Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

18/04/2018 | Joao Duarte
Cruzeiro x La U: Jogo decisivo na LA18

Histórico não é garantia de nada, apenas mostra que os resultados devem permanecer se as escolas de jogar bola forem respeitadas

Mundo Azul,


O Cruzeiro está no Chile, para mais uma decisão contra a La U - Sempre nos referimos à história para expressar os resultados dos confrontos do Cruzeiro contra os mais diversos adversários.
As estatísticas mostram sempre um desempenho favorável do Cruzeiro contra os adversários chilenos, tanto isto é verdade que via de regra somos reconhecidos naquele país como La Bestia Sudamericana um adversário terrível principalmente para os seus 2 times principais : Colo Colo e La U.

O histórico contra a Universidad de Chile é pequeno, são apenas 4 jogos, todos válidos pela fase de grupos das Libertadores de 2009 e 2014:
☻ 07/05/2009 - Universidad de Chile 1x2 Cruzeiro - Estádio: Nacional de Chile
☻ 14/05/2009 - Cruzeiro 1x0 Universidad de Chile - Estádio: Mineirão
☻ 25/02/2014 - Cruzeiro 5x1 Universidad de Chile - Estádio: Mineirão
☻ 03/04/2014 - Universidad de Chile 0x2 Cruzeiro - Estádio: Nacional de Chile

O certo é que assim como em 2014, voltaremos ao Estádio Nacional de Chile, de ótimas recordações, na belíssima cidade de Santiago (que enfrenta um problema sério de poluição exatamente pela proximidade com a cordilheira dos Andes e a dificuldade de dissipação dos efeitos das emissões de particulados), que foi o palco memorável da nossa primeira conquista internacional, a Taça Libertadores das Américas de 1976, na épica vitória de 3 x 2 sobre o River Plate, com o gol antológico do grande Joãozinho, em cobrança inesperada de falta aos 43 minutos da etapa final...

Que o espírito dos nossos craques daqueles tempos possa estar nos nossos jogadores. Se aquele time tinha no lateral direito Nelinho a capacidade de bater forte e bem na bola, Edílson também conhece do ofício.
Que a raça de Palhinha esteja encarnada em Sassá, que Robinho faça como Eduardo Rabo de Vaca e também deixe a sua marca nas redes dos chilenos, mas, que a garra, a raça e o foco daquele time campeão possam ser incorporadas pelos nossos jogadores para que possam fazer a diferença e desta forma, conseguirem a vitória que será importantíssima para a nossa caminhada em 2018.

☻ Qual deverá ser o time do Cruzeiro para este jogo ? - Não creio em mudanças profundas no time de Mano Menezes para este jogo como querem alguns, especialmente depois da partida fraca que o Cruzeiro fez contra o Grêmio no último sábado.
Conhecendo o nosso treinador creio que o time terá será montado no 4-2-3-1 com Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Sassá (Sóbis).
Outras substituições mais prováveis, caso não haja nenhuma emergência por contusão, devem ser as entradas de Mancuello, Romero, Rafinha ou David no time, em função do resultado de campo.
Uma grande opção do Cruzeiro para este jogo são as bolas paradas, aproveitando que o time chileno não tem jogadores de estatura muito elevada, especialmente do meio para a frente.
Histórico não é garantia de nada, apenas mostra que os resultados devem permanecer se as escolas de jogar bola forem respeitadas, posto que há o encaixe da forma de jogar, porém, o treinador atual da Universidad de Chile é bem mais pragmático que Sampaoli e isto, sem dúvida, vai configurar um time menos ávido pelo ataque, que o mostrado pelo seu antecessor.

☻ O que projetar da Universidad de Chile para esta 5ª Feira ? - O treinador Guillermo Arroyos viu que o time sentiu a derrota para o Colo Colo por 3 x 1 no último domingo, que custou à equipe a perda da liderança do campeonato chileno e tratou de reunir o elenco e virar a chave com vistas ao jogo da Libertadores. Os ânimos estiveram exaltados e quase Pinilla e Beausejour saíram no tapa, após a expulsão do lateral contra o Colo Colo.
O time chileno tem jogadores experientes como o goleiro e capitão Johnny Herrera, o zagueiro brasileiro Rafael Vaz (ex-Vasco e Flamengo) que faz a dupla de zaga com Echeveria, o lateral esquerdo da seleção chilena Beausejour de um lado, com Vilches fazendo a lateral direita.
No meio, volante Charles Aranguiz, costuma ter a companhia de Pizarro, que aos 38 anos ainda faz seus gols pelo time do coração. No elenco da La U temos um conhecido da torcida cruzeirense que é Felipe Seymour ou Franz Schultz que é mais marcador e que costuma também fazer o lado direito da defesa. O meia de ligação costuma ser Ângelo Araos, um jovem jogador que inclusive fez o gol da vitória contra o Vasco da Gama.
Na frente, os atacantes Pinilla (aquele que quase fez o gol histórico do Chile contra a Seleção Brasileira em pleno Mineirão na Copa de 2014) e Soteldo (que faz o lado de campo) são os responsáveis por dar trabalho aos beques adversários.
Certamente vai sair para o abafa inicial, como faz habitualmente quando atua em casa. Uma das críticas feitas ao time é que saiu na frente contra o Colo Colo, logo de cara e se retraiu dando campo, controle do jogo ao adversário e tomou a virada. Vamos ver o que o treinador vai conseguir fazer nestes dias para reverter o quadro emocional de seus atletas.
Provavelmente o Cruzeiro entre em campo com o uniforme todo branco porque La U se veste de azul.
O certo é que o time chileno tem vários bons jogadores, é experiente e deverá nos impor muito mais dificuldades que os elencos das outras jornadas.

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para: Lenna Lopes (aniversariante da semana), Lívia Lima, Lívia Lemos, Iron Luiz, Vitor (aqui de Vitória), Drª Celeste (sempre nos prestigia aqui) de Itajubá (estive na sua terra na semana passada), Shara Rodrigues, MRR, Ronito, PHDF e Elias Guimarães. O treinador deste timaço é Carlos H. C. Campos.

☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG Bento Luiz Silva, Cláudia Magalhães Guerra, Fabrícia Drummond de Andrade Duarte (aniversariantes da semana), Túlio Zânder Portilho, Marcelo Brasileiro, Anacleto Martini Ribeiro, além de um abraço especial nos primos cruzeirenses da família Duarte: Aldo César & Jorge Luiz Sapore Duarte, Lim (este meu primo barra pesada ficou 12 anos seguidos sem perder um só jogo do Cruzeiro no Mineirão) & Douglas Duarte Andrade (estes pés quentes foram juntos comigo ao clássico do último dia 08 de abril), especialmente em Sônia Silva Duarte que está se recuperando de uma cirurgia e não pode estar conosco para zoar os primos adeptos do código de barras.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 _vitor | Vitoria | 18-04-18 15h56min
João, o Cruzeiro precisa dar continuidade a esse retrospecto e voltar com a vitoria. Não creio em uma classificação se tivermos que ganhar os últimos 3 jogos restantes. Estou curioso pra ver como o Mano vai administrar o banco de reservas, acho que ou Sassá ou Devid irão ser cortados. E conhecendo o Mano, ele deve entrar ou com Sóbis ou Rafinha. Sassá parece que não entra em forma nunca!
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 19-04-18 20h49min
Pois é João, está na hora de vencer a primeira. Obrigada pela homenagem.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 19-04-18 20h50min
Espero que tenha gostado de Itajubá.
 Ronito | Marilia | 19-04-18 22h29min
Obrigado pela lembranca, Joao! Primeiro tempo igual ao jogo contta o Gremio! É imptessionante a capacidade do Mano de inventar, de mexer errado, de escalar mal e nao ver o jogo como a torcida assiste! Precisando ganha e nao temos atacantes! O Romero, Sassa e Deivid no banco é inaceitavel!
 mrr | Natal | 20-04-18 00h31min
Jogo de dar calos nos olhos. Muita disputa no meio onde sobrava bola na canela e carecia daquele 1-2(até 3). O Cruzeiro errava passos de 1 metro, sem alguém para cadenciar na frente, segurar, um Fred ou Sobis. Essa estratégia suicida do Mano de jogar com os três meias em LINHA no ataque é de uma estupidez...
 mrr | Natal | 20-04-18 00h36min
Examinando agora os setores, o Dedé vem sendo nossa ÚNICA salvação nas bolas aéreas alçadas pelo adversário, o resto não pula uma Gillette deitada. O Henrique já vem pedindo banco faz tempo, não acompanha mais e errapasses ridículos. Mas nada supera esse ataque cardíaco, essa LINHA DE TRÊS MEIAS ABERTOS. Ppp qqq ppp!
 pyxis | BHZ | 20-04-18 11h52min
JD, discordo de suas avaliações e análises... em duas colunas seguidas você insistiu no ´decisivo` e não rolou. Claro que você vai ter suas ´justificativas` que, é claro, vou discordar.
IMNSHO, não tivemos ´decisão` na ida contra o 6a1o e muito menos ontem.
O Mano SABIA disso... reverteu no ruralito pelo ruindade do adversário. Abdicou de vencer ontem pela própria cov4ardia.
Ouvir os discursos do Mano e do TNeves, após cada partida ruim, tem sido DEPRIMENTE.
 pyxis | BHZ | 20-04-18 11h55min
Rizzi, aponte QUANDO (nesta temporada ou na temporada passada) perdemos por causa da bola área ... Vencemos a CopaBr por conta da incompetência dos adversários e da nossa SORTE.
As intervenções do Dedé nas bolas aéreas são ótimas... aliviam e ajudam o trabalho do Fábio contra times que jogam muito na bola aérea.
ENTRETANTO, estamos sendo marcados e prejudicados com a insistência de no Dedé na bola aérea ofensiva.
Mas vocês não entendem isto e preferem a opinião de parir mitos de barro.
 heliosangueazul | São Paulo | 24-04-18 08h41min
Parabéns por mais uma coluna João. Estou comentando atrasado, infelizmente não foi o resultado que queríamos, mas melhor um ponto do que nada. O que me deixou muito triste foi a própria imprensa chilena estranhar a maneira como o Cruzeiro jogou, isso não é característica do nosso time. Agora no jogo de volta é vencer ou encarar um grande fiasco e reconhecer que muita coisa precisa mudar nesse time, inclusive para a sequencia do brasileiro onde estamos de mal a pior.
 PHMG | Brasília - BH | 28-04-18 15h40min
- Caro João, sempre leio tua coluna, mas comentá-la ficou um pouco difícil. Com uma certa frequência este espaço está bloqueando a senha e solicitando a geração de nova, o que desanima um pouco, isto sem contar um colega que faz o patrulhamento chamando todos os torcedores de débeis mentais quando não coadunam com a opinião dele.
- De qualquer forma, registro aqui o agradecimento pela lembrança e uma opinião: o time somente ganhará algo se encarar cada jogo como uma decisão, como foi este.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/05 - 07h41 [4 coment.]
Da Arquibancada - Um amor inegociável pelo Cruzeiro - G. Nolasco 

23/05 - 07h23 [1 coment.]
Rede Supermercados BH amplia patrocínio na camisa do Cruzeiro 

23/05 - 07h15 [1 coment.]
Cruzeirenses são absolvidos por confusão de jogo contra Botafogo 

23/05 - 06h59 [9 coment.]
Cruzeiro vence o Racing e garante liderança do grupo na Lib´18 

22/05 - 09h44 [2 coment.]
Cruzeiro enfrenta Racing lutando por liderança e vantagem na Lib´18 

22/05 - 08h01 [2 coment.]
Arrascaeta envolvido em trama às vésperas da Copa do Mundo 

22/05 - 07h35 [1 coment.]
Cruzeiro reúne-se com o ´contrapeso` Latorre pelo seu futuro 

21/05 - 09h16 [1 coment.]
Os pré-convocados Dedé e Arrascaeta liberados para amanhã 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster