Olá visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

Cruzeiro.Org - o único espaço virtual onde o debate é privilegiado. Opinião "formada" fica para depois - Manifeste-se !!!

 Atualizado em 25-10-14 05h42min  |  Fonte: Blog Guerrilha Celeste - Cruzeiro.Org |  Qtd Leituras: 7396
A origem da diferença entre estatísticas de Cruzeiro x Atlético-MG

Atualmente há uma diferença de 12 vitórias entre as estatísticas apresentadas pelo CAM e pelo Cruzeiro no confronto direto entre os 2 times desde a primeira, em 17 de abril de 1921, quando o Cruzeiro venceu o adversário citadino por 3x0.

Henrique Ribeiro, um dos maiores historiadores esportivos do Brasil, jornalista e pesquisador, concedeu uma entrevista onde demonstra a diferença entre estatísticas e fala, de maneira fundamentada, da origem do problema consolidade pelos adversários em 1988 e repetida pela mídia parcial e tendenciosa.

- É sabido que Cruzeiro e Atlético-MG possuem estatísticas diferentes em relação aos confrontos entre os 2 clubes. Qual a sua iniciativa ante o Atlético-MG prá ter acesso aos dados deles? Existiu alguma ligação entre pessoas dos 2 clubes visando resolver essas diferenças?

Henrique Ribeiro :

- Conheço as estatísticas do Atlético que foram publicadas em 1988 no suplemento comemorativo aos 80 anos do clube. Pela relação de clássicos é fácil observar os erros. Há resultados invertidos de alguns jogos, confrontos inexistentes e até jogos repetidos. O levantamento do Atlético foi uma iniciativa do Adelchi Ziller, que trabalhou em varios departamentos do alvinegro e que no início dos anos 70, contratou um grupo de estudantes para levantar os jogos do clube.

- Acontece que a cobertura dos jogos de futebol pela imprensa até meados da década de 30 não eram tão bem feitas como atualmente e os jornais deixavam até de dar o resultado do jogo. Nesses casos, por exemplo, algumas pessoas que trabalharam no Atlético acusam Adelchi Ziller de ter inventado placares favoráveis ao Atlético, principalmente, nos confrontos contra o Cruzeiro.

- Quando levantei o fato junto a imprensa um grupo de pessoas de dentro do Atlético-MG cuidaram de rever alguns erros grotescos e, a noite para o dia, as estatísticas deles apresentaram um decréscimo de 10 vitórias que eles próprios avaliaram como "excedentes" no confronto.

- No entanto, numa conversa que tive com Emerson Maurílio em 2002 (ele trabalhou com os dados do Atletico até 2006), tive outra decepção. Foi-me dito que eles consideravam em alguns confrontos, jogos-treinos e partidas envolvendo times-B. Isso contraria qualquer critério sensato para confrontos de futebol, e até de regulamentos de competições. Os dados que levantei entre Cruzeiro e Atlético-MG constam apenas os jogos oficiais e amistosos dos times principais que é a forma correta e que sempre foi adotado pelos departamentos técnicos dos clubes de futebol.

Considerando o relato do historiador, observamos que por não haver critério e nem comparativo com o Cruzeiro, a história que prevaleceu até o início da década de 90 foi a da versão do nosso rival.

Prestigiados órgãos de imprensa, como a Revista Placar, mudaram seus dados estatísticos e adotaram como base o critério do Henrique Ribeiro. Muitas outras divergências conceituais< provocam diferenças enormes. A ocorrência d eum incêndio na Federação Mineira de Futebol, contribuiu muito para que parte importante da história fosse perdida e proporcionasse este tipo de oportunismo jornalístico.

O Cruzeiro não se preocupa com estatística pois nossa história de conquistas é superior e fala por si.

As estatísticas do confronto são:

ESTATÍSTICA GERAL
Jogos: 458
Vitórias do Cruzeiro: 158
Empates: 121
Vitórias do Atlético-MG: 179
Gols do Cruzeiro: 596
Gols do Atlético-MG: 647
Saldo de gols do Cruzeiro: -51

CAMPEONATO MINEIRO
Foram 256 confrontos pelo Campeonato Mineiro, com 88 vitórias do Cruzeiro, 63 empates e 105 derrotas. O Cruzeiro marcou 282 gols e sofreu 328.

NO MINEIRÃO
As duas equipes se enfrentaram 225 vezes no estádio Mineirão, com 82 vitórias do Cruzeiro, 71 empates e 72 derrotas. O Cruzeiro marcou 263 gols e sofreu 244. No Mineirão, pelo Campeonato Mineiro, foram 143 partidas. A Raposa venceu 55, houve 43 empates e o adversário ganhou 45. O time celeste marcou 158 gols e levou 147.

* Com revisão e complemento de Cruzeiro.Org

/elo

Comentários:  Clique aqui e deixe o seu comentário

 pyxis | BHZ | 10-05-13 17h06min
Mais do que natural que alguém como Adelchi Ziller, com amplo acesso e domínio da mídia, quisesse contar a "estória" do jeito dele. NENHUMA mentira é eterna.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 10-05-13 17h12min
Sempre estaremos em vantagem contras as frangas, e se levarmos em conta o pós mineirão onde começa o profissionalismo aí é covardia. Dale Cruzeirão!!!
 Zezé | Belo Horizonte | 12-05-13 10h37min
Alguem sabe me informar algum bar que passará o jogo do Cruzeiro em São Paulo?
 Twitter 

 Notícias   rss
24/10 - 09h31 [8 coment.]
Os 4 motivos que explicam a queda de rendimento do líder 

24/10 - 09h19 [6 coment.]
Henrique, satisfeito no Cruzeiro, admite conversas para renovação 

24/10 - 09h11 [1 coment.]
Rafael passará por operação para corrigir lesão no menisco do joelho 

24/10 - 09h02 [8 coment.]
Equipe idealizada por Marcelo Oliveira nunca entrou em campo 

24/10 - 08h50 [1 coment.]
Alisson está fora da próxima partida e é dúvida para Copa do Brasil 

23/10 - 09h13 [19 coment.]
Atuações: Prass faz milagres, mas falha; Mouche e Dagoberto marcam 

23/10 - 09h02 [1 coment.]
Cruzeiro domina jogo mas só arranca empate nos minutos finais 

22/10 - 12h34 [63 coment.]
Cruzeiro luta por sequência de vitórias e aproximação do título 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org® 1999-2014 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster