Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

12/07/2018 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa – Lado Bom X Lado Mau

Torcedor de futebol não é honesto, e quer uma mídia honesta e imparcial. As mídias digitais e redes sociais, são o esgoto da mídia ...


Venho escrevendo, há muito tempo, sobre a mídia. De certa forma, sou profissional de mídia, registrado como radialista profissional no Ministério d Trabalho, o que não significa muita coisa e, por vezes desrespeitado por gente que nem sabe o que é registro profissional.

Além disso, exerço meu direito de escrever, opinar e publicar coisas na mídia em diversas editorias. É a liberdade de expressão e a apropriação da Internet. Quando vejo cruzeirenses fazendo papel de tolos na mídia ´chapa-branca` e tendenciosa, fico com raiva. Menos pelos motivos que alguns projetam suas ilações, e mais pela estupidez que vemos grassar no país e aqui nas Gerais.


Rivalidade

Alguns profissionais da mídia sobrevivem da rivalidade, seja para o bem ou para o mal. Geralmente são incompetentes que, visando agradar chefetes e donos de algum órgão da mídia, fazem aquilo que são mandados fazer.

A rivalidade alimenta muita gente e muitos torcedores são alimentados por isso.

Sei, por alto, sobre a rivalidade no sul (RS) entre colorados e gremistas, é diferente. Perguntem aos torcedores de cada um daqueles times. Lá, os insatisfeitos com a mídia criaram uma rádio e canais compartilhados para os dois times, alguma coisa os une. Aqui em Minas, nem os próprios cruzeirenses (ou os rivais) se entendem.

Entretanto, quando chegamos ao ponto de se criticar a posição geral da mídia e, principalmente, dos profissionais da mídia, pelo bairrismo exacerbado (na política, no futebol e outras editorias), é porque existe algo muito errado.


Lado Bom x Lado Mau

Desde sempre, sou crítico ferrenho da posição de alguns profissionais da mídia, a maioria dos casos pelo comportamento servil e hipócrita que assumem, jamais os critiquei pela opinião que emitem.

Sou do tipo de cruzeirense que cago e ando se um destes patetas falam mal somente do Cruzeiro. Se falam sobre fatos, não ligo. Se mentem para esconder ou beneficiar o time do lado podre da lagoa, ignoro. Eles sempre se ferraram (mídia e o time) com todo este aparato que os protege. Mas não perco a oportunidade de me manifestar quando a canalhice é grande. E os vendidos não gostam disso.

Ultimamente tenho ficado desanimado. Ao ver cruzeirenses neófitos se renderem para este povo. Os lebrões velhos da mídia estão engolindo a todos.

E ainda fica cruzeirense ´torcendo` para um cruzeirense falar assim ou assado nestas mesas redondas de bestas quadradas.

E ainda existem cruzeirenses que ficam em redes sociais questionando, mas reproduzindo, o que dizem os aprendizes de déspotas malformados e pouco esclarecidos.

Mas é assim que ganham audiência. Chamo esta audiência de desqualificada, despreparada e sem noção. Aquele cruzeirense que sai do jogo e vai para a boca do microfone vomitar suas frustrações e ignorância é estúpido.

Entenda... Não quero e não preciso de mídia ´protegendo` e falando coisas boas sobre o Cruzeiro. Não é assim que crescemos. Os cruzeirenses deveriam pensar melhor, ou melhor, deveriam pensar e avaliar o que tem ouvido, visto e lido na mídia. Algumas drogas não saem da mente das pessoas.

Previnam-se, cuidem-se !


Mídia Parcial

Que a mídia mineira, não apenas a esportiva, é parcial, é indiscutível - existem tolos que defendem o contrário ou arrumam desculpas para fazerem o que fazem.

Não existe, quando a mídia relata um fato, um lado bom e um lado ruim. Existem opiniões que não podem ser vistas como fato. Torcedor, travestido ou não de ´mídia`, pode até desejar que a opinião dele prevaleça, mas não pode querer que todos pensem e tenham a mesma opinião, e se fica nervosinho com opinião contrária fundamentada, não deve acusar quem o contradiz de querer ´impor opinião`.

A mídia rural virou um grande espaço de opiniões, a maioria sem fundamento, de muita gente desequilibrada e mais preocupada em agradar chefetes e capatazes. Não é por acaso que, basta aparecer um profissional da mídia esportiva mais qualificado (cito dois: Marra e Bechler) que eles logo tem que sair de Minas. Os espaços para profissionais de qualidade em Minas não existem.

São ´engolidos` pelo sistema que é bruto e perverso. Reconheço que a mídia mineira, especialmente a esportiva, não consertará nunca, nem se for refundada.

Com a entrada em ação dos ´mídias` de redes sociais, identifiquei, algum tempo atrás, o verdadeiro Midia Apocalypse. Que não tem nada a ver com o propalado fim das ´Ondas Médias` - o fim das rádios AM. A Internet decretou o fim da nossa mídia rural, só aparece lixo ´nas ondas do rádio` e temos, cada vez menos ouvintes.

Todos merecem ser ouvidos, quase todos não querem ouvir e pensar.

Eu não tenho mídia de ´estimação` !



---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 12-07-18 21h13min
Caro Evandro, me apresente o lado bom da mídia local. Eu desconheço.
 pyxis | BHZ | 13-07-18 06h59min
Dra. Celeste,
existe. Embora sejam exceções, das honrosas. Eu poderia citar nomes, mas não os faço para não ser injusto.
E digo mais, existem e são cruzeirenses e frangas...
Por exemplo, em 1997, fizemos uma promoção para dar uma passagem aérea para um cruzeirense ir a Tóquio.
TODOS os cruzeirenses da mídia que procurei para divulgarem a promoção, pediram JABÁ ... Só um atleticano fez a promoção no programa dele e SEM JABÁ ...
A mídia esportiva rural é esta... PIOROU MUITO !
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h17min
Preclaro Evandrão,
Em todo segmento existem os bons e maus profissionais. E a mídia mineira não é exceção. Porém, o domínio que os rivais tem nos órgãos de imprensa falada, escrita e televisada (como diriam os dinossauros do meu tempo) é impressionante, mas, não deveria ser assim, uma vez que os nascidos no final dos anos 50 e nos anos 60, são naturalmente mais inclinados a serem cruzeirenses por razões óbvias. E p/ mesmos motivos deveriam à esta altura estarem liderando as empresas.
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h21min
É realmente muito desbalanceado este processo.
A proporção de atleticanos ocupando os espaços oficiais é muito maior do que seria normal.
Concordo com você que a defesa insana que costumam fazer das coisas do lado de lá, acabe fazendo mais mal do que bem para o lado deles. Entretanto, talho o sangue quando os vejo tentar diminuir o Cruzeiro. E fazem isto até nas menores coisas.
Chega a ser irritante assistir a TV algumas vezes. A gente acaba tendo que zerar o volume, tal a doença.
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h24min
Mas, ainda bem que a INTERNET nos permitiu ter espaços onde se pode discutir as coisas com troca de ideias e de informações, gerando uma boa oportunidade para se enxergar os fatos sob diversos ângulos diferentes.
Entendo eu que se aprende muito mais com quem tem ideias diferentes das suas, ou até mesmo antagônicas, do que conversando só com os que alinham o modo de pensar.
É salutar, dentro da mesma torcida, ter opiniões diferentes e o futebol felizmente nos permite isto.
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h24min
Mas, ainda bem que a INTERNET nos permitiu ter espaços onde se pode discutir as coisas com troca de ideias e de informações, gerando uma boa oportunidade para se enxergar os fatos sob diversos ângulos diferentes.
Entendo eu que se aprende muito mais com quem tem ideias diferentes das suas, ou até mesmo antagônicas, do que conversando só com os que alinham o modo de pensar.
É salutar, dentro da mesma torcida, ter opiniões diferentes e o futebol felizmente nos permite isto.
 pyxis | BHZ | 13-07-18 08h28min
JD,
gostou do preclaro né? rsrs
Aí começam nossas (minha e sua) diferenças...
Você adora manter franga de estimação para fazer, exatamente o que eles fazem na mídia.
Eu não talho o sangue... IGNORO
E digo que postura como a sua está errada... NÃO vivemos em função do que a mídia galinácea ou os serviçais deles fazem... isto é dar audiência para eles.
E, infelizmente, as redes sociais colocaram MAIS cruzeirenses a serviço deles...
cont . . .
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h28min
O futebol felizmente não é numérico, estático e dependente estritamente dos sistemas táticos. Há o gosto, o desempenho, a valorização de quesitos diferentes na composição tática, a forma de julgar e avaliar cada atleta, fatores estes que combinados permitem que cada um se manifeste verdadeiramente sobre o que pensa. Este raciocínio lógico vale para todos, menos para certos atleticanos (rs, rs, rs)... Tem uns casos que não tem jeito.
Como não tenho como me livrar deles, bato boca (rs, rs, rs)
 pyxis | BHZ | 13-07-18 08h31min
. . .
outro ponto que destaco é esta sua linha de pensamento (tá... vc vai dizer, Evandro não entendeu, mas entendi...)
de que ´os cruzeirenses deveriam estar mandando nas redações...`
É EXATAMENTE esta lógica que combato... este ´poder` de mandar nas redações para guiar as pessoas. Por isso, a mídia é manipuladora... Política, religião e futebol não pode ter manipuladores comandando pela mídia.
Não é simples, preclaro João Duarte ????
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h31min
São parentes e amigos...
UM dia fui chamado de TROGLODITA porque falei que se tirasse o Cruzeiro de Minas, sobraria um estado de cartel pobre de títulos de série A... O cidadão disse que eu estava menosprezando o time emplumado cacarejante.
Exagerei ?
Penso que não.
Vida que segue.
 pyxis | BHZ | 13-07-18 08h35min
Por isso você gosta de ter franga de ´estimação`... e, em certa medida, trata até cruzeirenses assim... realmente, é questão de ´gosto`.
Por isso existem exceções até entre frangas (RARÍSSIMAS) e a quantidade de cruzeirenses que está pior do que eles nas redes sociais aumenta a cada dia... foram ADESTRADOS assim...
Concordo com UMA coisa... torcedores de 6a1o, Urubus e Gambás, não conhecem de FUTEBOL ASSOCIATION, são somente torcedores adestrados, desde o berço.
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h36min
Preclaro Evandro,
Quando se troca idéias com quem conhece se aprende. O adjetivo aprendi sim com VossaMercê (rs, rs, rs).
O que discuto é que se pode liderar sem manipular. Fui líder em uma grande corporação e consegui resultados sem manipular as pessoas, mas, exercitando a transparência e a lealdade.
Modéstia à parte, consegui os resultados mostrando às pessoas que elas poderiam desempenhar melhor, serem felizes e crescerem nas suas funções, sem querer ou precisar pisar nos outros.
 pyxis | BHZ | 13-07-18 08h39min
P. S.
Eu não costumo escrever o que me motiva a escolher um tema de cada coluna...
Dou pistas...
A maioria das colunas tem ´destinatário` (que na maioria dos casos não lê e nem entende).
Esta coluna foi motivada por uma ´discussão` sobre a postura de CRUZEIRENSES criticando frangas na mídia... fazendo PIOR do que eles... defendendo o indefensável com ´argumentos` fracos e baixos como os deles...
é como dizem... entendedores entenderão... carapuças de grila !!!
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h40min
Enxergo a imprensa esportiva sempre muito tendenciosa e oportunista. Basta parar na frente das mesas redondas e ver as discussões atuais sobre a performance da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Chega a ser hilária a posição de alguns críticos, mudando de opinião ao sabor do vento.
Ninguém falava do Edú Gaspar, mas, agora o Tite está sendo DEMONIZADO por ter escolhido o seu chefe.
Luxa escolheu e indicou TINOCO aqui no Cruzeiro.O exemplo já existia, só que até a derrota pra Bélgica...
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-07-18 08h41min
Quanto aos parentes e amigos atleticanos , você os IGNORA a todos. Eu, apenas alguns (rs, rs, rs).
 pyxis | BHZ | 16-07-18 22h29min
JD, eu coloca a todos (frangas) no devido lugar... não importa se é parente, amigo, colega de trabalho ou até boquirroto que conversa fiado em boteco.
Se discute FUTEBOL, eu discuto futebol... saiu da linha misturando futebol com outros assuntos (QUALQUER UM), parto para a PORR4D4...
Quem me conhece respeita porque eu os respeito... não dou milho pra franga como muita gente gosta de fazer só para mostrar que pode com eles...
capite ? ACho que não... rsrsrs
 Joao Duarte | Vit�ria | 18-07-18 17h05min
Intrépido Evandrão,
Há coisas que a gente urubuserva e fica vendo no que vai dar. Ainda vou aprender a não dar palanque para franga... Mas, deixar de jogar o milho, difícil resistir (rs, rs, rs).
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 08h59 [1 coment.]
A pedido da Rede Globo, CBF irá remanejar calendário de estaduais 

15/11 - 08h17 [2 coment.]
Cruzeiro vence Corínthians (SP) com time totalmente modificado 

14/11 - 16h17 [0 coment.]
Cruzeiro deve terceirizar equipe de futebol feminino em 2019 

13/11 - 16h12 [0 coment.]
Cruzeiro tem 15 dos 31 atletas de seu grupo com mais de 100 jogos 

12/11 - 18h53 [0 coment.]
Equipe de atletismo tem final de semana vitorioso Brasil afora 

11/11 - 16h26 [0 coment.]
Os projetos de Itair Machado para o segundo ano de gestão no clube 

10/11 - 16h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro conquista dificil vitória sobre o Maringá na Superliga 

09/11 - 07h02 [0 coment.]
Sada Cruzeiro vence Corínthians em noite inspirada de Le Roux 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster