Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

11/09/2017 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - O Cruzeirense Canalha

No ´abecedário` original do cruzeirense, existiam alguns tipos que imaginei estarem extintos. O Geraldino era um deles. Tá vivinho ...

Um grande cruzeirense que conheci em Brasília, Adriano Anício, sugeriu ao Wilson Flávio (ex-colunista do Cruzeiro.Org, que um dia voltará a nos brindar com seus belos textos) que fizesse um ´abecedário` do torcedor cruzeirense. A coluna encomendada foi inicialmente publicada numa coluna (Acesse o link http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=314 ). Ficou ótima.

Alguns críticos, que me adoram, sempre que querem discordar de mim e não tem nenhum argumento, criticam-me pela forma que escrevo, abandonam a discussão por que não apresentam nada de factual para contrapor argumentos, usam de falácias como ´envenenar o poço` achando que estão abafando e, é muito comum, usarem o argumento de que ´fico querendo ensinar os outros a torcer ...`.

Está claro que, a maioria destes críticos, e todos os outros que não topam discutir, em algum momento, enterram a carapuça (no pior sentido de avaliar um torcedor) e ficam ofendidinhos – típico de redes sociais de piás de prédio, criados com vó, que só gostam de curtidas e elogios. As malditas redes sociais estão infestadas destes tipinhos que vão ao estádio para aproveitar camarote.

No ´abecedário` original, existiam alguns tipos que imaginei estarem extintos. O Geraldino era um deles. Qual o quê? Tá vivinho da Silva. O cara vê o jogo inteiro em pé, na frente de todo mundo e nem se manca.

Alguns meses atrás, escrevi alguma coisa sobre torcedores que se apoderaram de algum recursos midiático nas redes sociais, (des)classifiqueio-os como ´canalha` ´oportunista` e ´bobão (Leia a coluna no link
http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=2628). Recebi algumas mensagens (uma meia dúzia), de cruzeirenses enfezados (na verdadeira e legítima acepção da palavra), reclamando. Fiquei sabendo de alguns muxoxos e rosnados direcionados a mim indiretamente (sim, acompanho muitos perfis e muitas redes sociais, mas não perco tempo com personagens pífios!).

A coisa tem piorado. Retomo uma atualização do dicionário (des)qualificativo do torcedor cruzeirense para introduzir o torcedor ´canalha`.

De certa forma, faz-se necessária uma reavaliação e reescrita do dicionário. Vou inscrever um novo verbete: CANALHA, e que terá duas acepções, bem a propósito das duas caras com as quais este tipo de torcedor se apresenta, principalmente no mundo virtual pois se tiver estas duas caras no mundo real, não dura cinco minutos.

Quem é, como é, onde vive o torcedor canalha, narraria Sérgio Chapelin?

Vamos lá.

Canalha
Adjetivo: Que se pode referir ao que é vil, sem valor; ordinário, velhaco.
S.m S.f: Pessoa desprovida de moral.

Neste sentido e aplicando à Internet vejo que existem torcedores canalhas na torcida do Cruzeiro. Aqueles que escrevem uma coisa nas timelines e outros canais, se acontece o que disseram passam a se auto-elogiar e se não acontece o que profetizaram, chegam a apagar o que escreveram.

Estou assustado com a canalhada. E fica pior. Se alguém, eu, por exemplo, questiona o que foi dito, vira inimigo. Aqui no site Cruzeiro.Org existia um torcedor ativo que era o terror dos canalhas. Ele pegava o que o cara dizia hoje e buscava o que ele escreveu tempos atrás. Era cômico. Sei de torcedor que evitava comentar para não ser fisgado pela boca grande e a pesquisa do caçador de mentirosos e boquirrotos.

Estes canalhas são assim, mentirosos, boquirrotos e gostam de ficar apontando dedinhos para o defeito dos outros para provocar o diversionismo e ver se esquecemos do que escreveram. Da minha parte, posso até desanimar do bom debate, pratico técnicas maquiavélicas e da arte de guerrear, afinal, debates e expressar uma opinião se transformaram em verdadeiras batalhas no mundinho das redes sociais, onde uma mentira ganha ares de verdade e de opinião formada em segundos.

Assim sendo, me dou ao direito de classificar como cruzeirense canalha todo aquele que não tem opinião própria, repete oque ouviu dizer e não aceita debater nada. E não quero ensinar ninguém a torcer, prefiro que se mantenham canalhas que eu entrarei nas suas redes sociais quando eu quiser para desmascará-los (e seria melhor bloquear meu perfil pois não bloqueio ninguém que eu acho que valha a pena, tolero até inúteis e calhordas venais) e digo que, para ser qualificado ao debate é necessário saber digitar mais do que 140 caracteres e não ficar repetindo que eu não respeito opinião alheia. Sou assim mesmo não respeito opinião de merdinhas que não passam de analfabetos digitais com dinheiro para pagar mensalidade de Sócio do Futebol.

Existem dois tipos claramente identificados e que estão passando do tolerável. Ambos ridículos e que vou exemplificar:

1) O torcedor de jogador ou de técnico. Aquele que defende Fábio, Mano, Rafinha, Sóbis e outros. Nunca admitem que os citados cometem erros ou ficam atuando mal. Ao menor sinal, em uma ou dias partidas, de melhora, avançam nas redes sociais fazendo bravatas.

2) O torcedor detrator de jogador, técnico e dirigente. Aquele que não quer nem saber se o jogador atua bem ou mal, quais as condições que atua ou o que está fazendo pela equipe. O canalha só vê erro em tudo. Nunca o elege com o melhor em campo, o persegue a qualquer momento. Vaia o jogador até quando ele fica no banco.

Esta coluna foi motiva pela COVARDIA praticada por estes torcedores canalhas em relação ao Alex, que entrou contra o Londrina, deu uma assistência preciosa para o segundo gol, e ao perder dois gols e mais um pênalti, foi açoitado em praça pública (redes sociais) sem perdão. Enquanto isto os mesmos canalhas se calam para a pífia atuação do Messidoro, na mesma partida, e atuações recentes de Rafinha e Robinho, num silêncio criminoso.

Vou repetir: Não torço para jogadores individualmente; não recebo nada deles como muitos torcedores recebem; quero que vão para o inferno após saírem do Cruzeiro. E torcedor que não sabe distinguir estas coisas, são canalhas.

Este tipo de torcedor canalha não merece consideração, além de uma coluna como esta. Nunca entenderão o que é torcer para TODOS que defendem a camisa do Cruzeiro, enquanto estiverem aqui. Este tipo de torcedor é useiro e vezeiro em torcer para jogadores até quando vão embora do clube. Que se danem com suas opiniões LIXO !

P.S.
Um desembargador cruzeirense, que conheci ainda na década de 90 através de uma rede social, me disse certa feita:
Evandro, não escreva estas coisas, muita gente não vai gostar, seja mais amável.
Recentemente, soube que este desembargado está sendo alvo de protesto da OAB por destratar e menosprezar no Tribunal uma advogada. Típico de rábulas concursados ou não.
Sabe de uma coisa? Amável com torcedor canalha de UC é rola !!!


-----------------------------------------------
*** Promoção Especial - Cruzeiro.Org 25 anos ***

COMPARTILHE, RETUITE E COMENTE
as notícias e colunas do site Cruzeiro.org
( www.cruzeiro.org ) e concorra a um ingresso
para a decisão da Copa do Brasil
no dia 27 de setembro de 2017

O indicado será anunciado no dia 25 de setembro


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 romarol | N�o definido | 11-09-17 14h48min
Nelson Rodrigues se estivesse vivo iria ao delírio: Amável com torcedor canalha de UC é rola !!! Concordo com o texto, Evandro. Mas que o Alex mereceu, isso, mereceu. Vai ser ruim de bola! Torço pelo Cruzeiro e a minha liberdade de pensamento é um dos valores inalienáveis. É muito bom elogiar e criticar por convicção e não porque há interesses por trás.
 pyxis | BHZ | 11-09-17 21h38min
Romarol, os tempos são outros... Até existem alguns cronistas esportivos (na realidade, de futebol), que poderiam se arvorar a serem ´Nelson Rodrigues` do terceiro milênio e mundo global-tech.
#SQN !!!
Eles (e até o próprio Nélson Rodrigues, ou Neném Prancha ou qualquer outro antigo,não durariam 3 minutos... 140 caracteres é muito para eles.
A ideia minha ao criticar os torcedores ´cibernéticos` é esta mesmo... chocar com a realidade.
Infelizmente, eles preferem vestir carapuças. RS
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-09-17 13h31min
Evandro,
Postei um comentário e ele não saiu. Alguma mudança de regras ?
 J Alfeu | Não definido | 14-09-17 23h42min
Também sou a favor de ser uma covardia o massacre em cima do Alex, mas está pressão ocorre em todos os setores da sociedade, onde a provação é diária. Os garotos terão que aprender a conviver com à situação e a torcida a ser mais paciente e apoiar aqueles que nos representa.
 pyxis | BHZ | 16-09-17 19h04min
JDuarte, nenhuma mudança... e PERSISTE o problema das ASPAS DUPLAS ... inclusive as que existem em links ...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 10h03 [7 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a primeira colocação da Conferência Sudes

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

22/09 - 14h17 [3 coment.]
Atlético-GO, mais uma grande pedra no caminho para manter o foco 

22/09 - 13h05 [2 coment.]
Sada Cruzeiro Vôlei estreará novo uniforme em partida do estadual 

21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [5 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster