Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

10/08/2018 | Joao Duarte
Preparo Físico - Valência Fundamental

De todos os times que estão ainda em 3 frentes, só o Flamengo não priorizou competições e piorou a situação em 2 delas.

Mundo Azul,

Preparo Físico - Valência Fundamental - Os mais românticos se lembram com saudades dos anos 60/70 onde cada time brasileiro tinha seus craques em campo e os jogos na maioria das vezes eram decididos na base do talento destes jogadores.
Era o tempo em que se escalava a linha com 5 jogadores que tinham posições mais fixas em campo : ponta direita (7), meia direita (8), CENTROAVANTE (9), meia esquerda (10) e ponta esquerda (11).
Assim muitos se lembrarão dos grandes esquadrões nos quais brilhavam intensamente vários craques da camisa DEZ :

♦ SANTOS : Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe

♦ CRUZEIRO : Natal, Tostão, Evaldo, Dirceu Lopes e Hilton Oliveira

♦ BOTAFOGO : Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagallo

♦ PALMEIRAS : Julinho, Servílio, Tupãzinho, Ademir da Guia e Rinaldo

♦ FLAMENGO : Joel, Moacir, Henrique, Dida e Babá

♦ FLUMINENSE : Maurinho, Paulinho, Valdo, Telê e Escurinho


No Cruzeiro Dirceu Lopes e Tostão usavam as camisas invertidas, pois, de fato e direito Dirceu Lopes atuava mais pela direita e Tostão mais à esquerda. Entretanto, nunca mantinham posição fixa, se deslocavam muito e faziam várias funções táticas em campo, inclusive sabiam marcar, fechar setor. Eram craques adiante do seu tempo.

Fiz este preâmbulo para falar do rei Pelé, um atleta perfeito, que fazia 100 m em menos de 11 segundos. Enquanto os demais atletas corriam uma média de 6 km por jogo Pelé tinha capacidade de correr 9 ou 10 km, sem se cansar. E isto muito lhe ajudou a marcar gols, especialmente nos finais de partidas, quando literalmente muitos adversários arriavam as meias, um sinal claro de cansaço.
Não se pode esquecer que os materiais daquele tempo e também os gramados eram incomparavelmente piores para os atletas, o que causava um grande desgaste.
Observe-se que o Santos jogava muito e a presença de Pelé muitas vezes significava um cachê muito maior para o esquadrão santista. Assim, Pelé tinha cuidado especial com seu preparo físico e aliava à sua técnica fundamental para superar as dificuldades impostas pelo calendário do Santos, que era um dos times do mundo que mais excursionava entre 1958 e 1970.

Naqueles tempos os times corriam em média 6 km por partida, porém, nos dias de hoje já há posições que os jogadores correm 15 km por partida e em média 10 - 12 km por partida são valores de referência.
Mesmo com a melhoria dos gramados, chuteiras, camisas, meias a marcação é muito mais severa. E para complicar a situação, na maioria das partidas o jogo se desenvolve em faixas de 30 metros de comprimento por 68 m de largura.
No passado, os jogadores eram espalhados em campo e os campos eram mais largos. Por exemplo, Maracanã e Mineirão tinham dimensões de 110 m x 75 m.
Imaginem, que o jogo se desenvolvesse numa faixa de 60 m (intermediária a intermediária), ou seja, 60 x 75 = 4.500 m2.
A área se reduziu para 30 x 68 = 2.040 m2.
Então, os jogadores correm quase o dobro e a área a cobrir é menos da metade, o que explica um desgaste acentuadamente maior destes atletas, seja na marcação ou mesmo na construção das jogadas.
O futebol realmente mudou muito e o preparo físico é valência fundamental.
Então, quando se diz que é necessário se poupar jogadores, porque há um desgaste absurdo, não é exagero.
A medicina avançou e hoje os testes detectam desgaste com boa precisão, o que contribuiu para a redução das contusões musculares, frequentes no passado.

Nos últimos dias uma grande discussão tomou conta das mesas redondas e programas esportivos da TV Brasileira, sendo que alguns comentaristas ridicularizaram os treinadores que pouparam 100% dos seus titulares no Brasileiro, os poupando para que pudessem disputar as competições eliminatórias.
Como fizeram os times ?
O Cruzeiro poupou jogadores contra o Vitória, foi criticado porque empatou a partida (merecia ter ganho o jogo, se não fosse a interferência da arbitragem) e conseguiu vencer as 2 partidas contra Santos (1 x 0) e Flamengo (2 x 0) ambas fora de casa, levando grande vantagem para as decisões de fase no Mineirão.
O Grêmio poupou os titulares, ganhou do Flamengo no Brasileiro, empatou pela Copa do Brasil e perdeu do Estudiantes pela Libertadores.
O Corinthians ganhou da Chapecoense pela Copa do Brasil, e perdeu do Colo-Colo pela Libertadores.
O Palmeiras empatou com Bahia na Copa do Brasil (fora), empatou com o América-MG pelo Brasileiro (fora) e ganhou do Cerro Porteño por 2 x 0 também fora.
De todos os times que estão ainda em 3 frentes, só o Flamengo não priorizou competições e piorou a situação em 2 delas ao perder dos reservas do Grêmio em partida válida pelo Brasileiro e ao perder do Cruzeiro em partida válida pela Copa Libertadores.

Renato Gaúcho repetiu a estratégia do ano passado que resultou no título da Libertadores e Mano Menezes também usou a mesma, ambos tiraram os seus jogadores mais importantes das partidas, usando alguns de forma parcial.
Felipão e Osmar Loss mesclaram os times, girando o elenco, mas, mantendo uma base.
☻ CONCLUSÃO : Será preciso se aguardar os jogos de volta para se determinar qual foi a melhor estratégia, mas, decerto, manter o mesmo time jogando seguidamente não resultou na melhor prática até aqui.

☻ Qual time do Cruzeiro deverá enfrentar o Flamengo no domingo em partida válida pela 18ª rodada do Brasileiro ? Em minha opinião, por não poder contar com Lucas Romero, que sentiu dores na coxa e foi poupado, o Cruzeiro deverá mandar a campo no 4-2-3-1 a seguinte formação:
- Rafael, Ezequiel, Manoel, Murilo e Marcelo Hermes; Henrique e Ariel Cabral; Rafinha (Sóbis), Mancuello e David; Raniel.
Trata-se de uma chance para todos estes jogadores mostrarem serviço e se creditarem para muito em breve fazerem parte do time titular.
- O ala Patrick Brey e o goleiro Vitor Eudes se juntaram à delegação para esta partida, indicando que Fábio nem para o banco deve ir.
- Bruno Silva está suspenso para esta partida, pelo 3º cartão amarelo.

☻ Respondendo ao Ronito - O fato de um treinador ir mal em um time é indicador de que ele não vá dar certo em outro ?

Resposta - Claro que não. Marcelo Oliveira saiu escorraçado do Vasco após uma sequência de derrotas em 2012, para brilhar intensamente no Cruzeiro em 2013 e 2014. Assim, Fernando Diniz até poderia dar certo em outro clube.
Entretanto, gostei demais da ideia do João Costa de colocá-lo para treinar a base do Cruzeiro, pois, fabricaria jogadores versáteis, capazes de fazer várias funções táticas diferentes em campo, o que é ótimo para qualquer treinador. Infelizmente, creio que ele não aceitaria a nossa oferta (palpite).

E as homenagens hoje vão para : Ronito de Marília-SP (o pole da semana anterior), Vitor de Vitória, Samuel de Jaboticatubas, João Costa de Brasília, Hélio Sangue Azul (São Paulo), Pyxis de Santa Quitéria, Rodrigo Ferrari de Pindamonhangaba-SP, Carlos H. C. Campos de Resende-RJ, Beth Makennel de Itabira-MG, Elias Guimarães de Mariana-MG e Drª Maria Celeste Gonçalves de Itajubá-MG e Sorocaba-SP...

E de Conceição do Mato Dentro-MG: Luiz Generoso, Gilson Vertelo, Matheus Aguiar, Guilherme Costa, Romero Santa Bárbara, Thadeu Miranda, Lucas Freitas, Pablo Moura, Claudiney Costa, Renata Cunha e Esthéffany Santos... Timaço sob o comando do casal da mão direita pesada Rúbia Santa Bárbara e Otacilio Costa Neto.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Pyxis | BHZ | 10-08-18 11h47min
AVISO
NADA DO QUE ESCREVO É PESSOAL SOBRE POLÍTICA, FUTEBOL, RELIGIÃO.

1) Graças a Deus APOIEI o Mano e não atribuí responsabilidade a ele pelo resultado em SAlvador, ANTES do jogo contra o Fla.
2) Comparar alhos com bugalhos é um paralogismo interessante. Mas não funciona.
3) Não preciso esperar o final para MANIFESTAR minha opinião sobre Mano, TN30 etc. Não tenho minha opinião em função de resultado e do acontecido...
Nos preparemos para o SANTOS !
 Joao Duarte | Vit�ria | 10-08-18 13h34min
Já que me chamou de burro tenho que fazer uso da alcunha e te perguntar quais os alhos e bugalhos...
Porque comparei coisas certas e fiz referência histórica, para mostrar que o futebol mudou e que hoje se depende muito mais do físico que antes, que o contato é muito mais frequente, que a intensidade do jogo é absurdamente maior e que os espaços se diminuem a cada temporada.
Se isto relevância com a valência PREPARO FÍSICO então é melhor que eu me cale.
 Ronito | Marilia | 10-08-18 13h45min
Fui até mencionado na coluna! RS...Acho que podemos dar um zéfiní nesse achismo de treinador dar certo ou não, né? Bandeira Branca...Podemos concordar que a preparação física ganha jogo, que o futebol mudou, mas... discordamos quando esse assunto diz respeito ao Cruzeiro! Explico: Temos jogadores que não jogaram nem a metade das partidas que disputamos, e ainda continuam sendo poupados! Que desgaste físico é esse? Na minha opinião, o rodízio serve para esconder que o jogador está mal demais! TN
 Joao Duarte | Vit�ria | 10-08-18 13h53min
Grande Ronito,
Sobre que jogadores você faz menção ?
Pode ter jogado 20, 30 ou 40 partidas...
O critério tem sido preservar os caras evitando fazer 5 jogos seguidos o tempo todo...
O que você diz ser ACHISMO, os caras contrapõem dizendo que a FISIOLOGIA fez leitura diferente.
Esconder má fase de jogador ? Bobagem né...
Se você tivesse um Thiago Neves no seu elenco iria jogá-lo às traças ou tentar recuperar o cara ?
Você o viu agradecer ao chefe p/ tratamento ?
 Ronito | Marilia | 10-08-18 14h32min
Grande João, vou na sua sequência ok?! 1) Thiago N, Edílson e Robinho (e se melhorou um pouco); 2) Sobre o achismo, me refiro à Fisiologia, mas sobre nossa discussão a respeito dos técnicos que não vinham de bons trabalhos,e que você disse que poderia não dar certo no Cruzeiro; 3)Substitua a palavra esconder por poupar. Poupa o jogador das vaias da torcida, dá um migué na imprensa e nos poupa do show de horrores em campo...
 Ronito | Marilia | 10-08-18 14h35min
4) Se eu tivesse um jogador caro como o Thiago N, jogando sem vontade e não fazendo nada há 1 ano, já teria o enviado para as Arábias há muito tempo. 5)Não vi
 Ronito | Marilia | 10-08-18 14h36min
Correção: 2) Não estava me referindo a Fisiologia...
 Joao Duarte | Vit�ria | 10-08-18 16h25min
Prezado Ronito,
Eu te respondi sobre isto dizendo que Marcelo Oliveira brilhou no Cruzeiro depois de ter ido mal no Vasco.
E sobre o Fernando Diniz o que disse é que ele teria que ter jogadores com o perfil ideal para implementar o seu sistema de futebol. Ao meu ver, pode dar certo, mas, duvido que algum clube vá lhe dar o tempo necessário e as peças que precisa para implementar algo assim...
Ninguém conseguiu repetir RINUS MITCHELS, porque será ?
 Ronito | Marilia | 10-08-18 16h50min
João, João, João, por isso eu disse: Zéfiní nesse assunto de treinador, zéfiní em parar de achar se vai dar certo ou não! Mas você não entendeu e achou que eu estava me referindo a fisiologia. Entendeu que não era sobre isso? Sobre o treinador da Holanda, não o vi em ação, por isso não tem como comentar. Mas, não vejo o Diniz tentando repetir o feito! Nesse ano mesmo ele armou o CAP no 4.1.4.1, 4.2.4, 4.3.3,... Talvez, nossos amigos de Curutiba possam falar mais a respeito!
 Ronito | Marilia | 10-08-18 16h53min
Antes que me coloque em contradição, eu digo que o Diniz não está tentando repetir o feito, com base no seu relato da coluna anterior, onde descreveu um pouco sobre o método de trabalho do treinador Holandês, ok?
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 10-08-18 17h52min
João, obrigada pela homenagem. Só o final da temporada vai nos permitir dizer quem errou ou acertou...
 pyxis | BHZ | 11-08-18 07h15min
Argumentum ad misericordiam

Também conhecida como ´Apelo à Piedade` é uma falácia praticada por paralogistas (sofistas evitam usá-la) em que o indivíduo busca a Piedade e simpatia dos ouvintes / leitores para seu ´argumento`, desviando o foco principal para sua ´mazela. Joga com os sentimentos das pessoas para antipatizar quem tem argumentos contrários e habilidade de pensar.

JDuarte, neste espaço, contexto e discussão, te chamei de BURRO onde? ...
 pyxis | BHZ | 11-08-18 07h18min
. . .Dito isto, vou ser magnânimo…
Fala em ´atualização`e bla bla bla… fica defendendo o Mano e a ´valência` da educação física; vai até times da década de 60.
Vou aqui perto... a coisa se chama FISIOLOGIA, o Mano desrespeita…
TENTE, se conseguir, explicar o caso do atacante que lesionou-se na decisão contra os urubus na Copa Br do ano passado e que foi escalado CONTRA a decisão da fisiologia e que suscitou no pedido de demissão do fisiologista quando o Mano renovou. TENTE !
 pyxis | BHZ | 11-08-18 07h20min
(RE)AVISO
NADA DO QUE ESCREVO SOBRE POLÍTICA, FUTEBOL, RELIGIÃO, TEM CUNHO PESSOAL.
 Joao Duarte | Vit�ria | 11-08-18 14h11min
Sobre.o.Mano.veja.o>que>você>me>escreveu>Evandrão
Você e seus paralogismos pueris.. quem tá pedindo a saída do Mano? Não pode falar que o cara é PÉSSIMO e você aparece com coluna defendendo ele. O cara protege jogador e insiste com outros sem NENHUMA condição de serem titulares. Pior é que muita gente pensa como você e não passa de teleguiado. Não pode falar o que pensa do Mano que se não for o que VOCÊ pensa é porque quer que ele saia? Eu quero que ele SUMA da Toca II ao final da temporada
 pyxis | BHZ | 12-08-18 20h56min
Incorrigível JD,
Só você e seus seguidores mesmo...
Eu falo que vou desistir mas não tem jeito.... quedo-me triste em ver sua insistência...
NÃO CONSEGUIU indicar onde te chamei de burro e reproduz AQUI, uma coisa que escrevi alhures, NOUTRO CONTEXTO (mesmo que o mote inicial tenha sido a MESMA coluna)...
Não posso fazer NADA... escrevi o que penso e NUNCA pedi a saída do Mano ou de qualquer outro treinador no meio da temporada...
Mas você fica feliz é com babação
BE HAPPY !
 Rodrigo Ferrari  | Pindamonhangaba | 13-08-18 08h51min
J.D. , bom dia, e mais uma vez muito obrigado pela homenagem ! Fazendo uma correção na sua coluna ! Quem fez a sugestão de contratar o Fernando Diniz para treinar o Sub-20 foi eu! KKKK! Agora falando da estrategia adotada pelo MM de poupar o time principal para os torneios Mata-Mata , eu acho correto. Agora isso mostra que temos um segundo time muito fraco ! Exemplos : Ezequiel,Mancuello,Marcelo Hermes,Bruno S e já estou questionando também o David!São muito fracos para jogar no Cruzeiro
 webmaster | Belo Horizonte | 16-08-18 13h06min
AVISO

Pedimos desculpas aos leitores de notícias e colunas pois estamos atrasados e com dificuldades de publicação de várias atualizações em função de problemas tecnológicos.
 heliosangueazul | São Paulo | 17-08-18 16h44min
João, você só não acertou totalmente o time que começaria jogando contra o Flamengo pelo brasileiro por que o Murilo sentiu contusão antes do jogo. Será que o Mano já havia passado antecipadamente a escalação pra você? rsrs Estou brincando, é que quem sabe, sabe.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
08/12 - 07h36 [3 coment.]
Cruzeiro: raio-X da situação contratual do elenco 

07/12 - 17h00 [1 coment.]
Torcida do Cruzeiro rompe 1 milhão de presentes na Toca 3 em 2018 

02/12 - 06h12 [4 coment.]
Cruzeiro enfrenta Bahia no Pituaçu em ritmo de despedida 

01/12 - 19h31 [3 coment.]
Cruzeiro anuncia que recusou proposta de negociação de Romero 

30/11 - 10h19 [1 coment.]
Tríplice Coroa - 15 anos de feito histórico no futebol brasileiro 

29/11 - 18h36 [2 coment.]
Sada Cruzeiro despede-se do Mundial de Clubes com vitória 

28/11 - 19h40 [2 coment.]
Cruzeiro cede ao Palmeiras (SP), direitos sobre o lateral Mayke 

28/11 - 18h48 [1 coment.]
Da Arquibancada - Procuram-se Sombras - Gustavo Nolasco 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster