Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** Participe da estreia do filme AZUL ESCURO - Você pode ser o convidado especial do Cruzeiro.Org ***

 Atualizado em 22-01-19 08h35min  |  Fonte: Portal UAI |  Qtd Leituras: 384
Atletas lamentam fim da equipe do Cruzeiro e falta de apoio ao esporte


Os corredores brasileiros de melhor colocação na São Silvestre não demonstraram felicidade plena nesta segunda-feira, em São Paulo. Mesmo parcialmente satisfeitos por terem sido os destaques do País no feminino e no masculino, os oitavos colocados Jenifer Nascimento e Giovani dos Santos criticaram a falta de apoio ao esporte no Brasil, principalmente pelo pouco patrocínio.

O mais contundente nas críticas foi Giovani. Dono de seis pódios na São Silvestre, ele lamentou que ano após ano a corrida continua a coroar corredores africanos como vencedores e os brasileiros continuam como coadjuvantes. ´As pessoas olham os brasileiros correndo, mas ninguém nos dá apoio. Se a gente tivesse mais estrutura, quem sabia o brasileiro teria o direito de nos cobrar por desempenho`, afirmou.

Neste ano a prova feminina foi vencida pela queniana Sandrafelis Tuei e a masculina teve a vitória do etíope Belay Bezabh. Desde 2010 um brasileiro não ganha a prova masculina, com Marilson dos Santos. Já entre as mulheres, o jejum dura desde 2006, com a vitória de Lucélia Peres. Os oitavos lugares de Giovani e Jenifer representam um resultado melhor aos atletas brasileiros em comparação a 2017.

Para Giovani, uma boa saída seria a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) conseguir levar um grupo de atletas para treinos na altitude, condição que auxilia na preparação física. ´Eu não tenho pista para treinar, sempre treino sozinho, no asfalto, na terra. Só com o apoio da minha família. Não posso ficar só comendo e dormindo. É preciso ter pensamento positivo para esperar o momento mudar e essa crise terminar`, comentou.

Os brasileiros lamentaram que o fim de 2018 marca o encerramento das atividades da equipe de atletismo do Cruzeiro, uma das mais tradicionais do Brasil, ativa há 34 anos. O clube arcava com R$ 30 mil mensais para manter a equipe de corrida, mas alegou corte de despesas ao extinguir o seu quadro de atletismo.

Campeão das Dez Milhas Garoto em 2018, além de vice da Maratona Internacional de São Paulo e da Maratona de Berlim, o atleta Wellington Bezerra, o Cipó, disse ter contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2019, mas admite a angústia por não saber seu futuro.

´Temos contrato até dezembro de 2019 e, pelo que fiquei sabendo pelo diretor técnico Alexandre Minardi, já surgiram as rescisões. Para mim, ainda não chegou o documento, cheguei a São Paulo no sábado. Mas procurei não sair do foco, não me expor em redes sociais, porque era momento de São Silvestre`, declarou à Gazeta Esportiva.

Além disso, o presidente Michel Temer anunciou no fim deste ano a redução de investimentos no programa Bolsa Atleta. O corte é de aproximadamente 50%.

´Sempre me perguntam sobre o nível técnico do brasileiro e os motivos que nos fazem ficar longe do pódio. Acho que a falta de apoio lá nas categorias de base é a resposta. Hoje está difícil. Ultimamente a gente só recebe notícia ruim`, afirmou Jenifer, atleta do Pinheiros. ´Com o meu resultado eu até fico feliz, mas outras questões que nos rodeiam me deixam tristes. Estou treinando todo dia, mas as notícias de falta de apoio me deixam chateada`, afirmou.

Os dois oitavos lugares representam uma melhora para o Brasil em comparação aos resultados de 2017. No ano passado o País teve o pior resultado na São Silvestre em 45 anos, com o 10º lugar de Joziane Cardoso (16ª neste ano) e o 12º posto de Ederson Pereira, que repetiu a posição na prova em 2018.

Veterano de 37 anos, Giovani afirma que o atletismo não é valorizado no Brasil. ´O futebol tem muita mídia. Eu vejo as 'peladas' de fim de ano, que têm transmissão dos canais de televisão. As pessoas me veem na São Silvestre e não sabem o que faço nos treinos durante o ano, como é o meu dia a dia`, reclamou.

/elo


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentários:  Clique aqui e deixe o seu comentário

Não há comentários para esta notícia.

 Twitter 

 Notícias   rss
19/01 - 21h05 [3 coment.]
Cruzeiro vence Guarani, em Divinópolis, na estreia do Mineiro 2019 

19/01 - 08h28 [0 coment.]
Toque di Letra - Com reajuste, Mineiro pagará R$ 38,5 milhões 

18/01 - 19h21 [0 coment.]
Primeira Liga fora do calendário de 2019 teve morte anunciada 

18/01 - 17h11 [0 coment.]
Cruzeiro divulga numeração fixa para 2019 com a ´10` sem dono 

18/01 - 07h59 [0 coment.]
Cruzeiro divulga preços de ingressos para jogo contra Patrocinense 

18/01 - 06h36 [0 coment.]
Cruzeiro é eliminado nos pênaltis na Copa SP de Juniores 2019 

17/01 - 19h49 [0 coment.]
Cruzeiro tem dois suspensos para a estreia no Mineiro´19 

17/01 - 18h31 [0 coment.]
Campeão da Copa do Brasil pode receber 70 milhões em premiação 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org® 1999-2019 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster