Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

28/12/2017 | Evandro Oliveira
O Principe Azul - Filosofando Maquiavelicamente

Cansei de escrever através de metáforas e analogias rasteiras. Cansei de dar dicas para aqueles que tem a verdade pronta. Agora vou filosofar ...

A ORIGEM

Admito, resolvi mudar. Cansei de escrever através de metáforas e analogias rasteiras. Cansei de dar dicas para aqueles que tem a verdade pronta. Agora vou filosofar.

Entendo que política, religião e futebol, não devem se misturar em nenhum debate. Mas, ao contrário do que pregam déspotas esclarecidos e seus aprendizes, todos estes temas devem ser discutidos, em tese, e sobre bases filosóficas e/ou fundamentadas. Juntos e misturados.

Pensando e agindo assim, resolvi que a partir de 2018, farei comparações e debaterei, com cruzeirenses, a filosofia do futebol nas hostes barro-pretanas, tão desvirtuadas e distanciadas de suas origens.


DAS FONTES

Tenho, desde a adolescência, alguns livros de cabeceira, dentre eles quatro que releio sempre, para pensar e agitar a mente:

O primeiro é ´O Príncipe` (em italiano, Il Principe), escrito por Nicòlo Machiavelli, em 1513, cuja primeira edição foi publicada em 1532, após a sua morte.

O segundo é ´A Arte da Guerra` (em chinês, 孫子兵法; em pinyin, sūn zĭ bīng fǎ), literalmente, ´Estratégia Militar de Sun Tzu`), uma espécie de estratégia militar escrita durante o seculo IV a.C, por Sun Tzu. Tratado este composto de treze capítulos, que abordam aspectos da estratégia de um combate racional.

O terceiro é ´Pedagogia da Autonomia`, de autoria do educador brasileiro Paulo Freire, sendo esta a sua última obra publicada em vida. Apresenta propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação, como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando a cultura de cada um, seu acervo de conhecimentos empíricos agregados a sua individualidade.

Finalmente, ´O Livro dos Cinco Anéis` (五輪書, Go Rin No Sho) é um texto sobre Kenjutsu e artes marciais. Considerado um tratado clássico sobre estratégia militar. Aplicável ao Japão do Século 17, escrito por Miyamoto Musashi em 1645, que pode, facilmente, ser transliterado, muito além dos caracteres, para a nossa ´guerra` diária que estamos protagonizando.


OS DO BARRO PRETO

Para os descendentes de italianos, nada mais apropriado do que Maquiavel. Enfrentamos guerras desde a criação do Palestra Itália e temos no hino antigo a frase: ´... não temos conosco, razão que nos há, de cortar a amizade e os ódios gerar ...`; e, no hino atual a frase é ´... tão combatido jamais vencido ...`. Temos história de lutas e batalhas. O eterno lema e meta da liberdade e autonomia.

Minha pretensão (dispenso os adjetivos e desqualificações de quem não entendeu nada ate agora!) é filosofar sobre o Cruzeiro atual, tentando dar um pouco de autonomia mental para torcedores que não entendem muito de algumas questões subliminares e das entrelinhas, e ficam repetindo o que ouvem e leem na mídia rural (péssimos gurus !).


DA SÉRIE

A série que iniciarei no dia do aniversário do Cruzeiro (97 anos), em 2 de janeiro de 2018, tratará de expor as questões indicadas por Freire, Maquiavel, Musashi e Sun Tzu, nas guerras que o Cruzeiro trava a cada temporada e das quais somos os valorosos soldados rasos. Somos aqueles que vão sempre avante, contando que os jogadores façam sua parte. E que, na maioria das vezes, ajudaremos nas vitórias sem que levemos nenhum crédito, mesmo sabendo que muita gente ganha fortunas com o nosso sangue, sacrifício e suor.

Filosofando Maquiavelicamente ( Il principe azzurro ) é o retrato do cenário do nosso futebol moderno, da nossa sociedade; da nossa torcida e do nosso clube. Musashi, Sun Tzu e Maquiavel não tinham inimigos como temos. Esta mídia tacanha e comprometida nos fere a cada batalha. Eles (os filósofos guerreiros) não tinham este instamento burocrático cercando o ´príncipe` governante. Não tinham vassalos tão servis e não tinham tecnologias como as que temos hoje. Todos eles, inclusive Paulo Freire, poderiam ter seus trabalhos e filosofia melhor compreendidos e assimilados. Bastava que a tecnologia de hoje existisse no tempo e espaço de cada um.

Estas condicionantes não facilitam; dificultam ainda mais a compreensão do que é filosofar e pensar. Todos tem opinião formada. Fatos não ajudam em nada. Pensar dói muito na cabeça dos que tem pressa e querem resultados imediatos.

Eu não tenho pressa e já dizia o poeta que ´o tempo é senhor da razão`. Seremos os olhos do torcedor na crítica ao ´Príncipe`, seus generais, soldados e vassalos.

A torcida é como se fosse o povo ou educandos referenciados nas publicações citadas. Dizem os utopistas que não existe time sem torcida e dizia Maquiavel que não existe Príncipe que governa sem seu povo. Não é a verdade que vemos.

Este ´povo` tá alienado demais (o termo que eu usaria para (des)qualificar seria outro !!!). Precisa parar de repetir tuíte pronto e pensar. Chega de teleguiados, pseudo-esclarecidos e manipuladores da mídia digital.

Povão Azul, vamos a guerra !

Fonte de pesquisa: Wikipedia

P.S. As colunas que escrevo estão, no ´Torcedor Cibernético`, em duas vertentes: Observatório da Imprensa e Dialética Virtual x Real. A partir do dia 2 de janeiro, será inserida a terceira trilha: ´O Príncipe Azul`.



---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 28-12-17 13h21min
Parabéns pela iniciativa. Filosofar faz bem ! Dos livros citados, li Pedagogia da Autonomia e me encantei.
 pyxis | BHZ | 30-12-17 00h39min
Dra Celeste, Os livros de Freire são Muito bons...
Infelizmente nossos moços não sabem o que é autonomia e liberdade...
Mas tentaremos...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [2 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [1 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster