Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO - Solicitamos que todos os usuários alterem suas senhas - Cliquem em ESQUECI minha senha e aguardem o recebimento de uma nova senha - #ForçaCHAPE
Site Oficial da Torcida do Cruzeiro



Papo com Marcel Fleming
Marcel Fleming escreve regularmente

16/08/2006 | Marcel Fleming
Muro de Lamentações

"O Cruzeiro enganou a torcida na fase pré-copa do Campeonato Brasileiro."

É nisso que tem se transformado o vestiário do Cruzeiro nas últimas rodadas. São as tais lamentações de um time que não se encontra mais em campo. De um time que, parece, mostra a sua verdadeira cara: uma equipe ainda por se encontrar, dadas as diversas mudanças que, por um motivo ou outro, impedem o treinador de formar uma equipe coesa, identificada com o nome Cruzeiro Esporte Clube.


O Cruzeiro enganou a torcida na fase pré-copa do Campeonato Brasileiro. Naquele momento, se algum de nós aqui dissesse que a situação do Cruzeiro na tabela não era condizente com o time que temos, muito provavelmente seria trucidado com os comentários raivosos, sendo tachado de pessimista (no melhor caso) ou até mesmo anti-cruzeirense. Mas lembro-me perfeitamente de um comentário do Tostão de que o Cruzeiro tem time para, no máximo, estar entre os 10 melhores. E acho que, quando Tostão fala, é bom prestar atenção.

O que estamos vendo agora é a realidade do Cruzeiro: um time que vem perdendo sua capacidade de reação. Após uma partida muito bem jogada contra o Corinthians, o Cruzeiro não encontrou mais o caminho da vitória.

Pior, parece perder para si mesmo. Parece perder para sua própria incapacidade de fazer gols. Perde para a sua própria imaturidade para enfrentar as derrotas. A impressão que dá é que os jogadores, técnico e diretoria se deixaram enganar pelo resultado da “primeira fase” do Brasileirão e não consegue mais reagir a uma realidade muito mais dura: a de que somos, hoje, um time medíocre - no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, mediano, comum.

Enquanto tudo isso acontece, o Cruzeiro consegue a proeza de anunciar a venda da única contratação de peso realizada nesta temporada. Por mais que Gil tenha ficado devendo, é sempre importante ter um jogador que sirva de referência para seus companheiros em campo. Gil era um desses jogadores. Apesar de uns dizerem que era a “versão moderna da enceradeira”, Gil é um jogador que exige uma certa atenção da zaga adversária e tem recursos para tentar derrubar os esquemas táticos quadrados e defensivos.

Gil não chegou a ser um jogador brilhante. Mas no mar de mediocridade que assola a Toca, Gil era uma pequena brisa de esperança. Sem ele, temos quem lá na frente???

Mas o pior não é a mediocridade técnica do time, mas a mediocridade de espírito. Os jogadores parecem não se abalar. Nós, cruzeirenses de coração, ficamos abatidos a cada gol adversário, a cada derrota. Ficamos “mordidos” por completar não sei quantos jogos sem vencer o Fluminense ou o Paraná.

Mas para os jogadores é normal. Afinal, quantos dos que jogaram hoje tinham essa sensação de que há tempos não vencemos o tricolor carioca? Quantos se incomodam com mais uma derrota em casa para a arrogância do futebol do “eixo global” (times do Rio-SP suportados amplamente pela mídia predominante).

Para os jogadores, foi apenas mais um dia ruim no trabalho. Aliás, para alguns somente, porque para dois deles pelo menos, o dia seria completado com uma viagem para integrar a seleção brasileira, o que para suas carreiras é muito mais importante que ganhar ou perder pelo Cruzeiro.

O Cruzeiro tanto virou uma vitrine de jogadores, que seus jogadores e diretoria não se preocupam mais com o sentimento e a paixão daqueles que garantem ao Cruzeiro Esporte Clube uma das poucas posições que não lhe podem ser facilmente tiradas: a de uma das 6 maiores torcidas do Brasil.

Em grandes empresas, quando um funcionário é contratado, ele passa por um processo normalmente chamado de integração: assiste a vídeos que mostram o que a empresa faz, um pouco da história da empresa, como a empresa funciona. Eu acho que todo jogador que é “integrado” ao elenco de um time deveria passar por um processo semelhante. Para adquirir um mínimo de identificação com o clube.

Aí reside o problema: ao entrar em campo vestindo a camisa celeste como se fosse a de um clube qualquer, trampolim para a Europa ou seleção, esses jogadores aos poucos minam a confiança de uma massa de 6 milhões de torcedores apaixonados e fiéis. Que não esperam que se dê espeáculo sempre. Mas que se jogue com raça e vontade de vencer.

Sabemos que temos um time mediano na técnica. Mas muitas vezes o Cruzeiro se superou na raça e na vontade. Elementos esses que inexistem hoje, exceto por alguma poucas exceções.

Estamos numa descendente que tende a piorar: pela frente teremos o Santos na Vila (um time e um técnico que estão conosco entalado na garganta) e o melhor time do Brasil (São Paulo). Portanto, meus caros, sou pessimista sim, para as próximas rodadas: um empate contra qualquer um deles será lucro.

E acho bom começar a nos preocupar: estamos agora a 7 pontos do líder e a 9 da zona de rebaixamento!!!

Sinceramente, temo que nosso muro de lamentações fique pior nas próximas rodadas.


De Bate-Pronto.

“Enquanto isso, na sala de justiça...”

Nunca vi tamanha passividade dos dirigentes do Cruzeiro como nos últimos tempos. Toda a fanfarrice dos Perrela parece ter sumido.


Balcão de Negócios

Jogador vai, jogador.... Putz... não dá pra completar a frase como gostaria!


Incompetência mesmo...

Além da passividade, ainda temos que lidar com erros administrativos e de marketing que fazem com que o Cruzeiro tenha que lutar em várias frentes fora de campo. Se fosse para ser processado por “aliciar” um jogador de nome, ainda vá lá. Mas por causa de um... quem mesmo????

Marcel Fleming
mfleming@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Papo com Marcel Fleming

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Palestrino41 | Belo Horizonte | 16-08-06 10h38min
Perfeito, Marcelo. Concordo com tudo que vc diz, sem tirar nem pôr.
 ricardo | Belo Horizonte | 16-08-06 11h18min
Prezado Marcelo, boa panorâmica sobre os últimos acontecimentos na Toca. Vamos torcer para que tudo dê certo. Um abraço. Saudações Celestes.
 Olecram | Poços de Caldas | 16-08-06 12h33min
Caro Marcel, endosso sua análise, salvo no que diz respeito ao Gil, que, pelo que mostrou enquanto jogou no nosso time, não metia medo em ninguém, nem servia como referência no nosso ataque. Pelo contrário, ele era figurinha carimbada nas baladas e NUNCA demonstrou amor pela camisa que vestiu! Resta esperar a liberação do Giovanni ou o retorno do Araújo para termos uma verdadeira referência no ataque, que está fazendo muita falta.
 MarceloFox | BELO HORIZONTE | 17-08-06 08h36min
Muito bom, Marcel!!! Faltou só completar com mico do ano, a contratação desse Elber. Foi como se comprássemos um trasatlantico para navegar na lagoa da Pampulha, talvez, a contratação mais equivocada depois do Guilherme, tenha sido essa, pois não acredito que vá ainda conseguir fazer algo pelo Cruzeiro, a não ser falar alemão e receber homengaens. Será que contrataram um ex-jogador?
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 16-08-06 17h56min
Engraçado, meu comentário foi posterior aos demais e foi postado bem antes! É de lamentar mesmo, caro Marcel.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 16-08-06 17h52min
Grande Marcel, é êste mesmo o retrato da realidade Cruzeirense! Tá feio em todos os setores, ou seja: no gramado, na diretoria, no departamento médico, no jurídico, no de marketing, no escritório e na instituição, como um todo! Como diz o Fusil, "TÁ OSSO"
 rapozaco | Belo Horizonte | 16-08-06 13h23min
Marcel...Disse a amigos nos últimos compromissos celestes que este time Cruzeiro , após tomar um gol,parcia aquele boxeador que tomou um direto no fígado, estando à mercê do seu oponente.Caso tome outro golpe no queixo é lona na certa.E você TEM CERTEZA que esse golpe é questão de tempo, como pudemos constatar nos gols do Santinha e do baba do Tuta.Time totalmente sem personalidade,sem uma referência que chame a responsabilidade.Parece que O Fábio entrou com a cabeça na seleção.Wagner foi melhor
 rapozaco | Belo Horizonte | 16-08-06 13h27min
Wagner foi melhor,mas não deixou de dar uma sumida na segunda etapa.O Dracena chamou a atenção, esbravejou, mas sozinho não resolve nada.E parece que na sua cabeça, o Cruzeiro prá ele é igual o golpe fatal...questão de tempo.E quem algum dia pensaria que lamentaríamos uma contusão do Jonilson?Sem ele o que era ruim ficou muito pior.E quem pensaria que lamentariamos as ausências de Martinêz e Fábio Santos??São contusões sucessivas, subsequentes que já está enervando, minando um grupo restrito...
 rapozaco | Belo Horizonte | 16-08-06 13h32min
E numa palavra muito em moda hoje em dia...SOMATÓRIO, vimos a falta de planejamento + um plantel reduzido + contratações duvidosas e/ou cujo desempenho não correspondeu ( ex...GIL)+ preparação física questionável (onde adviram distenções,estiramentos,torções) + problemas jurídicos ( falta de condição de inscrição de jogadores vindos do exterior )+ uma ziquizira de dar gosto(contusão do Araújo,Kerlon, etc) deixaram o futebol do Cruzeiro em queda livre. Podemos melhorar???
 rapozaco | Belo Horizonte | 16-08-06 13h38min
Na minha opinião SIM, desde que se resolvam graves problemas,quais: Uma nova mentalidade na preparação física, objetivando a diminuição da carga específica, evitando os seguidos estiramentos, distenções,etc.Acordo com o LEO SILVA, visando a melhora da saída de bola pelo lado direito. Maior empenho na resolução dessa pendenga na FIFA, visando a liberação para aquisição de novos reforços, especialmente laterais e meio campo/ataque, suprindo as saídas recentes.E principalmente PENSAMENTO POSITIVO!!
 rapozaco | Belo Horizonte | 16-08-06 13h43min
Pensamento positivo,mentalização positiva, reuniões e palestras com profissionais no campo motivacional.Estabelecer METAS e cobrá-las.Penalizar quem não se enquadrar(as famosas baladas),não na marcação cerrada mas na concientização do grupo (Nos moldes das reuniões feitas em 2003 com o Sr.Maurinho & Cia).Maior empenho PESSOAL da diretoria (esqueçam o diretor de futebol)na aquisição de reforços(esqueçam o Bom Bonito e Barato).Poucos com qualidade em detrimento de baciada.Acredito que é por ai!!!
 rapozaco | Belo Horizonte | 16-08-06 13h48min
Estou aguardando o ENCONTRO CRUZEIRO.ORG onde poderemos debater, mesmo que informalmente, esse e outros temas de interesse no nosso clube. Portanto convidamos o máximo possível de frequentadores deste site prá comparecer ao encontro, que certamente marcará época. E ai, Marcel, nos dará o prazer da presença????
 webber | Belo Horizonte | 20-08-06 17h27min
É isso Marcel. Você encontrou em palavras sensatas o que muito cruzeirense indignado não faria sem usar 11 entre 10 palavrões. Quando escrevo, estou escutando ao jogo contra o São Paulo e o Ceni acaba de marcar o seu segundo gol. Falei noutras páginas que o Cruzeiro não sabe matar o jogo e este perneta do Wagner cutucou a onça com vara curta. Olha no que deu. É ruim mesmo este jogador; não tem personalidade, não tem talento, não tem carisma, não tem nada. Que m... de time (não o clube, não).
 webber | Belo Horizonte | 20-08-06 17h35min
Aliás o Cruzeiro não jogou contra o São Paulo. Jogou contra o rogério ceni e contra si. E perdeu, como vem perdendo e se perdendo. O timinho de quinta categoria, o ***** de time que não sabe matar um jogo. Tem sido assim e até quando? Tá na hora de um protesto forte contra a diretoria. Tudo isto é fruto da política do clube. Tudo tem a ver com o pouco compromisso que os jogadores tem com o clube e torcida. Só nas negociações de jogadores.
 gesoco | Não definido | 02-11-08 19h15min
Precisamos descobrir por que o Adilson, não gosta de escalar o time certo! Ou melhor será que sempre tem que escalar os protegidos!! Ou o protegido sem capacidade!! No inicio ele tinha que achar lugar para Fabricio, Parana e Henrique.. o fabrico mostrou futebol.. o Parana também mas o Henrique.. dizem que rapaz é namorado da filha dele,, se isso for verdade, o cara ta colocando tudo a perder para dar cobertura ao Genro.. Veja toda vez que o Henrique jogou!! O time foi horroroso, jadilson já
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
27/04 - 21h26 [0 coment.]
Diretoria procura MP/MG e estuda medidas judiciais pela torcida 

27/04 - 20h18 [0 coment.]
Vicintin sobre Castellar: ´Só falo com o chefe dele, o prefeito` 

27/04 - 19h08 [0 coment.]
Marcos Valadares deixa comando técnico da equipe sub-20 

27/04 - 17h57 [0 coment.]
Primeira partida da decisão mineira terá árbitro ´FIFA` paraense 

26/04 - 13h28 [5 coment.]
Cruzeiro repudia, oficialmente, declarações de presidente da FMF 

26/04 - 13h23 [3 coment.]
Zezé Perrella aproveita oportunidade e critica atual diretoria 

26/04 - 12h13 [1 coment.]
Cruzeiro fará apelo à PM e dispara contra parcialidade da FMF 

26/04 - 11h03 [1 coment.]
Diretoria garante que defenderá os direitos do torcedor na final 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster