Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

28/12/2017 | Evandro Oliveira
O Principe Azul - Filosofando Maquiavelicamente

Cansei de escrever através de metáforas e analogias rasteiras. Cansei de dar dicas para aqueles que tem a verdade pronta. Agora vou filosofar ...

A ORIGEM

Admito, resolvi mudar. Cansei de escrever através de metáforas e analogias rasteiras. Cansei de dar dicas para aqueles que tem a verdade pronta. Agora vou filosofar.

Entendo que política, religião e futebol, não devem se misturar em nenhum debate. Mas, ao contrário do que pregam déspotas esclarecidos e seus aprendizes, todos estes temas devem ser discutidos, em tese, e em bases filosóficas e/ou fundamentadas. Juntos e misturados.

Pensando e agindo assim, resolvi que a partir de 2018, farei comparações e debaterei, com cruzeirenses, a filosofia do futebol nas hostes barro-pretanas. tão desvirtuadas e distanciadas de suas origens.


DAS FONTES

Tenho, desde a adolescência, alguns livros de cabeceira, dentre eles quatro que sempre releio sempre, para pensar e agitar a mente:

O primeiro é ´O Príncipe` (em italiano, Il Principe), escrito por Nicòlo Machiavelli, em 1513, cuja primeira edição foi publicada em 1532, após a sua morte.

O segundo é ´A Arte da Guerra` (em chinês, 孫子兵法; em pinyin, sūn zĭ bīng fǎ), literalmente, ´Estratégia Militar de Sun Tzu`), uma espécie de estratégia militar escrita durante o seculo IV a.C, por Sun Tzu. Tratado este composto de treze capítulos, que abordam aspectos da estratégia de um combate racional.

O terceiro é ´Pedagogia da Autonomia`, de autoria do educador brasileiro Paulo Freire, sendo esta a sua última obra publicada em vida. Apresenta propostas de praticas pedagógicas necessárias a educação, como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura de cada um, seu acervo de conhecimentos empíricos agregados a sua individualidade.

Finalmente, ´O Livro dos Cinco Anéis` (五輪書, Go Rin No Sho) é um texto sobre Kenjutsu e artes marciais. Considerado um tratado clássico sobre estratégia militar. Aplicável ao Japão do Século 17, escrito por Miyamoto Musashi em 1645, pode, facilmente, ser transliterado, muito além dos caracteres, para a nossa ´guerra` diária que estamos protagonizando.


OS DO BARRO PRETO

Para os descendentes de italianos, nada mais apropriado do que Maquiavel. Enfrentamos guerras desde a sua criação e temos no hino antigo a frase: ´... não temos conosco, razão que nos há, de cortar a amizade e os ódios gerar ...`; e, no hino atual a frase é ´... tão combatido jamais vencido ...`. Temos história de lutas e batalhas. O eterno lema e meta da liberdade e autonomia.

Minha pretensão (dispenso os adjetivos e desqualificações de quem não entendeu nada ate agora!) é filosofar sobre o Cruzeiro atual, tentando dar um pouco de autonomia mental para torcedores que não entendem muito de algumas questões subliminares e das entrelinhas, e ficam repetindo o que ouvem e leem na mídia rural (péssimos gurus !).


DA SÉRIE

A série que iniciarei no dia do aniversario do Cruzeiro (97 anos), 2 de janeiro de 2018, tratará de expor as questões indicadas por Freire, Maquiavel, Musashi e Sun Tzu, nas guerras que o Cruzeiro trava a cada temporada e das quais somos os valorosos soldados rasos. Aqueles que vão sempre avante contando que os jogadores façam sua parte. E que, na maioria das vezes, ajudaremos nas vitórias sem que levemos nenhum crédito e sabendo que muita gente ganha fortunas com o nosso suor.

Filosofando Maquiavelicamente ( Il principe azzurro ) é o retrato do cenário do nosso futebol moderno, da nossa sociedade; da nossa torcida e do nosso clube. Musashi, Sun Tzu e Maquiavel não tinham inimigos como temos. Esta mídia tacanha e comprometida nos fere a cada batalha. Eles, filósofos guerreiros, não tinham este instamento burocrático cercando o ´príncipe` governante. Não tinham vassalos tao servis e não tinham tecnologias como as que temos hoje. Todos eles, inclusive Paulo Freire, poderiam ter seus trabalhos e filosofia melhor compreendidos e assimilados. Bastava que a tecnologia de hoje existisse no tempo e espaço de cada um.

Estas condicionantes não facilitam; dificultam ainda mais a compreensão do que é filosofar e pensar. Todos tem opinião formada. Fatos não ajudam em nada. Pensar dói muito na cabeça dos que tem pressa e querem resultados imediatos.

Não temos pressa. Seremos os olhos do torcedor na critica ao ´Príncipe`, seus generais, soldados e vassalos.

A torcida é como se fosse o povo ou educandos referenciados nas publicações apresentadas. Dizem os utópicos que não existe time sem torcida e dizia Maquiavel que não existe Príncipe que governa sem seu povo. Não é a verdade que vemos.

Este ´povo` ta alienado demais (o termo que eu usaria para (des)qualificar seria outro !!!). Precisa pensar. Chega de teleguiados e pseudo-esclarecidos e manipuladores da mídia digital.

Povão Azul, vamos a guerra !

Fonte de pesquisa: Wikipedia

P.S. As colunas que escrevo estão, no ´Torcedor Cibernético`, em duas vertentes: Observatório da Imprensa e Dialética Virtual x Real. A partir do dia 2 de janeiro, será inserida a terceira trilha: ´O Príncipe Azul`.



---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 28-12-17 13h21min
Parabéns pela iniciativa. Filosofar faz bem ! Dos livros citados, li Pedagogia da Autonomia e me encantei.
 pyxis | BHZ | 30-12-17 00h39min
Dra Celeste, Os livros de Freire são Muito bons...
Infelizmente nossos moços não sabem o que é autonomia e liberdade...
Mas tentaremos...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
17/06 - 08h55 [0 coment.]
Sub-15 e Sub-17 vencem o Funorte e seguem na ponta do Mineiro 

17/06 - 07h00 [0 coment.]
Sub-20 retoma liderança e garante classificação no Mineiro´18  

16/06 - 18h51 [0 coment.]
Inter-temporada para recuperar Thiago Neves, David e Egídio 

15/06 - 21h14 [0 coment.]
Cruzeiro poderá ter, até o fim de agosto, um jogo a cada três dias  

15/06 - 21h09 [0 coment.]
Cruzeiro enfrentará Corinthians (SP) nos dias 4 e 11 de julho 

14/06 - 22h07 [0 coment.]
Mano admite queda de produção e critica defesa por gol sofrido 

14/06 - 21h42 [0 coment.]
Léo é homenageado com camisa comemorativa pelos 300 jogos 

14/06 - 07h17 [1 coment.]
Cruzeiro cede empate em mais uma apresentação abaixo da crítica 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster