que pegou a defesa do Coxa distraída, Sóbis entrou em velocidade pelo lado direito, driblou a Wilson, depois deu um come no Werlei (não sei porque me veio na hora a lembrança da finta do Ronaldo Fenômeno no Kanapkis, porque ele também ficou de joelhos) e antes da chegada de Márcio chutou de canhota para a rede, fazendo o gol do alívio, porque o Cruzeiro jogava bem e manteve o ritmo.
♣ 22 = Na esquerda, Tiago Real faz o cruzamento, defesa do Cruzeiro afasta. Jonas pega a sobra e chuta. Passou perto, à esquerda do gol de Fábio.
♣ 35 = Caicedo recua para Fábio, mas totalmente errado. Fábio sai bem do gol e obriga o jogador do Coritiba a tentar sair por outro lado, a defesa chega e Getterson desperdiça a jogada.
O último quarto da partida foi mais arrastado sem grandes chances de gol. O Cruzeiro procurou administrar o jogo e conseguiu sair de campo sem sofrer gols nos minutos finais.

A bem da verdade o Cruzeiro ainda não fez uma sequência que empolgue o torcedor, mas, com os titulares, com esta pegada de hoje, mantendo este espírito competitivo e solidário, com o apoio do nosso sempre desconfiado torcedor, continuo acreditando que tem chance de chegar às posições de honra deste campeonato. Um passo de cada vez.
Que venha o clássico e que a gente possa voltar a jogar bem.
FORÇA CRUZEIRO !!!

☻ SÚMULA DA PARTIDA : Cruzeiro 2 x 0 Coritiba
☻ Motivo: 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
☻ Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
☻ Data e horário: 25 de junho de 2017 (domingo), às 16h

♦ Cruzeiro : Fábio; Ezequiel, Léo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Lucas Romero (Hudson) e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Álisson (Rafael Marques); Rafael Sóbis (Sassá). DT: Mano Menezes.

♦ Coritiba : Wilson; Léo, Werley, Márcio e William Matheus; Jonas, Matheus Galdezani (Tomas Bastos) e Tiago Real; Rildo (Iago), Henrique Almeida (Getterson) e Alecsandro. DT: Pachequinho.

♦ Gols: Thiago Neves (37) e Rafael Sóbis (64)
♦ Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP/CBF)
♦ Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP/CBF) e Bruno Salgado Rizo (SP/CBF).
♦ Cartões amarelos: Alecsandro e Léo (Coritiba)
♦ Público presente: 14.190 e Público pagante: 11.770
♦ Renda: R$213.928,00 (ticket médio = R$ 18.18)

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : Tate ou Elias Guimarães, o grande artista Camaleão, Jorgito Schulmann, Carlos H. C. Campos, Gil Campos, Cláudio C. Coelho, Mauro França, Jorge Santana, Fernandão, Estrelado Campeão, Drª Maria Celeste Gonçalves, PHMG, MRR e Evandro Oliveira.
☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG e Vitória-ES : Evandro Vidigal, Orlando Augusto Guerra, Luiz Otávio Camargo, Geraldo Thadeu Barbosa, João de Castro Coura, Mário Ferreira Valentim, Vinícius Andrade e em especial para o grande Baleia (Sebastião Aluízio Ferreira dos Santos). Além dos aniversariantes do mês de junho : Raquel Pires, José Antônio Carvalho Souza, Abílio de Tássis Filho, Luis Antônio Soares e Ana Paula Figueiroa Duarte.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido







Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 25-06-17 23h07min
Ainda bem que EU, não queria que o Mano viesse, e agora estou contra aqueles que querem que o Mano se vá...
Aliás, com este gol do Sóbis, teremos que aguentá-lo mais 5 anos no Cruzeiro. mesmo que ele tenha perdido 90% dos lances de ataque em que a bola chega nele (isto NINGUÉM VÊ).
Outra coisa que ninguém vê (e vou perguntar ao Mano na 1a oportunidade) é que lateral a nosso favor virou perda da posse de bola.
E, por último, as viúvas e cornos do Dedé estão IMPOSSÍVEIS !!!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 26-06-17 09h17min
João Duarte, essa bipolaridade que tanto incomoda vem da proposta de jogo definida pelo treinador. MM abre mão de jogar ofensivamente para fazer um jogo defensivo e as vezes *****. Espero que eu queime minha língua, mas nesta quarta feira, teremos um time defensivo contra o Palmeiras. Será um time jogando por uma bola de contra ataque. Será jogo parecido com os jogos contra o Santos e o primeiro tempo contra o Corintians. Vamos sofrer.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 26-06-17 09h25min
Se jogar o que jogou contra o Coríntians no segundo tempo, será surpresa e sairá de São Paulo com gols e uma grande vantagem para a segunda partida do mata-mata. No jogo de ontem, gostei muito do Ariel Cabral. Sabe jogar e cadenciar o jogo. Diogo Barbosa também foi muito bem. Serviu para calar muitos que o criticavam. Vinha de uma sequência desgastante. Pena a diretoria não investir em outro zagueiro. Vamos precisar de mais opções para o restante do campeonato.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 26-06-17 12h42min
Essa bipolaridade já se transformou em doença crônica. Não tem conserto.O time falha em coisas básicas como as cobranças de laterais e escanteios.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 26-06-17 17h19min
Uma parte da torcida também está com o comportamento bipolar, o time não inspira total confiança, acho que será assim até o final do campeonato, ano passado já foi assim.
 PHMG | Brasília - BH | 26-06-17 21h27min
- P/ jogar neste esquema de 3 meias, zagueiros precisam ser muito bons na marcação, assim como os laterais e volantes, o que não é o caso do time atual. Como há esta deficiência, os meias que jogam pelas laterais, são obrigados a marcar e acabam prejudicando o ataque, quando não estão com preparo físico para isto.
- Considerando o elenco, entendo que o time está indo dentro do previsível. Só com muita entrega e um pouco de sorte p/ vencer um bom adversário.
- Valeu pela lembrança, João!
 carlos campos | Resende | 28-06-17 09h31min
Mestre ! Sempre bom ler a sua análise! Muito obrigado pela homenagem!
 mrr | Natal | 28-06-17 23h47min
Quem muito namora a zona um dia acaba caindo... Esse time aí com este treinador é para ficar no máximo no meio da tabeyem 2017. Sairemos no próximo mês da Copa do Brasil.
 estrelado campeão | N�o definido | 05-07-17 13h28min
João Duarte, quando a gente pensa que vai emplacar, a coisa empaca novamente. Dureza. Duro de explicar o que aconteceu contra o Palmeiras e contra o emplumado. Mano deveria assistir alguns vídeos do ÊNIO. Já comentei isso aqui e reforço.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/07 - 07h32 [1 coment.]
Cruzeiro perde oportunidade de ganhar três pontos como visitante 

20/07 - 19h12 [1 coment.]
Guia: Cruzeiro enfrenta Fluminense, em Edson Passos, de olho no G6 

20/07 - 10h01 [0 coment.]
Reduto Azul desembarca em João Monlevade nesta quinta-feira 

19/07 - 19h48 [1 coment.]
Cruzeiro contrata zagueiro Rodrigo Júnior, Digão, ex- Al Sharjah 

19/07 - 17h40 [6 coment.]
Cruzeiro oficializa empréstimo de Kunty ao Barcelona (EQU) 

18/07 - 18h32 [2 coment.]
Nonoca revela a origem do apelido e admite ser fã de CR7 

18/07 - 10h22 [0 coment.]
Atletismo celeste conquista grandes resultados no fim de semana 

18/07 - 08h10 [0 coment.]
Adote um campeão: Natan Júnior é um dos guerreiros do projeto 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster