Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** Cruzeiro.Org® - Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - 20 ANOS ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

29/07/2019 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Torcendo para jogadores

Quem torce para jogador não é torcedor do Cruzeiro, é simpatizante (tá no dicionário do futebol) ...



Este espaço (Torcedor Cibernético) é para falar de mim, do meu amigo, do torcedor famoso, do cruzeirense teleguiado – tem gentinha que não gosta pois a carapuça enterra até no umbigo - e do torcedor anônimo, até mesmo aquele que torce para jogador, dirigente e técnico.

O ´abecedário` do torcedor cruzeirense deveria constar de toda ´bíblia` dos torcedores daquele time nascido no Barro Preto e forjado por páginas heroicas imortais. Parece qiue perdemos a guerra e hoje torcedor que ter razão e não tá preocupado em pensar.


Ex-Jogador

Em primeiro lugar, a definição que tenho de ´ex-jogador em atividade`. É aquele jogador tipo ´bananeira que já deu cacho` ou ´bonde`, que muitos adoram e tem dirigente que contrata porque dez anos atrás o cara arrebentava. Este tipo de jogador, na maioria dos casos e nos últimos 20 ou trinta anos, foi para a Europa e voltou porque lá, não tem mais espaço ou viram que ele não era nada daquilo que imaginaram.


Promessa

Aqui outra definição para que não tirem conclusões erradas do que vou tentar mostrar da minha visão e porque chegamos na situação que estamos neste momento delicado de temporada. Promessa é aquele jogador que teve algum tipo de passagem pela base (uma ou duas temporadas ao menos no Sub-20) e profissionalizou-se no Cruzeiro. Historicamente (tenho dezenas de exemplos), a torcida do Cruzeiro não aceita estes jogadores, preferem os ´etiquetinhas` ou ex-jogadores em atividade.


Torcedor de Jogador

Aqui temos a face mais perversa do que vem acontecendo. Um técnico que pretere a base em função de seus comparsas por vários motivos. Jogadores que simulam apoio aos jogadores recém promovidos mas que não tem a mínima consideração com eles em campo ou nos treinos. Torcedores que vão para a arquibancada com frases prontas e vaiando qualquer um que não faça aquilo que o torcedor acostumou a ver em fantasy games.

Neste contexto, temos os torcedores de jogadores que querem sustentar opinião, aparecem quando a sua opinião tem algum fato para corroborá-la e somem das redes sociais quando sua opinião é contraditada por fatos e eventos.

Vou pegar o caso do Fred para exemplificar. Certamente não é o único, mas se o torcedor não entender com o caso do Fred, não entenderá com mais nenhum outro (destaco que Sóbis, Willian ´Bigode` e outros são exemplos iguais).

Escrevi aqui e alhures que a contratação do Fred era despropositada e serviria somente para cercear a oportunidade de jogadores da base. Mano Meneses chegou a dizer que a diretoria não deveria nem contratar o Raniel pois era ´usuário de drogas`. Ábila ficou sem espaço mesmo sendo melhor do que os outros da mesma posição.

Veio o Fred e o custo X benefício está aí, escancarado. Mas ainda assim, existem torcedores defendendo que ´… a experiência dele compensará ...` e vamos seguindo vendo apresentações pífias e quem, assim como eu, vê os jogos no estádio, sabe que ele é um ex-jogador que fala muito e tem feito NADA pelo Cruzeiro. Até o Barcos fez mais do que ele.

Por outro lado, vemos o Raniel ir embora, criticado pela torcida, e Sassá sendo alçado à condição de solução. Popó promovido e com baixas expectativas de ter chance e o técnico inventando um novo ´falso nove` (ainda bem que o Pedro Rocha tem qualidades para isto).

Este torcedor que torce para o Fred (ou qualquer outro na mesma condição de ex-jogador em atividade) não tem a mínima noção de quanto é prejudicial ao time, ao clube e a outros jogadores do Cruzeiro, principalmente da base.

Na partida contra o Athletico, fiquei assustado com a torcida que vaia sem perdão jogadores da base, que critica-os sem que eles ao menso tenham uma sequência honesta de oportunidade com o time estável. O que o técnico e comentaristas fazem para influenciar a torcida é deplorável. E não posso nem falar que são teleguiados que começam a me atacar.

Vou resumir a história. Quem torce para jogador não é torcedor do Cruzeiro, é simpatizante (tá no dicionário do futebol).

E não peço desculpas pela minha sinceridade. Entendam, aceitem e, se forem capazes, mostrem o verso desta ´moeda`.



P. S. O site Cruzeiro.Org passa por algumas reformulações. Se você, cruzeirense, tem considerações a fazer, pode fazê-las nos comentários ou enviar e-mail para webmaster@cruzeiro.org.

---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/08 - 06h21 [9 coment.]
Cruzeiro faz ótima apresentação e vence na estreia de novo técnico 

19/08 - 05h53 [1 coment.]
Feminino é goleado na primeira partida da final do Brasileiro A-2 

18/08 - 05h48 [3 coment.]
CBF aprova que investidores estrangeiros comprem clubes brasileiros 

17/08 - 18h11 [1 coment.]
Grupo de torcedores dá boas-vindas a Rogério Ceni em outdoor 

17/08 - 08h16 [3 coment.]
Rogério Ceni traz pensamentos e análises inéditas no Cruzeiro 

16/08 - 20h06 [1 coment.]
Azul Escuro, filme apoiado por Cruzeiro.Org, na mostra CineFoot 

16/08 - 15h27 [1 coment.]
Finalíssima do Brasileiro Feminino A2 será realizada na Toca 3 

16/08 - 11h45 [3 coment.]
CBF recusa pedido do Inter para mudar data de jogo pela CopaBr 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - 20 ANOS - Contatos para Webmaster