Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

30/04/2018 | Joao Duarte
Maio: o mês de grandes decisões

Agora não tem como escolher jogo. É a hora para fazer valer a força do elenco. Confio muito na capacidade do nosso grupo de jogadores e creio mesmo

Mundo Azul,


Maio : o mês das grandes decisões - O mês de abril teve a disputa da final do Campeonato Mineiro, 3 jogos pelo Brasileiro e outros 3 jogos pela Libertadores. O Cruzeiro foi um time bipolar, esta é que foi a verdade.
☻ Final do Campeonato Mineiro - No jogo da ida no Horto fez um jogo equilibrado, embora marcasse atrás da linha de meio-campo, até a parada técnica por volta dos 30 minutos da etapa inicial.
Porém, o time teve uma pane na volta desta parada e tomou 3 gols em 3 lances de bola parada com Otero e foi para os vestiários, com uma desvantagem absurda e injustificável.
Na etapa final, Mano Menezes melhorou o time com as entradas do Sassá e Arrascaeta. O Cruzeiro diminuiu a desvantagem e poderia ter feito outros gols, como a chance perdida por Sassá, que concluiu mal a jogada depois de ter passado por Victor.
No jogo da volta no Mineirão, precisava de uma vitória por 2 gols de diferença e abriu o placar após uma blitzen logo aos 4 da etapa inicial com um gol de Arrascaeta.
E continuou dominando o jogo, marcando o time atleticano em cima. Claro que a expulsão de Otero aos 21 do 1* tempo foi de inestimável ajuda, mas, que fique bem claro que o atleticano deu mole ao agredir Edílson às vistas de todo mundo.
O Cruzeiro se manteve pressionando e logo no começo da etapa final fez o placar numa boa assistência de Robinho que Thiago neves meteu nas redes de Victor e decidiu a parada em nosso favor.
O Cruzeiro se impôs mais e o time atleticano terminou a partida com um chute a gol, numa bola que Cazares chutou do meio-campo tentando surpreender a Fábio, ou seja, o controle do jogo foi total.
CRUZEIRO MERECIDAMENTE CAMPEÃO MINEIRO (eu estava lá).

☻ Campeonato Brasileiro 2018 - O início da competição contra :
--> Cruzeiro 0 x 1 Grêmio - A estréia contra o Grêmio foi lastimável. Para se ter uma ideia o Grêmio teve mais de 60% de posse de bola, jogando dentro do Mineirão. Marcação frouxa, indecisa, time sem inspiração. Derrota justa, embora o Cruzeiro até tenha tido chances de empatar a partida no final, após a expulsão de Kanemann aos 75 minutos.
--> Fluminense 1 x 0 Cruzeiro - O jogo era igual quando aos 15 da etapa inicial, o lateral Gilberto foi expulso após uma entrada forte em Sassá. O Cruzeiro foi malemolente na etapa inicial e não soube tirar proveito da vantagem. Na etapa final, o FLU abriu o placar num lance fortuito de bola parada, com a participação de Gum e desvio final de Pedro.
O Cruzeiro foi para cima e mereceria ter virado o placar pelo número de chances claras criadas que morreram nos beques ou no goleiro tricolor.
--> Inter 0 x 0 Cruzeiro - O Cruzeiro só não perdeu com o seu time reserva em função da atuação sensacional do goleiro Rafael que praticou no mínimo umas 7 defesas difíceis na partida. Pra se ter idéia o Cruzeiro não conseguiu chutar uma bola no gol adversário, embora tenha tido chances claras de gol com Raniel e Sóbis na etapa final.
RESUMO : o Cruzeiro está no Z4 com apenas um ponto conquistado, tem 6 pontos a menos que o líder Flamengo e agora terá que remar contra a maré.

☻ Libertadores 2018 : Disputadas as rodadas 2, 3 e 4 do grupo V da Libertadores. O Cruzeiro é o vice líder do grupo e depende apenas de si para conquistar a classificação para as Oitavas de Finais.
--> Cruzeiro 0 x 0 Vasco - Uma partida muito fraca do Cruzeiro, com pouca criatividade, um poder de ataque questionável e com falhas na defesa. O Vasco conseguiu criar as melhores chances de gol.
--> La U 0 x 0 Cruzeiro - O Cruzeiro foi ao Chile para não perder. E foi melhor que o adversário o jogo inteiro, teve as melhores chances de gol, bolas nas traves de Johnny Herrera, mas, não venceu.
--> Cruzeiro 7 x 0 La U - o Cruzeiro abriu o placar de cara com um golaço de falta de Thiago Neves, manteve a pressão e terminou o 1* tempo, com a vantagem de 3 gols sendo a vantagem ampliada com gols de Rafinha e Sassá.
A La U perdeu um jogador ao final do 1* tempo e outro por volta dos 15 da etapa final. O Cruzeiro passou por cima fez mais 4 gols com Arrascaeta, Sassá, Sóbis e Thiago Neves, além de várias outras chances perdidas.
A classificação do grupo mostra : Racing 8, Cruzeiro 5, La U 5 e Vasco 2.

☻ A Libertadores em Maio: O Cruzeiro depende apenas de si para a classificação. Se conseguir vencer o Vasco no Rio e o Racing ganhar da La U em Buenos Aires vai para a ultima rodada classificado.
Em caso de empate no Rio, traz a decisão da vaga para a última partida em BH, porque uma vitória sobre o Racing lhe garantiria a classificação, qualquer que fosse o resultado da partida entre Racing e La U.
Em caso de derrota, só passaria a correr riscos em caso de empate entre Racing e La U, porque não poderia mais alcançar o Racing e seria eliminado caso a La U ganhasse do Vasco em Santiago.
Ou seja, a maioria das hipóteses aponta para a nossa classificação.

☻ A Copa do Brasil em Maio : Nos dias 09 e 16/05 o Cruzeiro decidirá a sua sorte nas 8as de Finais da Copa do Brasil contra o Atlético-PR em Curitiba (09) e decidindo a vaga contra o Furacão no dia 16 em casa.
Cantado em prosa e verso pelo futebol total implantado por Fernando Diniz, o Furacão apresenta elevados indices de posse de bola em seus jogos e até aqui fez poucas partidas com seu time titular na temporada, uma vez que adotou a estratégia de usar time alternativo para a disputa do estadual.
Entre todos os possíveis adversários, era o pior deles. Mas, se souber aproveitar as chances, marcando o adversário em cima, terá chances de classificação. Se ficar atrás, compactado atrás da linha de meio-campo, vamos sofrer demais. Passar por este adversário entretanto, nos dará uma força moral muito grande para o resto da competição.

☻ Maio : o mês para a recuperação no Brasileirão - A verdade é que o aproveitamento de 1 ponto em 9 é horripilante, porém, a sequência nos deverá permitir dar uma boa melhorada na classificação.
Os jogos serão contra :
--> 06/05 - Botafogo (c) - boas chances de vitória
--> 13/05 - Sport (c) - outro jogo no qual se projeta a vitória
--> 19/05 - Atlético-MG (f) - se não vacilarmos como no Mineiro, vamos trazer bom resultado do Horto novamente.
--> 27/05 - Santos (f) - jogo muito difícil, mas, temos uma tradição de jogar bem contra o Santos no Pacaembu
--> 30/05 - Palmeiras (c) - Se o Cruzeiro estiver vindo de bons resultados nas 4 partidas anteriores vai ganhar do Palmeiras. O estado emocional conta muito.
Pela minha projeção o Cruzeiro terminará maio com 11 - 12 pontos na classificação em 8 rodadas, ficando no meio da tabela.

☻ Qual o time de Mano Menezes para os jogos decisivos ? - Creio que Mano jogará contra o Vasco com Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Arrascaeta, Thiago Neves e Rafinha; Sassá.
Robinho, Mancuello e David perderam espaço para o futebol participativo e de raça de Rafinha. E também para o momento atual de Arrascaeta que tem sido nosso principal jogador nas últimas partidas.
A volta de Raniel é importante porque cria uma alternativa diferente para Sassá que finalmente marcou gols em seu último jogo, vinha lutando, mas, não estava sendo efetivo.
No jogo contra o Racing Mano Menezes poderá surpreender e escalar Lucas Romero para acompanhar Lautaro Martinez, que vem sendo o fator de diferenciação do Racing.
A subida de produção das laterais e a entrada de Dedé na zaga do Cruzeiro melhoraram demais o nosso sistema defensivo. Está na hora do nosso ataque resolver os jogos para nós também.
O nosso time reserva tem : Rafael (ótimo), Ezequiel (fraco), Manoel (ótimo), Murilo (ótimo) e Marcelo Hermes (regular); Lucas Romero (muito bom) e Ariel Cabral (bom); Robinho (muito bom, mas, vivendo má fase), Mancuello (muito bom, mas, ainda se adaptando ao resto do time) e David (se recuperando de contusões, mas, com muito potencial); Raniel (outro que se machucou na hora que começava a ganhar a confiança do torcedor).
Ainda temos Bruno Silva (que começa a ganhar ritmo de jogo e fez um bom jogo contra o Inter em Porto Alegre), Digão, Arthur e Cacá (composição da zaga), Patrick Brey (lateral que veio do Tupi-JF e que tem muito potencial), Vitinho (lateral / meia que subiu da base e agora poderá ser mais utilizado depois de renovar contrato com o Cruzeiro), Lucas França e Victor Eudes (goleiros que não irão desapontar caso sejam escalados), Rafael Marques (em negociação para se transferir para o Sport-PE).
Completam o grupo os ex-garotos da base: Lucas Soares (LD), Victor Luiz (LE), Vânder (volante) e Marcelo (atacante).
No DM: Fred (que só volta em Setembro).
Creio que o nosso grupo é qualificado e poderá chegar às posições de honra em todas as competições.
Agora só nos resta torcer para que a sorte nos sorria com força como aconteceu no jogo contra a La U no Mineirão.
FORÇA CRUZEIRO.
Agora não tem como escolher jogo. É a hora para fazer valer a força do elenco. Confio muito na capacidade do nosso grupo de jogadores e creio mesmo que passaremos bem pelo desafio de maio.

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : Vitor, MRR, Ronito, Hélio Sangue Azul, Pyxis (Evandro Oliveira), Dra Celeste, PHMG, que comentaram nas últimas colunas, além dos guardiões da velha guarda espero que daqui a pouco reaparecerão aqui : Carlos H. C. Campos (Resende-RJ), Rodrigo Ferrari (Pindamonhangaba), Aloísio Mendes (Santa Maria - DF) e Beth Makennel (Itabira).

☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Cristiano Simões (um goleiro maluco), Sávio Luiz Ferreira de Oliveira, Celso José de Barros, Joaquim Luiz de Araújo Costa e Eurípedes Lima Camargo; Edmundo Pimentinha, Romero Santa Bárbara Rodrigues, Otacílio Costa Neto e Hélder Carvalho Ferreira; Nestor Silva Madureira Filho (Toco) e Gilsinho Vertelo.
E para treinadoras deste time convoco as minhas queridas cruzeirenses : Duda Mattos, Nanda Mattos e Rúbia Santa Bárbara Rodrigues, que são as cruzeirenses mais pés-quentes que conheço.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 mrr | Natal | 30-04-18 19h06min
Fala JD! Como sempre com mais uma ótima coluna/balanço de Abril. Em relação a LA, quero estar confiante, porém, quando vejo o treinador que temos e sua capacidade de complicar o que é simples, fico com aquele frio na barriga. Quanto a opinião dos jogafores, gostaria de destacar duas discordâncias mais relevantes: Henrique e Bruno Silva. O primeiro não agrega mais nada ao time, há muito tempo se rendimento é no mínimo questionável, Ariel faria melhor jogando com uma perna só . Já o segundo (cont)
 mrr | Natal | 30-04-18 19h15min
Bruno Silva, lembro de suas atuações pelo Botafogo, aliás time que tenho um enorme carinho no Rio, apesar das cores. Parece não está à vontade no clube, espero que vingue no clube, mas o futebol atual, deve ficar no banco por motivos distintos do Henrique, para mim, um ex jogador, fez muito pelo clube, mas não rende mais em uma posição tão sensível.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 30-04-18 20h43min
João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Que venha um mês vitorioso.
 Ronito | Marilia | 30-04-18 22h13min
Boa noite, pessoal! Ohhh o João voltou.. ohhh!!! Obrigado pela homenagem, João! Sobre o mês de maio, até que enfim chegou, abril foi Cabuloso demais e o Mano também! Espero que ele não invente, pois o futuro do Cruzeiro em 2 competições serão dadas nesse mês. Abraço
 PHMG | Brasília - BH | 01-05-18 02h11min
Gosto do futebol do Robinho, mas entendo que ele não pode ser titular junto com o T.Neves, por causa da questão física. Ele entrando no segundo tempo poderá ser útil em muitos jogos. Com o tempo, acho que o Bruno Silva será o titular nesta posição, vaga hoje ocupada pelo Rafinha, pois o time precisa de uma marcação mais forte no meio para liberar mais o Arrascaeta e o T.Neves.
 PHMG | Brasília - BH | 01-05-18 02h16min
Escalação: Fábio, Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Ariel (Lucas Silva), Bruno Silva (Rafinha), T.Neves e Arrascaeta (David); Sassá (Raniel)
 pyxis | BHZ | 01-05-18 08h54min
JD, obrigado pela citação...bem sabes que não mereço ;-)


MAS . . .

QUE MISTIFÓRIO !!!!
 pyxis | BHZ | 01-05-18 09h24min
P.S.
Veja a observação ao seu comentário no EM sobre as datas do confronto contra o Furacão. ACHO que o Superesportes está, PARCIALMENTE certo. Coloca DOIS asteriscos nas datas do confronto...
 _vitor | Vitoria | 01-05-18 18h31min
Pois é, esse mês vai ser pedreira! Confesso que o Mano está me deixando cada vez mais pessimista. Quero ver como ele vai armar esse time pro jogo do Vasco, mas muito provavelmente ele vai pro empate e vai sair super feliz com isso, contando com uma vitoria do Racing sobre a La U. E aí que podemos nos complicar, pois o Vasco vai vir com tudo pra cima. Um deslize lá pode ser fatal! Espero que nossos jogadores estejam inspirados no ataque, pq se deixar pra ultima rodada vai ser pesado!
 Joao Duarte | Vit�ria | 02-05-18 20h10min
Evandro, Fazem de tudo para tirar nossa força contra as franguitas de MG. Fui pesquisar e vi que o jogo da volta contra o Atlético-PR será realizado após a Copa do Mundo no dia 15 ou 16/07, junto com o jogo adiado de Santos x Vasco. Agora no dia 16/05 vamos ter que ir a Curitiba para enfrentar o Atlético-PR, voltando no dia seguinte para BH. Se fossem usadas as datas sequenciais, o Cruzeiro jogaria dia 09 em Curitiba e dia 16 em BH. Enquanto as franguitas jogariam em Chapecó. OLHO NO LANCE !!!
 Joao Duarte | Vit�ria | 02-05-18 20h15min
Gaboso Evandrão,
Não tem mistifório algum...
Fiz um balanço de abril, que foi um mês ruim, como que um preâmbulo para a introdução de maio, as competições que disputaremos e qual a nossa situação em cada uma delas. De quebra ainda antecipei o time que Mano deverá mandar a campo para enfrentar o Vasco. Portanto, não tem confusão alguma, pois, tive o cuidado de separar por tópicos. Como de praxe veio a sua lasca... Mas, homenageio com justiça, pois, sei que você lê com carinho os textos.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 02-05-18 23h39min
João, primeira batalha vencida sem dificuldades. Acho que o MM pode até poupar o time na LA e colocar força máxima no Brasileirão..
 heliosangueazul | São Paulo | 03-05-18 14h42min
boa tarde a todos. Obrigado João pela homenagem e parabéns por mais essa ótima coluna. Vencemos a primeira batalha de maio, é pouco? Sim, mas já é um bom sinal. Não deve ter problemas para se classificar na LA, resta saber se vai reagir no brasileiro e como irá se portar na CB.
 heliosangueazul | São Paulo | 03-05-18 14h56min
Me preocupa um pouco o duelo das oitavas da C B, esse time do Atlético PR é encardido, como você citou, se poupou e se preparou bem para os grandes torneios do ano e vem jogando um futebol bonito e eficiente. Mas as vezes é até melhor passar por grandes testes antecipadamente. Melhor primeiro pensar no Botafogo, precisamos reagir no brasileiro, Z 4 não combina com o Cruzeiro.
 pyxis | BHZ | 04-05-18 16h59min
JD, sempre estive de ´olho vivo`, bem aberto.
De qualquer maneira, iremos a CWB dia 16/5... e nem ligo mais para as farras da FMF e CBF....
Eles estão na direção de TUDO... e o ex-dirigente do Cruzeiro, também está lá nos protegendo contra eles...


Tô mais tranquilo que cozinheiro de hospício !!!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 06-05-18 18h16min
João, vencemos a segunda batalha...
 pyxis | BHZ | 06-05-18 18h53min
Utilizo a coluna do João Duarte para comunicar a todos o passamento da mãe dele.
A Sra. Madalena Chiabi de Oliveira Duarte faleceu nesta data e será sepultada amanhã (7/5) às 16 horas, no Parque da Colina.


Os mais profundos sentimentos de pesar de todos da familia Cruzeiro.Org à família de Madalena Chiabi Duarte.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 07-05-18 07h31min
Meus sentimentos, caro João!O tempo, a família e os amigos, são os melhores aliados nesse momento. Força e Fé. Abraços!
 heliosangueazul | São Paulo | 07-05-18 14h26min
João, meus profundos sentimentos. Que o altíssimo tenha reservado um bom lugar para a Sra sua mãe. A minha mãezinha também se foi a pouco tempo, a gente sabe que mesmo sendo o ciclo da vida, ainda assim a perda é muito grande. Só mesmo o tempo e a fé em de Deus para nos dar força em um momento deste. Fiquem com Deus, você e seus familiares. Abraço.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 13-05-18 14h49min
Vencemos mais uma batalha!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 17-05-18 10h00min
Mis uma batalha vencida!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-05-18 21h28min
João Duarte, obrigado pela homenagem. Tentei acessar várias vezes e não conseguia. A senha estava indo para o Span.Estou gostando do time. Parece que acertou mesmo. Dedé está jogando muito, assim como Arrascaeta.Acredito numa vitória contra as frangas amanhã, apesar do time ser misto.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-05-18 23h29min
Primeiro lugar garantido no grupo da LA, falta agora uma vitória no domingo para fechar o mês com chave de ouro.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-05-18 19h57min
Mais um obstáculo vencido!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
16/07 - 07h33 [4 coment.]
Cruzeiro busca vaga nas quartas de final da Copa do Brasil 2018 

15/07 - 09h14 [1 coment.]
Wagner Pires de Sá fala sobre finanças e transações de jogadores 

14/07 - 14h58 [3 coment.]
Site divulga proposta do Cruzeiro ao Guangzhou por Ricardo Goulart 

13/07 - 18h11 [2 coment.]
Mano se diz satisfeito com grupo e explica contratação de Barcos 

12/07 - 17h38 [1 coment.]
Simon é notificado pelo Sada Cruzeiro por não ter se apresentado 

12/07 - 06h03 [2 coment.]
Cruzeiro atua melhor mas cede empate contra o Corínthians (SP) 

11/07 - 19h30 [4 coment.]
Sub 20 estreia no Brasileiro da categoria com vitória fora de casa 

11/07 - 18h15 [1 coment.]
Sub 15 é vice campeão na Copa 2 de Julho, disputada na Bahia 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster