Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - Se sua SENHA não estiver funcionando, peça uma nova que será enviada para seu e-mail - Se seu e-mail atual não estiver cadastrado, CADASTRE ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Papo com Wilson Flávio
Wilson Flavio escrevia as tercas-feiras

02/06/2009 | Wilson Flavio
De Portões Fechados

“...a bola parada, a única carta que vejo na manga”

É uma pena que esse time do Cruzeiro seja cego na bola parada, principalmente sem Wagner e Leonardo Silva. Não fosse isso, eu duvido que os zagueiros do São Paulo fariam rodízio de faltas em Kléber. Já pensou, cada falta um perigo de gol? Sonho meu! Numa dessas cobranças, feita por Magrão, a bola viajou solitária sobre a área e morreu na linha de fundo; lance meio ridículo, até – passa uma imagem de preguiça, desleixo. Que saudade de Geovanni, Donizete e Rogério Ceni chorando a bola nas redes.

Estar perdendo de 1, 2 ou 3, como no jogo do último domingo, é situação possível no confronto do dia 17. Fico pensando no que tentará Adilson para reverter essa possível – que dirá provável – situação. Missão difícil. Certamente não será Athirson no lugar de Magrão, primeiro porque Athirson não deve jogar, e segundo porque essa alteração dificilmente mudará um jogo. Para não precisar reverter um resultado negativo, o Cruzeiro poderia tentar segurar o zero a zero, mas também não vi ainda esse Cruzeiro pós 2007 exitoso em retrancas; ao contrário, quando fecha, toma!

Uma arma boa para mudar um jogo, se necessário, é um velocista no segundo tempo, como fez o São Paulo com Dagoberto. Mas esse aí, coitado do Adilson, não existe. O velocista que Adilson pediu em janeiro de 2008 e só chegou depois da morosidade no fim daquele ano – Thiago Ribeiro – não jogará. Soares, também não. Jogadores que seriam fundamentais contra o 3-5-2 do São Paulo, Adilson não terá. A solução para virar o jogo, em se tratando desse Cruzeiro, não está no ataque.

Primeiro porque Wellington Paulista não pode jogar contra zagueiro galalau, como os do São Paulo. Nem ajuda muito em Libertadores, onde os árbitros marcam poucas infrações. Wellington joga muito no chão, e pior, não sabe fazer gol sentado nem deitado. Deveria saber. Wellington no dia 17 só deve entrar no jogo aos 48 do segundo tempo se estiver 2x1 para o São Paulo; pênalti ele bate bem. Zé Carlos mal entrou no jogo do Morumbi e já foi logo dando um safanão no zagueiro adversário. Ainda não sei se o atacante é bom, mas certo é que já tá no clima do confronto. Acho que não é o bastante.

Há tempos que lamento com conhecidos a ausência de Sorín neste confronto. É embate para gente grande, é diferente. No primeiro gol do São Paulo, Washington puxou camisa, pulou no meio de três à vontade e fez o gol. Ninguém tentou sequer deslocar o centroavante. Kléber reclamou disso na saída do primeiro tempo, é difícil ficar indiferente a um lance como aquele. A esperança do cruzeirense para o dia 17 é a volta de nosso galalau, o Leonardo Silva. Com ele, talvez não precisemos reverter resultado. Sorín poderia ao menos ir para o banco. Nosso problema contra o São Paulo não tem sido só de futebol; respeito e coragem entram na conta.

Não acho que Kléber esteja simplesmente sofrendo muita falta, ele também tem buscado a falta. Aí vem a pergunta, por quê? Uma possibilidade é outra falta, a falta de companhia. Essa linha de três volantes diminui a quantidade de gente fluente lá na frente. Se antes era Wagner, Ramires e mais um junto com Kléber, nos dois jogos contra o São Paulo Wagner deu lugar a Henrique. Sem ter com quem jogar, Kléber tenta como único recurso a bola parada, o que é outro problema para o Cruzeiro. Ramires, por sua vez, é jogador de um-dois, toca e passa, Ramires não é jogador de conduzir bola. Na formação dos jogos contra o São Paulo, com um a menos a sua frente (antes tinha o Wagner), o um-dois fica mais difícil.

É nítido que Bernardo anda alguns segundos atrás do profissional, mas, bem ou mal, é quem tem atributos dos quais carece o resto do time. Semana passada falei do poder de finalização, que minguou no Cruzeiro e que é qualidade de Bernardo. Tem ainda a bola parada, além da boa técnica e habilidade, que, num repente, põe alguém na cara do gol. Por esses motivos, defendo que sua maturação seja acelerada. Podemos precisar dele no Morumbi.

Voltando a possível necessidade de reação no dia 17, Adilson talvez precise dar uma de louco, como fez Marco Aurélio em 2000, colocando 4 atacantes nos minutos finais. A loucura hoje seria diferente, pois entre Oséias, Müller, Fábio Júnior e Geovanni há mais qualidade que entre Kléber, Wellington, Zé Carlos e Wanderlei. Louco, mas nem tanto. A minha tentativa, se quer saber o leitor, seria investir na bola parada, a única carta que vejo na manga: o conhecedor do Morumbi Jancarlos mais o Bernardo, o primeiro no lugar do Henrique (ou Fabrício) e o segundo no lugar de Fabrício ou Zé Carlos, dependendo do desespero. Jonathan iria para a ponta direita, região originária dos dois gols cruzeirenses no Mineirão. Com Jancarlos e Bernardo em campo (mais Leonardo Silva na área) as faltas sobre Kléber passariam a ser perigo de gol.

Obviamente, eu não entraria com esse time. Mas que ele estaria treinado na Toca em dia de portões fechado... aaaah, mas estaria!

Wilson Flavio
wilsonflavio@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Papo com Wilson Flávio

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Leonardo 2 | Belo Horizonte | 01-06-09 23h08min
Seu pessimismo me desola... Parece que já perdemos e, em vindo de vc. caro Wilson, toma ares de verdade. No entanto digo como disse ontem a uns pentelhos que estavam zoando. O gol do São Paulo foi achado (com falta inclusive) e foi determinante. Se a bola do Magrão não bate na trave... Bem, SE não joga, é verdade mas tem um fatozinho que não se deve esquecer. No próximo jogo, entramos ganhando. Isso faz ou não diferença? Um abraço.
 wilsonflavio | China Azul | 01-06-09 23h21min
Leonardo, semana passada eu escrevi justamente sobre esse "SE", afirmei que ele ficaria mais presente na nossa vida depois que perdemos os quatro melhores finalizadores do time de 2008: Guilherme, Marcelo, Charles e Ramires. A diferença entre o quase gol e o gol é imensa, embora pareça tênue.

Não estou tão pessimista, estou, na verdade, procurando soluções.

1) Acho que a perda dos "pontas" TRibeiro e Soares contra o 3-5-2 será muito sentida.

 wilsonflavio | China Azul | 01-06-09 23h23min
2) Acho, também, que o Cruzeiro entra anestesiado nesses jogos difíceis fora de casa. A jogada do primeiro gol ontem foi ridícula. A imagem que fica daquele jogo é que o time do São Paulo colocou o time do Cruzeiro no seu lugar, chamando-o de menino. A volta de Leonardo Silva diminui essa distância.

3) Outra coisa, você acha que o Cruzeiro segura o 0 x 0? Não temos histórico bom nessas tentativas. Sinceramente, acredito mais no Cruzeiro abrindo o placar do que segurando resultado.

 wilsonflavio | China Azul | 01-06-09 23h29min
4) Kléber continuará sofrendo muita falta. Wagner, distante dos três volantes e provavelmente sem ritmo, tende a não render o esperado. A vantagem no próximo jogo é que as faltas sobre Kléber podem resultar em jogada da dupla Wagner-Leonardo Silva. Olhe, isso pode não ser pouca coisa.

5) Por isso insisto na bola parada. Ela pode matar o SP. Os zagueiros do SP precisam ter medo de fazer falta em Kléber, pois do jeito atual tá muito fácil; reveza, ninguém toma cartão o Cruzeiro desperdiça.

 wilsonflavio | China Azul | 01-06-09 23h30min
Por fim, Leonardo, sinceramente, acho que o Cruzeiro passa pelo São Paulo. Se não topamos com eles no Brasileirão, eles não topam com a gente em mata-mata. Futebol tem dessas coisas. Mas que vai ser difícil, ah mas vai. E eu não esqueço da bola parada. Abraço!
 pyxis | BHZ | 02-06-09 00h14min
Wilson,
Infelizmente, há muitos anos a bola parada a favor do Cruzeiro (nem em cima da linha da grande área ou dois toques dentro da grande área) mete medo em NENHUM adversário. Para ser mais preciso, desde que Alex10 se foi. E olha que o Bernardo prometia acabar com esta sina. Mas tá difícil e time que não mete medo em bolas paradas vira "gatinho"
 paulinho | Piracicaba | 02-06-09 01h26min
Wilson...ainda bem que o primeiro gol do Cruzeiro contra o São paulo foi de bola parada e sem o Wagner, daí o gatinho colocou medo né pyxis.
 Seu Madruga | Divinópolis | 02-06-09 01h51min
O Jonathan também cobrou uma falta que deu até vergonha. Bola parada a favor do Cruzeiro = Tiro de meta pro adversário.
 wilsonflavio | China Azul | 02-06-09 08h25min
Evandro, pelo chão vai ser difícil. Dois centroavantes é prato cheio para 3-5-2, por isso minha esperança na bola parada; o melhor do Cruzeiro nesse fundamento tá no banco.

Já pensou se na primeira falta em cima do Kléber eles tomam uma bola na trave (pelo menos para assustar)? Como isso não acontece, eles não perdem nada em rodiziar faltas sobre o Kléber. Adilson reclamou da arbitragem, mas isso não adianta, melhor seria imputar ao adversário um custo pelo uso do recurso.

 wilsonflavio | China Azul | 02-06-09 08h28min
Continuando, Evandro, insisto na bola parada por saber que é bem provável que essa será nossa principal fonte de oportunidade no jogo do dia 17, como foi no último domingo. Ademais, se assustamos eles nesse quesito, Kléber pode até sofrer menos falta, e, em consequência, ter mais espaço.
 wilsonflavio | China Azul | 02-06-09 08h30min
Paulinho, o "gatinho" é expressão do Zezé, que em 2008 disse que o Cruzeiro é Leão no Mineirão e gatinho fora de casa. Fora de casa, nos dois últimos jogos, choveu. Isso é problema para alguns, para quem tem bola parada é oportunidade.
 wilsonflavio | China Azul | 02-06-09 08h31min
Seu Madruga, isso é problema, pois a bola parada teve uma boa dose de participação na campanha dos últimos campeões brasileiros. E isso inclui o Cruzeiro de 2003.
 Cesar | Belo Horizonte | 02-06-09 08h58min
Prezado Wilson Flávio, tenho a mesma leitura sua sobre a situação atual e as nossas perspectivas. Nunca fui contra um time se armar para jogar com 3 volantes, mas é visível no Cruzeiro que eles não conseguem ajudar a segurar resultado nenhum. O Adilson vai precisar ter muita habilidade para armar o time com os jogadores que tem. Bola parada no Cruzeiro? É de doer a vista, os escanteios e faltas que este time bate. Despreparo total e absurdo! No dia 17, só raça, gana e hombridade ganham a guerra.
 JOAO COSTA | BRASILIA | 02-06-09 12h15min
Faltas e escanteios, quando bem executados, são armas poderosas que podem e devem ser utilizadas, principalmente contra esquemas violentos e retranqueiros, caso do SP. Nenhum jogador nasceu com o dom de cobrar faltas e escanteios, alguns com mais jeito, talvez.Então, é uma questão de treinamenteo, treinamento...ou alguém acha que o RCENI aprendeu de uma hora pra outra? Finalizando, achei sua análise aboslutamente pertinente, nossas chançes de sairmos do morumbi classificados são reduzidas.
 jfabio | Pouso Alegre | 02-06-09 19h23min
Pessoal, tem uma coisa que ninguém observou ainda. Na próxima partida contra o São Paulo, teremos Wagner. Isso significa que o Kleber não precisará voltar tanto para buscar a bola. Sendo assim, se o Kleber se mantiver dentro da área, não poderão fazer rodízio nele e é aí que as coisas se invertem. Precisamos deixar o Kleber mais enfiado e o Ozéinha voltado.
 Naldo | Brasília | 03-06-09 16h09min
Wilson Flávio, concordo quase que integralmente das colocações feitas nesta sua coluna, a divergência esta em uma crença quase que insana de que o Cruzeiro sairá classificado do Morumbi. Bola parada no Cruzeiro foi-se com o Alex10. O Wagner, o Fabrício, o Jancarlos já foram esperança, mas todos minguaram, o Bernardo ainda é, mas não joga. Quantas falta nas proximidades da área o Kleber levaria se o Alex10 estivesse em campo? cont.
 Naldo | Brasília | 03-06-09 16h11min
E treinar os que tem alguma habilidade será que custa? Quem se habilita a fazer isto no esquadrão atual?
 wilsonflavio | China Azul | 03-06-09 20h23min
Cesar, eu também não me preocupo com quantidade de volantes. Não dou muita bola para o debate defensivistas x ofensivistas. Gosto mais do debate time forte x time fraco. E é fato que esse Cruzeiro não faz o tipo segurar resultado. Talvez seja fato também que essa característica esteja na nossa veia. Cruzeiro retrancado soa esquisito, bem ou mal.

Quanto à bola parada, depois de anos ela esboçou aparecer com Wagner-Leonardo Silva. Minha esperança pro dia 17 é que vc falou: garra, gana...

 wilsonflavio | China Azul | 03-06-09 20h27min
JOAO COSTA, lembro-me de um comentário do Nelinho. Em um determinado jogo, o centroavante atravesou-o numa cobrança de falta, queria que queria fazer a cobrança. Nelinho não deixou e o sujeito argumentou: "_ É que eu estou inspirado!". A resposta do Nelinho: "Se você que não treina tá inspirado, imagine eu!"

Sobre nossas possibilidades no dia 17, muita coisa para dificultar aconteceu: as perdas de Ramires, TRibeiro e Soares. Eu acho que o cenário não tá bom, mas tudo pode acontecer.

 wilsonflavio | China Azul | 03-06-09 20h29min
jfabio, minha esperança no dia 17 é que, na primeira falta sobre Kléber, Wagner ponha na cabeça do nosso galalau Leonardo Silva e abramos o placar. Daí em diante a zagueirada do São Paulo terá que chegar frouxo no Kléber, e numa dessas ele faz o 2 x 0.
 wilsonflavio | China Azul | 03-06-09 20h31min
Naldo, futebol tem umas coisas esquisitíssimas. Por exemplo: o retrospecto do Cruzeiro em Brasileirões contra o São Paulo é ruim, que por sua vez tem um retrospecto ruim contra o Grêmio, que por sua vez tem um retrospecto ruim contra o Cruzeiro. Quem explica?

Outra coisa, o fora de casa do Cruzeiro pega no Brasileirão. Na Libertadores eu considero que o Cruzeiro jogou bem fora de casa, exceção feita ao jogo na Argentina. O sãopaulino pode perfeitamente ter uma surpresa desagradável dia 17.

 wilsonflavio | China Azul | 03-06-09 23h54min
Divininho, em coluna de duas semanas atrás, em que eu falava do ex invicto Kléber, eu comentei sobre isso. Desde 2007 o Cruzeiro tem qualidade, mas o elenco é "bonzinho". Falta gente tarimbada, como o Kléber. O lance do primeiro gol foi ridículo, ninguém nem tentou subir com Washington para deslocar o jogador.
 aj5estrelas | Lafaiete | 04-06-09 11h35min
Se o cruzeiro não aprender a fazer falta pra parar a jogada estamos fritos. Eles não tem o melhor batedor em campo, não entendo porque os nossos meias tem que pedir licensa pra tomar a bola, só o Fabrício joga mais firme. Será que o AB ainda não viu que o Bernardo é o único cobrador de faltas do time? E que com o Kléber sendo cassado ele poderia ser uma ótima opção?
 nil_azul | Belo Horizonte | 04-06-09 13h09min
Então tds concordam que as cobranças de faltas perto da área, pode ser muito importante para o Cruzeiro certo? Agora, não podemos nos esquecer que o SPFC virá pra cima, tem que fazer gol, será que nossa zaga e laterais aguentarão o tranco? Temos que fazer é mais que um gol, abrir vantagem mesmo já tendo-a! e o AB não entrará com o Bernardo nunca no Morumbí...Volta a sina do Prof.Pardal!
 Marcone Verissimo | bELO hORIZONTE | 05-06-09 23h09min
Wilson, aproveitando a discussao sobre o time bonzinho. Falta ao Cruzeiro um lider dentro de campo, o unico jogador no elenco com este perfil e o Sorin, mas ele nao vem atuando. O Fabio nao e a indicacao ideal para capitao do time. Vemos o time do Sao Paulo inteiro cobrar do juiz a cada lance favoravel a eles, vemos o Guinazu comandando o meio do Inter, o Veron comanda o Estudiantes, da bronca na arbitragem, nos companheiros e ate no presidente do clube. Isso faz falta.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
03/06 - 09h04 [2 coment.]
Cruzeiro: Estrelas Negras Imortais por Gustavo Nolasco 

02/06 - 12h27 [0 coment.]
Dia da Itália: Cruzeiro, bandiera tricolore per omaggiare l'Italia 

01/06 - 16h32 [0 coment.]
Sada Cruzeiro anuncia o retorno do oposto Alan ao time principal 

01/06 - 13h45 [0 coment.]
COLAPSO: Torcidas anunciam que ´juntos reconstruiremos o gigante` 

01/06 - 12h53 [0 coment.]
COLAPSO: Sérgio Rodrigues toma posse e prega união e paz 

31/05 - 19h04 [0 coment.]
COVID-19: Vinícius Popó testa positivo e afasta-se dos treinamentos 

30/05 - 19h38 [0 coment.]
COLAPSO: Sérgio Rodrigues quer paz jurídica sobre o Mineirão 

30/05 - 09h17 [0 coment.]
COLAPSO: Núcleo Gestor apresenta ´balanço`de ações  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster