Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

27/02/2018 | Joao Duarte
Cruzeiro x Racing : Tradição No El Cilindro

Chegou finalmente o dia de avaliar o atual estágio do nosso time. O jogo contra o Racing tem tudo para ser muito bom

Mundo Azul,

☻ A história de Cruzeiro x Racing – A lista dos confrontos do Cruzeiro contra o Racing contém 12 jogos a saber :

♦ Racing 1x2 Cruzeiro - 15/04/1971 – Amistoso
♦ Cruzeiro 3 x 0 Racing – 28/04/1971 - Amistoso
♦ Racing 0x1 Cruzeiro - 07/07/1971 - Amistoso
♦ Racing 2x1 Cruzeiro - 13/06/1988 - Supercopa – Final - Ida
☺ https://youtu.be/XsIsQ48iDN8 (melhores momentos)
♦ Cruzeiro 1x1 Racing - 18/06/1988 – Supercopa – Final - Volta
☺ https://youtu.be/mh9G9vPaRYU (melhores momentos)
♦ Cruzeiro 1x0 Racing - 25/10/1990 - Supercopa
♦ Racing 1x0 Cruzeiro - 07/11/1990 - Supercopa
♦ Racing 1x1 Cruzeiro - 29/05/1992 - Copa Masters da Supercopa
♦ Cruzeiro 4x0 Racing - 18/11/1992 - Supercopa - Final - Ida
☺ https://youtu.be/JjzB0dchUjY (video do jogo na íntegra)
☺ https://youtu.be/LJSiAjjnbmE (video dos melhores momentos do jogo)
♦ Racing 1x0 Cruzeiro - 25/11/1992 – Supercopa – Final – Volta
☺ https://youtu.be/DpOIDOzN2-0 (melhores momentos do jogo da volta)
☺ https://youtu.be/1cgf40DCo3w (video da comemoração do BI em BH)
♦ Cruzeiro 2x0 Racing - 01/09/1999 - Copa Mercosul
♦ Racing 0x4 Cruzeiro - 15/09/1999 - Copa Mercosul
☺ https://youtu.be/BrsTNwDO98A (atuação de gala no El Cilindro)

Os times se enfrentaram em 2 finais e o Cruzeiro perdeu a 1ª decisão na Supercopa 88, com o Mineirão cheio, perdendo muitas chances de gol.
Mas, venceu com sobras a edição da Supercopa de 1992, quando o time comandado por Renato Gaúcho e tendo o gol histórico do Boiadeiro, decidiu a parada logo na partida de ida no Mineirão, impondo uma goleada histórica por 4 x 0. Depois administrou bem o jogo da volta e trouxe o título para casa, parando BH e consolidando a sua fama de terror dos argentinos no Mineirão. Até aquele momento o Cruzeiro jamais havia sido derrotado pelos argentinos no Mineirão.
Infelizmente neste milênio tivemos algumas derrotas frustrantes em casa e amargamos algumas eliminações que precisam não ser esquecidas. As coisas mudaram muito no futebol e as diferenças entre os times não são mais garantia de vitória, muito menos o fator casa, embora o Cruzeiro ainda ostente um bom retrospecto como mandante nas competições internacionais.
Como parte da história, este último jogo em 1999 no El Cilindro teve uma grande exibição do Cruzeiro de Levir Culpi e um show de bola do baiano Paulo Isidoro que fez 2 gols. O Cruzeiro atuando nos contra-ataques e saindo em velocidade da defesa para o ataque, literalmente detonou o adversário.

☻ O que projetar para esta partida ? – O time do Racing está praticamente definido para a partida contra o Cruzeiro e deverá alinhar no sistema 4-1-3-2 com Musso; Saravia, Sigali, Donatti e Soto; Nery Domínguez; Zaracho, Neri Cardozo e Centurión; Lautaro Martínez e Lisandro López.

O técnico Eduardo Coudet por ter se envolvido numa confusão numa partida da LA2016 contra o Atlético Nacional estará cumprindo suspensão automática e o time será dirigido pelo auxiliar Ariel Broggi.
As contratações do Racing para esta temporada foram : os meias Centurión (Genoa-ITA) e Neri Cardozo (Monterrey-MEX); o volante Nery Domínguez (Independiente-ARG); os zagueiros Donatti(Tijuana-MEX) e Sigali (Dínamo de Zagreb-CRO) e o lateral-esquerdo Gonzalo Piovi.

Os jogadores mais conhecidos do futebol brasileiro são Centurion (que teve passagem apagada pelo São Paulo e depois de um empréstimo ao Boca voltou às origens e voltou a jogar bem) e Lisandro Lopez (que teve uma passagem com atuações oscilantes pelo Internacional, embora tenha feito alguns gols decisivos com a malha colorada), mas, o jogador mais falado é sem dúvida Lautaro Martinez que em 2015, por não se sentir pronto recusou uma proposta do Real Madri... E agora, dizem que já está apalavrado com a Internazionale de Milão, para onde se transferirá por € 30 milhões, se convertendo na maior transação da história do futebol argentino, superando os 28.5 M de Sérgio Aguero quando deixou o Independiente para atuar no Atlético de Madri. Martinez é um atacante rápido e inteligente, decisivo e merece especial atenção da nossa defesa. Além destes o zagueiro Donatti teve uma passagem decepcionante pelo Flamengo e chegou ao Racing depois de uma temporada no Tijuana-MEX.
Como curiosidade, os estádios do Independiente e do Racing estão ambos localizados no famoso bairro de Avellaneda e não estão nem a 1 km um do outro. Isto talvez explique a necessidade que Martinez tenha de sair por valor maior do que o de Aguero.
Então, não há exagero algum dizer que as maiores esperanças de vitória da famosa academia residem nos pés do seu tridente ofensivo, mas, os 3 meias que saem para o jogo são muito habilidosos e conseguem marcar e jogar bola.

Há que se valorizar o time do Racing que gosta de ter a posse de bola e desta forma controlar o jogo. Normalmente deverão fazer a marcação alta no início da partida, para tentar recuperar as bolas dentro do campo do Cruzeiro e aproveitar a desorganização defensiva que normalmente existe quando o time está saindo da defesa para o ataque. Mas, certamente Mano Menezes estará atento a este detalhe, que foi comum nas últimas 4 partidas, que resultaram em 4 vitórias seguidas do Racing no campeonato argentino, onde agora ocupa a 5ª posição.
Se o Cruzeiro insistir em ficar só atrás se defendendo vai fazer mais fácil ainda a execução do plano tático de Eduardo Coudet.
Também é bom ficar de olho nas jogadas de bolas paradas que buscam sempre um dos zagueiros no lado oposto, para cabecear direto ou ajeitar a bola para a conclusão de um colega. É uma das armas que vem sendo utilizada com sucesso nesta temporada, após a chegada dos reforços.

☻ O Cruzeiro de Mano Menezes, como inicia a partida ? – Creio que não deverão acontecer grandes surpresas para esta partida, mas, ainda vejo algumas dúvidas que Mano ainda deverá levar até a última hora. O time deverá alinhar com Fábio (Rafael), Edílson, Manoel (Léo), Murilo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho (Arrascaeta), Arrascaeta (Thiago Neves) e Rafinha; Fred.
Creio que o Cruzeiro vai manter as 2 linhas de 4 mais próximas, especialmente no início do jogo, compactando atrás da linha de meio-campo e mantendo Fred e Arrascaeta ou Thiago Neves mais avançados, mas, vai usar uma arma que poderá ser letal para o Racing que será a saída rápida da defesa para o ataque pelos flancos com Egídio e Edílson.
Creio que Thiago Neves seja guardado para a etapa final pois é assim que Mano Menezes tem devolvido os jogadores ao time quando saem por lesão.

A única chance que Mano tem de surpreender é escalar Mancuello na função de Thiago Neves, porque o atleta caiu como luva no time cruzeirense.
O papel de Robinho e Rafinha será garantir a 2ª linha de 4 ao lado de Henrique e Ariel Cabral, que vão buscar cortar a linha de passe dos 3 meias em busca dos 2 avantes do Racing.
Quem ganhar esta batalha que se desenvolverá na intermediária cruzeirense, terá muitas chances de ganhar a partida.
A dúvida entre Fábio e Rafael se deve ao falecimento do pai de Fábio hoje no Brasil. Trata-se de uma decisão de cunho pessoal e qualquer que seja a decisão de Fábio, a torcida do Cruzeiro irá compreender.

São os cenários que a gente pode antecipar antes da bola rolar. Os sistemas de Mano e Coudet são muito próximos, embora o Racing adote uma formação mais convencional na disposição de seus homens de meio e ataque. Centurion trabalha mais do lado esquerdo nas ações ofensivas, pois, é por ali que ele costuma se dar melhor. É um jogador rápido, insinuante e vibrante. Com certeza os argentinos vão tentar impor o jogo ríspido, que consegue tirar os times brasileiros do equilíbrio. Continuam sendo mestres na arte da provocação. Só que espero que o Cruzeiro não caia na armadilha, pois, uma de nossas valências é a experiência do time.
Chegou finalmente o dia de avaliar o atual estágio do nosso time. O jogo contra o Racing tem tudo para ser muito bom.

☻ O empréstimo de Thony Anderson ao Grêmio - O Cruzeiro detém 70% dos direitos econômicos do atleta que foi cedido ao tricolor gaúcho até o fim deste ano. Se o jogador for negociado até o final de 2018, o Cruzeiro repassará ao Grêmio 30% do valor dos direitos, a título de vitrine. Considero esta uma negociação justa. Não tem nada de vender o jogador por R$ 500 mil, isto é coisa plantada nas redes por quem está doido para achar uma falha da gestão do clube para criticar. Eu aposto demais no futebol do garoto, atuando por trás do centroavante, como um meia de ligação habilidoso e que também sabe fazer gols, pois, esta é a função dele. Infelizmente, o treinador Emerson Ávila sempre o usou em função errada e ele não foi bem em 2017. Vai deslanchar no Grêmio e voltará para vestir a nossa camisa, reeditando Roberto César que fez o mesmo nos anos 70.

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : Artur Coke, Laura Estrela, Sandrinha Fernandes, Amanda Vargas e Lívia Lima; Bruno Gervásio, Rômulo Rodrigues e PHMG; Giane Alves, Pablito TFC e Fortunato. E para treinador deste time convoco o grande Elias Guimarães que anda muito sumido das páginas cruzeirenses, mas, é de fato e de direito um dos expoentes da velha guarda cruzeirense.

☻ E de Conceição do Mato Dentro : Cristiano Simões, Gilsinho Vertelo, Dr. Rodrigo Lazzarini, Gleyson Lages e Thadeu Miranda; Lucas Galdino, Romero Santa Bárbara e Otacilinho Costa Neto; João Salvador Ribeiro dos Santos, Geraldo Reis Maia e Fábio Martini Ribeiro.
E para treinador deste escrete convoco o grande Sebastião Costa Filho, um dos expoentes da nossa terra e sangue azul com certeza.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 André Ávila | Belo Horizonte | 27-02-18 03h21min
CHIABI, será um jogo nervoso demais! Acho que será como a Seleção Brasileira em primeira partida de Copa do Mundo. A torcida tá muito confiante nessa Libertadores, e todo cuidado é pouco. Temos apenas que fazer o que é mais importante nesta fase de grupos: CLASSIFICAR! Apesar do fato de que essa edição da LA' tem 17 campeões, os tempos áureos de elencos super fortes se foram. Libertadores é inteligência! Times com técnico e jogadores burros não vão a lugar algum! CHICOTE NELES, CRUZEIRO!
 S@muel | Jaboticatubas | 27-02-18 07h51min
João, e o gremio aceitou receber o Tony sem passe fixado? Vai valorizar o jogador e não receber nada se o Cruzeiro não vendê-lo em 2018? Quanto ao jogo, é a hora do elenco e comissão técnica mostrarem a que vieram. Saírem do discurso para prática.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-02-18 08h42min
João, é bom abrir o site e ver uma coluna sua no dia de um jogo tão importante. Vai dar sorte. No meu time o Léo seria titular. Eu acredito num bom jogo hoje. Sobre o Tony Anderson, é preciso dar tempo ao tempo. Torço pelo sucesso dele e nem li o que escreveram sobre a negociação. Aqui no Brasil existe um endeusamento exagerado de jovens jogadores. Isso atrapalha a carreira deles.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-02-18 08h47min
Para muitos torcedores, a regra é clara: jogador bom é aquele que está no time adversário. Para mim, o melhor é quem veste o manto azul, seja quem for. Assim é hora de apoiar Bruno Silva e outros em quem a torcida não confia tanto.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-02-18 08h49min
Me conte a história do Roberto César. Abraços, saudações azuis e parabéns pela coluna.
 Zeze Franelli | Não definido | 27-02-18 14h12min
Compadre parabéns pelo retorno ao Cruzeiro.org. Jogo hoje para mim será o mais difícil da primeira face, mas confiante na vitória!
 Pyxis | BHZ | 28-02-18 03h24min
Evito fazer comentários somente depois do jogo.
Eu estava muito confiante. Nem tanto como o sempre otimista João Duarte (aquele da estória que ganha um saquinho com cocô de cavalo e pergunta ´onde está meu cavalo?`)
Foi decepcionante...
Quer dizer que planejaram durante meses e semanas, e dois jogadores viajaram e não poderiam jogar?
É isto mesmo produção???
Com a palavra os otimistas... Só não me venham com desculpas ridículas e piores que as do Mano.
 Joao Duarte | Vit�ria | 28-02-18 12h09min
Prezado Samuel,
O Grêmio além de usar o jogador o ano inteiro, ainda receberá 30% do valor da venda a título de vitrine, conforme eu escrevi na coluna.
 Joao Duarte | Vit�ria | 28-02-18 12h15min
Em 1978 retornou ao Cruzeiro e aos poucos foi ganhando o seu lugar no time. E brilhou mesmo em 1979 no time comandado por Hilton Chaves, quando foi artilheiro do Brasileiro com 12 gols e jogava muito bem ao lado de Carlinhos Sabiá, Mauro Madureira e Joãozinho, sob o comando de Hilton Chaves.
O Cruzeiro perdeu a vaga nas finais numa derrota triste para o Inter de Porto Alegre em pleno Mineirão.
Roberto César teve um acidente doméstico (explosão de botijão de gás) e ficou fora de ação.
 Joao Duarte | Vit�ria | 28-02-18 12h19min
Quando voltou a jogar tinha que usar máscara e roupas especiais, nunca mais sendo o mesmo.
Uma pena, pois, era um cracaço de bola.
Domínio completo dos fundamentos, boas conclusões com a direita ou esquerda e ainda cabeceava bem.
O grande seu Naco (Agnaldo Alvarenga) de Ferros sempre dizia, eles falam deste bebê chorão do Atlético, bom mesmo é Roberto César. E como jogava.
Soube por intermédio dos colegas de Brasilia que comentam aqui no Cruzeiro.Org que ele vive na região.
 Joao Duarte | Vit�ria | 28-02-18 12h22min
André Ávila,
Não foi um jogo nervoso, mas, esteve nas nossas mãos, especialmente após fazermos o 1 x 1.
Aquelas 3 chances seguidas com Sóbis (defesa do goleiro), recuperação da bola e Arrascaeta acerta a trave + nova recuperação de bola, Robinho a jeita e Sóbis chuta para nova defesa do goleiro, foram uma pena terem sido perdidas.
Depois, outra vez o Cruzeiro leva gol de falta nos últimos minutos antes do intervalo. É algo que precisa ser corrigido. falha horrível de marcação
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 28-02-18 12h26min
O resultado foi horrível mas eu continuo acreditando numa boa participação na LA. Acho que o MM tem mesmo que botar panos quentes. Não podemos dar munição para a mídia doméstica. Internamente há que se identificar as falhas e corrigir. O sistema defensivo falhou. A culpa não pode cair só no Henrique. O ataque também falhou: bola na trave não altera o placar...
 Joao Duarte | Vit�ria | 28-02-18 12h26min
Voltamos do intervalo com 2 x 1 contra. O Cruzeiro foi para cima deles. Num contra-ataque Rafael faz grande defesa. Na cobrança de corner, Lautaro Martinez ganha de Henrique e faz o 3º gol.
Rafinha perde gol incrível, Mano troca Arrascaeta x Thiago Neves (quando quem deveria ter saído era Rafinha). Robinho desconta num golaço de falta. O jogo volta a ficar favorável pra nós, mas, novo erro de marcação no lado esquerdo da defesa e o Racing faz 4 x 2...Ou seja, nossos erros foram determinantes
 Joao Duarte | Vit�ria | 28-02-18 12h29min
O Cruzeiro fez um bom jogo. Destaco positivamente Romero, Robinho e Arrascaeta (que não deveria ter saído).
E negativamente cito Henrique, Manoel, Murilo e Rafinha.
Mas, pesaram demais as ausências de Fábio, Léo, Edílson e Fred (saiu com 6' de jogo).
E ainda assim, o placar poderia nos ter sido favorável.
A derrota acaba sendo justa porque o Racing jogou bola, mas, não para fazer 4 gols na gente.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 28-02-18 12h35min
Eu acredito porque o Cruzeiro teve bons momentos durante o jogo e dominou o adversário em boa parte dele. O time, com confiança e com apoio da torcida, vai devolver o placar no jogo da volta.
 N-Azul | Santos | 04-03-18 13h38min
Concordo com a Celeste. Nosso time não fica devendo nada a nenhum outro. E que a derrota sirva de lição para entrarmos no espírito Libertadores: melhor posicionamento em bola parada e um meio campo com mais atitude e pegada, o segundo gol do Racing, henrique perdeu no pé de ferro o jogador se levantou e conseguiu bater e fazer o gol. Falhas que podem nos servir de lição a frente. O importante será nossa torcida abraçar o time e empurrar as vitórias no Mineirão.
 pyxis | BHZ | 04-03-18 15h31min
Vi o Cruzeiro fazendo uma ÓTIMA partida... e os erros podem ser debitados na conta do Mano.
QUando digo que comissão técnica e até direção PODE fazer o time perder um jogo, é disto que estou falando... uma derrota péssima... que o torcedor condescendente fica chamando de ´derrota na hora certa`...
Depois não reclamem !!!
Lembrei-me (quando ouvi e li desculpas e protecionismo) do gol perdido pelo K30 naquele LIBERTADORES.
. LIBERTADORES não é ruralito, viu ???
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/06 - 09h11 [0 coment.]
Cruzeiro tem aproveitamento que o coloca no topo do futebol nacional 

21/06 - 08h17 [0 coment.]
Balanço dos atletas do Cruzeiro atuando por outras equipes no mundo 

20/06 - 20h46 [0 coment.]
Flamengo x Cruzeiro: definidos os preços para a Libertadores´18 

20/06 - 16h17 [0 coment.]
Marítimo (POR) desiste da contratação do volante Bruno Ramires 

19/06 - 20h57 [1 coment.]
Amarildo Ribeiro, ex-Ipatinga, assume diretoria de base no Cruzeiro  

19/06 - 08h09 [0 coment.]
22 anos da conquista do bicampeonato da Copa do Brasil  

18/06 - 21h08 [0 coment.]
Cruzeirense e atleticano protagonizam mais um vexame de brasileiros 

18/06 - 07h33 [0 coment.]
Mano Menezes adquire status de mais longevo treinador da Série A 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster