Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



A Base do Futebol
Walisson Ferreira escreve sobre categorias de base

06/06/2020 | Walisson Ferreira
Gol Importante

Uma pergunta intrigante: em 100 anos história, qual seria o gol mais importante do Cruzeiro ?


Inspirado pela enquete do site GloboEsporte.Com sobre o gol decisivo mais importante da história do Cruzeiro resolvi escrever esse pequeno texto. (Não vou entrar no mérito sobre a validade estatística de uma enquete via Internet),




Pergunta centenária

Especialmente por estarmos perto do nosso centenário, em 100 anos história, qual seria o gol mais importante?

Antes de mais nada é preciso pensar sobre o conceito de importante. Como definir o grau de importância; como avaliar a importância de um gol que concretizou um título (por exemplo, os da Copa Brasil de 2017 ou de 2018) e outras questões bastante subjetivas.

Questiono, à princípio, até os gols selecionados pelos editores e palpiteiros do Globoesporte.Com, povo de memória curta ou que não é cruzeirense.


Critérios de Importância

Assim sendo, existem outras dificuldades, a maior é a questão pessoal que envolve a emoção e a afetividade de cada torcedor. Muitos tratam o gol mais importante do seu ponto de vista emocional e momentâneo, em outras palavras, mais marcante para ele próprio e não mais importante na história do Cruzeiro.

Assim, gols que este ou aquele torcedor não viu, serão automaticamente descartados (menos o gol do Marcelo Ramos no Mineiro de 1997, que mais de 2 milhões de cruzeirenses viram ao vivo e na arquibancada do estádio.

Okey, okey, okey ... 2 milhões são aqueles que ´dizem` nas redes sociais que estavam lá na arquibancada naquela data, efetivamente tinha muita gente e a emoção era uma só.

Outros respondem pensando na comemoração. Porém, gol comemorado nem sempre é importante e as vezes, gols importantes não são nem comemorados. Até mesmo um gol do adversário, que não será comemorado, pode ser importante.

Conheço um torcedor que tinha hábito de descer para buscar cerveja e perdeu muitos gols importantes, é possível ele escolher um destes como o mais importante?

Outro ponto de reflexão: será que o gol importante obrigatoriamente deve estar associado ao título ou gol decisivo para escapar de um rebaixamento, por exemplo, também deve ser considerado?

Ou ainda, em um jogo com um placar de 6 a 1, tem gol mais importante?

Em um campeonato de pontos corridos, qual gol foi mais importante?

O primeiro do campeonato, o da vitória contra um concorrente direto ou o da confirmação do título?

Entretanto, não é essa questão, a pergunta é ´qual é o gol mais importante para o Cruzeiro?`

São muitas variáveis que deveriam povoar a mente do torcedor para ele responder à pergunta, tipo uma questão aberta de prova que pergunta sobre o MAIS IMPORTANTE e vem seguida de um ´EXPLIQUE POR QUÊ?.


Meus critérios

Para tentar definir a importância de gol, resolvi usar o termo da moda, disruptivo. Segundo o site ´dicio.com.br`, disruptivo é um adjetivo que caracteriza aquilo ´que tem capacidade para romper ou alterar; que rompe.` Ou seja, aquilo que tem a capacidade quebrar um padrão.

Dessa forma, substituindo a palavra importante por disruptivo, a pergunta que fica mais adaptada ao meu critério de pergunta e resposta é:

Qual o gol mais disruptivo da história do Cruzeiro?


Gols do Mal

Para começar num viés negativo, o gol do CSA na derrota do Cruzeiro no Mineirão ou o Palmeiras que sacramentou o rebaixamento em 2019, foram disruptivos?

Seguindo a linha negativista, o que dizer do não gol? O gol anulado de Zé Carlos na partida contra com o Vasco em 1974 ou o gol ´ que não fará falta ` de Kléber, Gladiador, nas finais da Taça Libertadores de 2009?

Só o tempo e a história poderão dizer, como a história não é contada pelos perdedores, teremos muitas versões.


Gols do Bem

Virando um pouco para o positivo, mas nem tanto. O gol que nos livrou do rebaixamento em 1994, foi importante. Assim como os gols do 6 a 1 em 2011 foram importantes. Será que algum foi disruptivo?

Agora falando de gols de títulos, aptidão natural do Cruzeiro, temos vários.

Por exemplo, o gol do Tostão, o primeiro do Cruzeiro no segundo jogo contra o Santos em 1966, foi disruptivo? Esse gol não consta nas opções da enquete do GloboEsporte.Com. Ou o gol de Natal, aquele do terceiro jogo daquela decisão histórica.

Falando de Taça Libertadores, o gol ´irresponsável` do Joãozinho em 1976 na final em Santiago (CHI), contra o River Plate, primeiro título do Cruzeiro na competição e o gol do Elivélton em 1997, algum tem menos importância?

O gol de Careca contra o Santos em 1987 que nos levou a semifinal da Copa União de 1987, após um período de vacas magras. O gol de Mário Tilico, do título da primeira Supercopa de Campeões da Libertadores em 1991, que marcou início de uma década de títulos.

Falar de Copa do Brasil é difícil, pois são seis títulos, 1993, 1996, 2000, 2003, 2017, 2018. Algum gol não foi importante? Algum foi disruptivo?

Brasileiro são 4, já comentei sobre o primeiro em 1966. Em 2003, o primeiro gol Alex na abertura do campeonato ou do Mota no jogo do título contra o Paysandu ou do Felipe Melo nos 3 a 0 contra o Santos, qual a importância de cada deles? E em 2013 e 2014? Algum deixou de ser importante?

Algum deles é disruptivo para você, leitor da coluna e cruzeirense convicto?

Foram importantes?


Disruptivos

Algum foi disruptivo ou é possível indicar uma opção somente, se fossem três resolveria a questão?

São tantos gols importantes na história do Cruzeiro. O gol marcado por João Lazarotti, o Nani, o primeiro gol ainda com o Palestra. O gol de Ismail que foi primeiro do Cruzeiro com esse nome.

Para você, qual foi o gol mais importante? Ou melhor, qual foi o gol mais disruptivo?

-------------------------------------------------------------------------

P. S. A enquete do Globoesporte.Com estava acessível no link em https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/votacao/qual-gol-decisivo-e-o-mais-importante-da-historia-do-cruzeiro-7ccd8ee0-f5b8-4e77-851f-79a897da7bc4.ghtml


Walisson Ferreira é cruzeirense e colaborador Cruzeiro.Org desde os primórdios.
walisson.ferreiracarvalho@gmail.com

Leia também as colunas anteriores A Base do Futebol

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 06-06-20 21h03min
Wala, sendo objetivo,este tipo de enquete expões, claramente, a baixa capacidade cognitiva de quem elabora e escolhe as opções. mas a patuleia adora.
Acompanho a história há muitos anos, concordo com alguns de seus questionamentos e não dá para escolher UM gol mais ´importante`, talvez 3 e sob condicionantes que você expôs.
Joãozinho Santiago 76, Revétria (Tripleta 77), Giovanni (CopaBr 2000).
TODOS os três mudaram o curso da HISTÓRIA... P. S. Fabinho Lib´97 em POA foi top ... rsrs
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [0 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [0 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster